A empresa do Japão é conhecida pelas franquias Ni No Kuni e Yokai Watch
Publicado por Billy Butcher, em .
A desenvolvedora Level-5, de Ni No Kuni e Yo-Kai Watch, parece ter fechado suas operações na América do Norte.

De acordo com várias fontes familiarizadas com o assunto, tanto a Level-5 International America quanto o escritório spin-off da empresa, Level-5 Abby, começaram a encerrar as operações em meados do ano passado, parte das quais incluiu a dispensa da maioria dos dois escritórios com funcionários.

O número exato de pessoas impactadas é desconhecido, assim como o número de funcionários ainda atualmente em cada escritório, mas fontes estimam que cerca de dez funcionários foram demitidos em Abby em agosto de 2019, e cerca do mesmo número foram demitidos na International America.

Fontes dizem que nenhuma razão clara para as demissões foi dada, embora aqueles ligados a Abby digam que os funcionários receberam "todas as indicações" de que o estúdio seria fechado, com 1 ou 2 funcionários restantes por mais alguns meses para realizar funções essenciais ao longo do processo enquanto a empresa consolidava seus negócios entre o escritório no Japão e a empresa internacional de publicidade e branding Dentsu.

Além disso, o COO da Level-5 Abby e Chefe das Operações diárias da Level-5 Abby, Yukari Hayakawa, disse ter deixado a empresa no início deste ano, de acordo com várias fontes, embora o cargo ainda esteja listado em sua página do LinkedIn. As tentativas de entrar em contato com Hayakawa para comentar o assunto ficaram sem resposta.

Em julho de 2019, a Level-5 International America confirmou que estava fechando seu departamento de design, demitindo dois funcionários, embora na época a empresa dissesse que isso "não era uma reestruturação em grande escala".

Não está claro qual será o futuro dos lançamentos de nível 5 na América do Norte. Uma fonte disse que não há mais planos concretos para nenhum outro jogo da Level-5 ser lançado fora do Japão, matando toda a sua estrutura Ocidental.

Publicamente, a empresa não fez nenhum anúncio específico para futuros lançamentos de jogos na América do Norte. Uma localização ocidental para o Yo-Kai Watch 4, lançado no Japão em 2019, foi anunciado no mesmo ano, mas até agora não houve mais detalhes.

E embora o próximo RPG desenvolvido e publicado da Level-5, Inazuma Eleven: Great Road of Heroes, tenha sido atrasado mais recentemente para 2021 no Japão, não houve nada de concreto em um lançamento ocidental desde 2018, antes de vários atrasos.

O título mais recente da empresa a ser lançado na América do Norte foi Snack World: The Dungeon Crawl - Gold, em fevereiro deste ano, antes disso, foi Yo-Kai Watch 3 em fevereiro de 2019.

As contas de mídia social da empresa têm estado quase totalmente silenciosas desde as várias ofertas de emprego de outubro de 2018, com a única atualização desde o anúncio de julho de 2020 de que um bug de compatibilidade no Layton Brothers Mystery Room de 2013 foi corrigido.

A GamesIndustry.biz entrou em contato com a Level-5 International America e Abby por e-mail e telefone, bem como com a sede da empresa no Japão por e-mail, e não recebeu resposta de nenhum canal oficial.
Evil E.
Billy Butcher #Evil E.
Um jogador casual que aprecia o gênero de Ficção-Científica, Ação-Aventura e Espionagem.

Minha franquia favorita é Metal Gear Solid, acompanho ela desde o primeiro jogo (MGS) de 1998, além de ser amante das sagas Halo e StarCraft.
Moderador do Site, 25 anos, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Gosta do site e quer ajudar a o manter online? Apoie-nos!.
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.