Xbox lidera pesquisas no Google Trends

Xbox lidera pesquisas no Google Trends

Chegou a hora da virada?
#Notícias Publicado por meganinja, em

Nada sabe tanto da gente como o Google, basta uma pequena olhada dos históricos de uma pessoa, e você poderá ver os gostos e hábitos da pessoa, de quais jogos, series e filmes ela gosta, que receitas ou doenças ela tem, quase tudo pode ser descoberto apenas pela maneira que alguém pesquisa no Google.

Foi baseado nisso, que usando a ferramenta Google Trends, decidi saber o que as pessoas estão querendo sobre o mercado de videogames, usando dados do Google Trends nos últimos 90 e 30 dias, com base em vários temas relacionados ao Xbox e ao Playstation.

Antes de começar, só um aviso, devido a certas limitações do Google Trends, alguns termos não aparecerão nessa news porque não são computados de acordo e o sistema ainda não foi atualizado para colocar esses termos como um só, por exemplo, PS5 consegue mais pesquisas do que se usado Playstation 5, mesmo que os dois estão falando do mesmo console, mas outros como Playstation, Xbox, Xbox Game Pass e Playstation Now/Plus, já são bem filtrados e fáceis de se fazerem comparação já que o sistema computa as pesquisas pelo assunto e não só pelos termos, então se, por exemplo quero pesquisar sobre uma noticia sobe o PS5 como o novo sistema Playstation, ela vai ser computada pelo o tema Playstation porque já esta atualizada para este fim.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS90QnZNcVFnLnBuZw==

Outro fator importante é que alguns rankings de pesquisa (temas que o pessoal pesquisou mais) e comparação de termos (que não precisam da filtragem) exclusivos sobre PS5 e Xbox Series (como por exemplo: Ranking de Consultas relacionadas aos termos de pesquisa) vão aparecer nessa news, mas, pelos motivos acima não irei fazer um comparativo direto sobre PS5 e Xbox Series porque ambos os dois não estão devidamente filtrados ainda, só se usarem Xbox ou Playstation, nada fora disso.

Ta tudo ok então? então vamos começar

Xbox vs Playstation nos últimos 90 e 30 Dias

Aqui a minha grande surpresa, por incrível que pareça Xbox parece estar muito afrente do Playstation nas pesquisas com o assunto filtrado do google, o único pico que eu vi foi se colocar Playstation e Xbox não filtrado aonde o Playstation passou o Xbox foi no dia do evento de setembro, aonde o Playstation passou o Xbox, mas depois disso nada de Playstation liderando, só Xbox.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9iUUhtaHVJLnBuZw==

Se colocado o termo específico PS5 pra comparar com o termo filtrado do Xbox, as vezes que teve evento do PS5 ficam ainda mas aparentes, mas mesmo assim o Xbox fica na liderança nos dias seguintes.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9TOWRYYklGLnBuZw==

No mapa de regiões, fica claro que há regiões aonde o Xbox domina mais e Playstation domina mais, Por exemplo, Japão (obviamente) e 90% Playstation, mas no Brasil e em terras Norte-Americanas Xbox domina quase que supremamente.

A Curiosidade e o fato que Oriente Médio e Países hispânicos da America do Sul, tendem a gostar bastante do Playstation, mesmo com fato que o Brasil está do lado de Argentina, Chile, Colombia e por aqui tende a ter uma dominância forte do Xbox.

Xbox Game Pass vs Plus/vs Now no Mundo

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9WcFdIR3hxLnBuZw==

Aqui podemos ver o quão equilibrado está a batalha pela nova geração, Game Pass vs Plus com o tema filtrado (ou seja tudo sobre o tema/assunto, não somente a pesquisa por tempo), podemos ver quando tiveram os evento e anúncios relacionado aos dois e quanto impactou mais um do que o outro, Playstation está na frente um pouco quando se trata em numero de pesquisas, mas Xbox não está bem atrás, segundo o coeficiente do google, o PS Plus ganha do GamePass por apenas 1 ponto, 30 á 29.

O grande pico do Xbox foi o anuncio que jogos da Bethesda estariam no Xbox Game Pass, o grande da Sony foi quando o PS Plus Collection foi anunciado alguns dias depois, porem, alguns dias depois do evento da Sony, o numero de pesquisas sobre a Plus caiu drasticamente.

Atualmente a Plus anda na frende, muito provavelmente devido ao anuncio que BugSnax e Destruction All-Stars estão chegando na Plus em seus lançamentos, porem a coisa pode mudar, já que eventos do Xbox estão prestes a acontecer em há alguns dias (se quiserem que eu faça um update contando sobre o impacto desse evento nas pesquisas do google postem nos comentários).

Xbox vs Playstation no Brasil

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9LTWxONml5LnBuZw==

Não estava zoando quando falei que o Xbox tinha dominância forte nas pesquisas Brasileiras, o mapa fica praticamente vermelho forte (infelizmente não pude usar o verde pro Xbox e quando mais forte e no mapa, quanto mais forte e longe do Branco a cor estiver, mais forte as pesquisas foram naquela região) no pais inteiro, com Xbox liderando pelo menos 80% das Pesquisas no google.

A grande surpresa, contudo, foi o grande interesse do Playstation no norte-nordeste, segundo o Google Trends, o top 5 são todos estados dessa região, os estados mais bem colocados fora dessa região foram os estados de Goiás na Sétima colocação e São Paulo na Nona colocação.

Há caso você esteja imaginando, o estado mais Caixista do Brasil nessa categoria é o Amapá, além disso temos um estado do sudeste aparecendo logo em quinto, Rio de Janeiro.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8zNVJzWmVxLnBuZw==

Já entre PS Plus vs Xbox Game Pass, já podemos ver uma discrepância entre as regiões do Brasil, como na pesquisa entre Xbox vs Playstation, mostra Amapá como o estado mais Sonista no Brasil ao ponto de ser o único ponto Azul no mapa Brasileiro, porem, no ranking mostra uma boa variação de estados no Brasil, no Top 5 da PS Plus aparecem: Amapá, Pará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Mais Procurados (por console)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9sd2U1VnZHLnBuZw==

Os termos mais procurados sobre o PS5 (na hora da escrita dessa reportagem) são termos em Russo e Japonês sobre o PS5, muito provavelmente por causa da falta de estoques e a alta demanda pelos dois consoles.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8wMW10QTFCLnBuZw==

Inclusive o termo mais procurado do "Xbox Series" é um termo japonês sobre as pré-vendas, reforçando a ideia que muito provavelmente a procura pelo Xbox está alta no Japão, o que seria uma grande surpresa, tambem podemos ver a procura alta na India, um mercado de jogos que pode ser uma surpresa nessa geração.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS84Z3Z4eDJkLnBuZw==

No Brasil, o Termo sobre Xbox mais procurado no momento seria o ponto mais interessante no Top 5 e seria a pesquisa sobre o preço do Xbox Series S, muito provavelmente devido ao novo desconto, fora isso, se tem uma procura sobre as versões do Xbox de Fall Guys e Genshin Impact, que apesar de não existirem ainda (mas com planos de serem lançados em datas posteriores), mostra que a procura por estes jogos ainda são grandes.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9OS1Y3T1YzLnBuZw==

Já o lado sonista, a procura mais interessante do TOP 5 seria o fato que as pessoas estão buscando comprar o PS5 no Paraguai, talvez devido alto do console (que talvez melhore com uma possível queda de impostos), seguido de pedidos de pre-vendas em lojas como o Ponto Frio.

Os termos de pesquisa são feitos em tempo real, apesar que alguns termos geram hype ao ponto de durarem dias

Fonte: Trends
meganinja
meganinja

"Eu sou apenas um ninja de passagem. Lembre-se disso!"

Designer por Profissão, Analista e Reporter por Hobbie

Usuário do Site
Publicações em Destaque