AMD promete grandes melhorias agressivas da arquitutera RDNA3 sobre a RDNA2 em Performance Per Watt

AMD promete grandes melhorias agressivas da arquitutera RDNA3 sobre a RDNA2 em Performance Per Watt

E seu objetivo de performance em Ray Tracing é a resolução 1440p
#Tecnologia Publicado por Char, em

Eric Bergman, ex-CEO da Synaptics agora trabalhando para a AMD como Executive Vice President foi questionado na entrevista sobre o futuro da Radeon, incluindo a próxima série Radeon RX 6000 e sua sucessora.

Infelizmente, a AMD ainda não divulgou muitos detalhes sobre o desempenho de Ray Tracing de sua RDNA2 baseada na GPU NAVI 21, o coração da Radeon RX 6900 e RX 6800. Embora a fabricante tenha se comprometido, ela oferecerá suporte aos padrões da indústria, como a próxima API Vulkan Ray Tracing e Microsoft DirectX Ray Tracing.

Na próxima semana, em 18 de novembro, as primeiras análises da AMD Radeon RX 6800 serão publicadas por jornalistas de tecnologia independentes. Ouvimos dizer que eles já estão de posse dos drivers, portanto, poderemos aprender sobre o verdadeiro potencial de aceleração do Ray Tracing da arquitetura RDNA2 muito em breve. Isso é para o caso de a AMD não divulgar quaisquer detalhes por si mesma.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udmlkZW9jYXJkei5jb20vMS8yMDIwLzEwL0FNRC1SYWRlb24tUlgtNjgwMFhULVJheS1UcmFjaW5nLVBlcmYtNzY4eDQzMi5qcGc=

Na entrevista para o TheStreet, Eric Bergman revelou que a meta de desempenho da AMD é a resolução de 1440p:

E nosso objetivo era em 1440p [resolução], ter uma ótima experiência de Ray Tracing. E esse era o nível de desempenho que almejamos. Agora, depende de jogos específicos e dos sistemas de todos e assim por diante, mas acho que você vai descobrir que temos um desempenho geral de Ray Tracing muito bom. E o suporte ao jogo será forte ao longo de 2021, porque, novamente, temos essa grande vantagem. É simplesmente integrado: você oferece suporte ao Ray Tracing na Microsoft ou Sony [consoles], você também oferece suporte à AMD no lado do PC.

Claro, esse era o alvo inicial (a partir de agora oficial). Não sabemos se a declaração também se refere à próxima placa de vídeo Radeon RX 6900 XT (a Big Navi).

Também cobrimos recentemente um tópico da resposta potencial da AMD à tecnologia DLSS da Nvidia (Deep Learning Super Sampling). A AMD não confirmou quando essa tecnologia estará disponível, mas Bergman confirmou que por enquanto ela se chama FSR (FidelityX Super Resolution) e esse recurso deve ser implementado eventualmente:

Não temos muitos detalhes sobre os quais gostaríamos de falar. Por isso chamamos [nossa solução] FSR - FidelityFX Super Resolution. Mas estamos empenhados em implementar esse recurso e estamos trabalhando com ISVs neste momento. Direi apenas que a abordagem da AMD nesses tipos de tecnologias é garantir que tenhamos um amplo suporte de plataforma, e não exigir soluções proprietárias [com suporte] dos ISVs. E essa é a abordagem que estamos adotando. Assim, ao longo do próximo ano, você obterá muitos mais detalhes sobre isso.

AMD RDNA3

Bergman também foi questionado sobre a futura arquitetura de GPU - RDNA3 - melhorias de desempenho por watt, se ganhos arquitetônicos semelhantes são esperados ao mudar da RDNA2. Ele confirmou que a AMD tem o mesmo compromisso (agressivo) com essas melhorias de desempenho por watt para a RDNA3:

Vamos voltar atrás e falar sobre os benefícios de ambos. Então, por que almejamos, de forma bastante agressiva, o desempenho por watt [melhorias para] nossa RDNA 2 [GPUs]? E então, sim, temos o mesmo compromisso na RDNA3.

[…] Se você puder melhorar seu perf-per-watt substancialmente. No lado do notebook, isso é ainda mais óbvio, porque você está em um espaço muito restrito, você pode simplesmente trazer mais desempenho para aquela plataforma novamente sem algumas soluções de resfriamento exóticas... Focamos nisso na RDNA2. É um grande foco na RDNA3 também.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udmlkZW9jYXJkei5jb20vMS8yMDIwLzA2L0FNRC1HYW1pbmctR1BVLVJvYWRtYXAtNzY4eDQzMi5qcGc=

Arquitetura AMD RDNA3 com GPUs Navi 3X

Outra parte interessante da entrevista é a pergunta sobre o Infinity Cache em GPUs RDNA3. Bergman acha que se o Infinity Cache da RDNA2 traz benefícios de desempenho, o Infinity Cache da RDNA3 será definitivamente considerado uma opção:

Queremos olhar para frente e ver qual arquitetura será dimensionada daqui para frente. [Com] o Infinity Cache, os benefícios de desempenho, os benefícios de desempenho por watt, os benefícios de custo [tornaram] uma decisão muito fácil de tomar... Não quero falar sobre nossa próxima geração [de produtos], mas como você pode imaginar, quando você receber esses benefícios, certamente estará na mesa para a nossa próxima geração.

A AMD não confirmou o ano de lançamento da série RDNA3, mas de acordo com o roteiro oficial, a arquitetura deve aparecer até 2022. As placas gráficas baseadas nesta arquitetura usarão um novo processo de fabricação (a AMD ainda não confirmou a fabricação e o node). É possível que a AMD se concentre em fornecer a "plataforma definitiva" de próxima geração, com CPUs RDNA3 e Zen4.

A AMD agora se concentrará em sua transição para a plataforma de soquete AM5 com suporte para memória DDR5 (e talvez até mesmo PCIe 5.0). Não sabemos se se trata da série Ryzen 6000, ou se há alguma atualização de arquitetura possível no canal, mas Bergman disse na mesma entrevista que essa possibilidade também é considerada.

Fonte: Videocardz
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,