PlayStation 5 usa composto de metal líquido para resfriar o SoC, confirma a Sony

PlayStation 5 usa composto de metal líquido para resfriar o SoC, confirma a Sony

Para reduzir significativamente as temperaturas do SoC durante o stress de jogos em 4K
#Tecnologia Publicado por Char, em

É oficial: o PS5 usa uma nova solução de composto de metal líquido de última geração para reduzir significativamente as temperaturas operacionais sob carga.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudHdlYWt0b3duLmNvbS9pbWFnZXMvbmV3cy83LzUvNzU1NDVfMl9zb255LWNvbmZpcm1zLXBsYXlzdGF0aW9uLTUtdXNlcy1saXF1aWQtbWV0YWwtY29tcG91bmQtZm9yLXNvY19mdWxsLnBuZw==

A desmontagem do PlayStation 5 de hoje revela toneladas de informações sobre a solução de resfriamento do console. Mark Cerny não estava brincando quando disse que a atenuação do calor do PS5 nos deixaria "muito felizes". O sistema usa uma enorme ventoinha de dupla face, de 120mm de diâmetro e 45mm de espessura, que puxa o ar de ambos os lados do console em conjunto com um composto térmico de metal líquido exclusivo para manter o PS5 frio durante cargas estressantes.

O PS5 usa três componentes principais para gerenciar o calor:

  1. Ventoinha de dupla face de 120mm e 45mm de espessura
  2. Dissipador de calor resfriado por câmara de vapor (vapor chamber)
  3. Composto de resfriamento de metal líquido

A Sony passou dois anos projetando a solução de composto de metal líquido do PS5, que promete uma estabilização de temperatura massiva. Composto térmico líquido como o Conductonaut do Thermal Grizzly pode aumentar a condutividade térmica em até 86% em comparação com a graxa térmica tradicional como o MX-4 da Arctic.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tZWRpYTEuZ2lwaHkuY29tL21lZGlhL21tS2JHTnhUVks0V0NCSlBQTi9naXBoeS5naWY=

O SoC do PS5 é um pequeno die funcionando a uma taxa de clock muito alta. Isso levou a uma densidade térmica muito alta no die, o que nos obrigou a aumentar significativamente o desempenho do condutor térmico, também conhecido como TIM, que fica entre o SoC e o dissipador de calor, disse Masayasu Ito, EVP, Engenharia e Operação de Hardware da Sony Interactive Entertainment.
O PS5 utiliza metal líquido como TIM para garantir desempenho de resfriamento de alta performance, a longo prazo e ser estável. Passamos mais de dois anos preparando a adoção desse mecanismo de resfriamento de metal líquido.
Vários testes concebíveis foram conduzidos durante seu processo de adoção.

Slide https://www.tweaktown.com/images/news/7/5/75545_1_sony-confirms-playstation-5-uses-liquid-metal-compound-for-soc.png;;;https://www.tweaktown.com/images/news/7/5/75545_3_sony-confirms-playstation-5-uses-liquid-metal-compound-for-soc.png

Q2FBWS1qQWptMHc=

Fonte: Tweaktown
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque