A largura de banda do HDMI 2.1 do PS5 é limitada a 32 GB/s

A largura de banda do HDMI 2.1 do PS5 é limitada a 32 GB/s

Ao contrário dos 40 GB/s do Xbox Series X
#Tecnologia Publicado por Char, em

Após a confusão sobre se um cabo HDMI 2.1 foi incluído na caixa do console de próxima geração da Sony (como foi esclarecido há algum tempo pela GamePro), o guru do HDTVTest, Vincent Teoh, agora abriu a caixa de Pandora em outra possível deficiência do HDMI 2.1 do PS5: sua largura de banda.

De acordo com seus testes com a LG 48" CX TV, enquanto o Xbox Series X pode produzir largura de banda de até 40 GB/s via HDMI 2.1, o PlayStation 5 está atualmente limitado a 32 GB/s. Na prática, isso significa que ao reproduzir um jogo a 120 Hz, o console terá que mudar para chroma subsampling 4:2:2, enquanto o console de próxima geração da Microsoft é capaz de manter o formato 4:4:4.

Não está claro se esta deficiência do PS5 HDMI 2.1 é uma limitação de hardware ou software. No último caso, a Sony poderia muito bem melhorar isso em uma atualização de software futura. Também só será um problema quando você estiver jogando um jogo que suporte o modo 120 FPS, dos quais existem atualmente três no PS5 (Call of Duty: Black Ops Cold War, Dirt 5 e Devil May Cry 5 Special Edition), e mesmo assim o chroma subsampling reduzido resulta apenas em um rebaixamento mínimo da qualidade da imagem durante os jogos.

No entanto, há um aspecto em que a implementação do HDMI 2.1 do PS5 parece estar à frente daquela encontrada no Xbox Series X. Esse é o método de sinalização usado, Fixed Rate Link, que é o escolhido para a especificação HDMI 2.1 como um substituto para Transition Minimized Differential Signaling. Por alguma razão, mesmo quando conectado a uma TV HDMI 2.1 e cabo, o Xbox Series X continua usando TMDS ao emitir a 60 Hz, enquanto o PS5 vai com o FRL mais recente. Isso não deve se traduzir em nenhuma diferença prática, entretanto, como 4K@60 era perfeitamente suportado pela especificação HDMI 2.0 que ainda tinha TMDS como seu método de sinalização.

cnBBNEhmaWtVNHc=

Fonte: Wccftech
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,