Microsoft e SpaceX formam parceria para levar o Azure ao Espaço e desenvolver Satélites

Microsoft e SpaceX formam parceria para levar o Azure ao Espaço e desenvolver Satélites

Usando tecnologias de computação em nuvem
#Tecnologia Publicado por Billy Butcher, em

A provedora de serviços de hardware, software, e nuvem, Microsoft Corporation, anunciou hoje que está fazendo parceria com a provedora de serviços de espaço, e internet de Hawthorne, Califórnia, Space Exploration Technologies Corp. (SpaceX), para usar a constelação Starlink de satélites da Internet para a plataforma de computação em nuvem Azure da Microsoft.

A nova iniciativa é apelidada de Azure Space e, por meio dela, a Microsoft categorizou suas parcerias com operadoras de satélite existentes e provedores de sistemas terrestres em uma subcategoria da nuvem Azure.

A SpaceX e a Microsoft trabalharão juntas para fornecer conectividade a um novo datacenter remoto do Azure

A parceria da SpaceX e da Microsoft na área girará em torno da parceria entre eles para um novo tipo de datacenter do Azure que a Microfost lançou hoje junto com o Azure Space anunciado.

Este datacenter é apelidado de Azure Modular Datacenter (MDC) e, como o nome sugere, ele se concentrará no fornecimento de ferramentas de computação em nuvem da Microsoft para clientes que precisam delas em locais remotos, possivelmente fora da rede.

O MDC fornecerá a entidades corporativas e governamentais que operam em áreas remotas a capacidade de mudar para a Internet via satélite em casos que envolvam atividades humanitárias, mineração e outros tipos de trabalho.

O MDC não será uma solução de datacenter apenas por satélite, pois, para fornecer conectividade por satélite, a Microsoft usará um módulo de alta disponibilidade de rede.

Isso avaliará a qualidade da rede terrestre do datacenter e mudará o tráfego para uma conexão de satélite de backup, caso detecte interrupção da rede.

Além disso, os clientes da Microsoft também terão a opção de usar uma variante do MDC somente para satélite, para uso potencial em locais onde nenhuma ou cobertura terrestre ruim está disponível.

O MDC também permitirá que os usuários se conectem a seus próprios data centers, executem aplicativos no local ou usem a Nuvem públicas ou privadas. Ele formará a espinha dorsal da iniciativa da Microsoft de fornecer a seus clientes de datacenter uma opção para instalações remotas.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzEwL01JQ1JPU09GVC1BWlVSRS1TUEFDRS1NREMtRElBR1JBTS0xNTM2eDg2NC5qcGc=

O diagrama explicativo da Microsoft para Azure Space e MDC mostra que a empresa pretende usar satélites operando em três órbitas diferentes para conectar o datacenter remoto com suas instalações terrestres e de seus parceiros. Os satélites Starlink da SpaceX orbitam em Low Earth Orbit, devido à menor latência e fácil desorbitação.

Imagem: Microsoft Corporation.

Microsoft vai se juntar à SpaceX para desenvolver satélites de rastreamento de mísseis

A constelação de Internet Starlink da SpaceX irá completar o link de conectividade entre MDC e Microsoft e suas estações terrestres parceiras. A Microsoft e a SpaceX também farão parceria para os antigos dispositivos Azure Edge Internet of Things (IoT) no futuro, revelou o provedor de serviços em nuvem hoje.

Além disso, a Microsoft também se juntará à SpaceX em sua tentativa de desenvolver satélites de sensoriamento remoto para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) para rastrear mísseis balísticos intercontinentais, de cruzeiro e hipersônicos.

A SpaceX recebeu o contrato no início deste mês, no mesmo período que a última demonstração russa de seu míssil hipersônico Zircon. Após a demonstração, o secretário do Exército Ryan McCarthy falando na Associação do Exército dos EUA na semana passada afirmou que um míssil hipersônico de fabricação americana atingiu seu alvo com precisão de 15 centímetros.

A SpaceX obteve um contrato para construir quatro satélites de rastreamento de mísseis infravermelhos como parte do Programa de Arquitetura Espacial de Defesa Nacional. Os satélites devem estar prontos para implantação até 2022 e funcionarão com outro conjunto de 28 satélites de transporte para rastreamento de veículos aerotransportados.

A Microsoft não forneceu os detalhes precisos de sua cooperação com a SpaceX nesta frente, mas é provável que as plataformas de computação em nuvem da empresa (que já receberam a aprovação do Pentágono) fornecerão recursos significativos de 'processamento numérico' para a iniciativa.

Além de ter feito parceria com a SpaceX, a Microsoft também fez parceria com a Viasat e a SES para fornecer conectividade a seus MDC's do Azure. As primeiras unidades de MDC já estão sendo usadas por organizações do setor público e privado, confirmou a empresa hoje.

Fonte: Wccftech
Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque