Jogar no teclado ou controle?

Jogar no teclado ou controle?

Confira as vantagens em diferentes gêneros
#Artigos Publicado por João Victor, em

Uma das grandes vantagens de ser PC gamer é a versatilidade das máquinas e jogabilidade. Há quem prefira jogar no teclado e quem não abre mão do bom e velho controle.

A decisão entre as duas formas de jogar não deve ser medida apenas pela preferência: cada uma tem suas vantagens e desvantagens.

Gamers que curtem fazer longas sessões de jogos, com horas a fio imerso no game, devem se preocupar com o conforto. Além de deixar sua partida mais agradável, o conforto muitas vezes acompanha segurança. Além disso, a performance em certos gêneros pode aumentar de acordo com a sua decisão.

Continua a leitura e confira as vantagens de cada um para cada tipo de situação!

Battle Royale

O gênero de Battle Royale é um grande fenômeno que não deve sumir tão cedo. Jogos como Fortnite, Overwatch e PUBG invadiram a Twitch e os PCs de gamers de todo o mundo.

Não há consenso se jogar no teclado ou controle é melhor para o gênero. Enquanto alguns afirmam que a agilidade de resposta do controle é essencial, outros preferem optar pela precisão do combo teclado e mouse. Vale a pena testar as duas opções e verificar o que funciona melhor para você.

FPS

Um dos gêneros com opiniões mais divididas sobre jogar no controle ou no teclado é o FPS (first person shooter, como Counter Strike e Doom).

Entusiastas do teclado e mouse afirmam que a precisão que o combo oferece é primordial para o estilo. Afinal, muitas vezes a partida depende da capacidade do gamer de criar jogadas precisas e efetivas.

Porém, quem prefere os gamepads afirma que a agilidade oferecida pelo acessório é fundamental em FPS. No teclado, os movimentos do personagem ficam limitados pelas teclas de seta ou WASD, enquanto o controle permite uma liberdade maior.

Então, o que é melhor? No caso desse gênero, o teclado + mouse é mais recomendado. Superar a limitação das teclas e desenvolver a agilidade é essencial, mas o uso do mouse para controlar a câmera e mira permitem uma partida mais fluida. Além disso, o scroll do mouse é uma grande mão na roda quando é necessário usar armas de longo alcance.

Jogos de luta

Os famosos jogos de luta para PC são, em sua maioria, ports de games feitos para consoles. Por conta disso, jogar no controle parece a opção mais recomendada.

Os teclados não são, necessariamente, inferiores no gênero. Muitas vezes, realizar combos pode ser mais simples em um teclado do que no gamepad. Porém, principalmente quando falamos de jogos de luta em 3D, jogar no controle permite maior fluidez na partida.

Jogos de ação/aventura

O gênero de ação/aventura é um dos mais populares. Games como Tomb Raider, Overlord e Beyond Good and Evil são ótimos exemplos de que grande parte do gênero se resume em exploração do ambiente.

Atualmente, é praticamente impossível encontrar um controle que não possua mecanismo analógico. Uma das grandes vantagens dessa tecnologia é justamente auxiliar na hora de explorar o local, por permitirem movimentação em praticamente todos os ângulos.

Porém, o analógico, e consequentemente jogar no controle, tem suas desvantagens. O controle da câmera e a mira pelo teclado e mouse é mais preciso e fácil de aprender a controlar.

Jogos de esportes

Seja no futebol do FIFA ou no basquete da NBA, jogos de esportes normalmente funcionam melhor no controle. Os comandos e combinações do gênero, assim como a forma de movimentar os jogadores, tornam o game no teclado mais difícil de ser dominado.

Ao utilizar o gamepad para jogos de esportes, você consegue enviar diversos comandos em pouquíssimo tempo, como correr, driblar, passar e chutar para o gol. Por mais que os games mais atuais estão cada vez mais otimizados para jogar no teclado, essa facilidade já é nativa no controle.

MOBA

Os Massive Online Battle Arena, conhecidos pela sigla MOBA, são grandes fenômenos. A grande maioria dos gamers fãs do gênero jogam com o combo teclado + mouse.

MOBAs exigem uma grande quantidade de comandos e recursos, além de que uma boa mira pode ser decisiva na partida. Configurá-los em um controle é uma tarefa difícil e demorada, ainda mais porque a maioria dos games do gênero não possuem suporte para controles.

RPGs

Single player ou MMO, não importa: os RPGs funcionam muito bem no teclado. Os comandos e forma de explorar do gênero exigem a precisão do combo teclado e mouse, assim como a possibilidade de usar mais botões. As combinações possíveis no teclado são quase infinitas, o que o coloca na frente do adversário.

No geral, a maioria esmagadora de jogos RPG em primeira pessoa são melhores no combo. Porém, devemos lembrar que existem exceções: a maior parte dos RPGs criados pensando no jogador de console.

Jogos de estratégia

Se você parar para pensar, vai perceber que existem poucos jogos de estratégia feitos para os consoles. O gênero surgiu e se consolidou no PC, sendo otimizado para jogar com teclado e mouse.

Age of Empires, considerada a principal franquia de estratégia, por exemplo, só apareceu fora dos PCs no Nintendo DS e mobile, ainda assim com modificações. Jogos de estratégia costumam exigir diversos comandos diferentes, que podem ser mapeados no teclado sem problemas.

Preferência do usuário

Todo gamer tem sua preferência: jogar no teclado ou jogar no controle. Por isso, cada um pode superar dificuldades de certo gênero e se adaptar para jogar com o acessório favorito.

Além disso, muitos games para PC são otimizados para os dois. Vale a pena testar e descobrir qual acessório combina mais com seu estilo!

Fonte: Gamerinfo
João Victor
João Victor #jhonswitter1998

Gosto de jogos FPS e ação

Usuário do Site
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,