GRAND THEFT AUTO: As 5 maiores controvérsias da franquia...

GRAND THEFT AUTO: As 5 maiores controvérsias da franquia...

A série da Rockstar já foi culpada por todos os tipos de coisas, desde o racismo até ser o ímpeto para assassinato...
#Curiosidades Publicado por Merovingian, em

Por mais de duas décadas a Rockstar representa inovação e assunção de riscos na indústria de jogos. Mas, algumas das inovações e riscos da Rockstar foram recebidas com desprezo e críticas de diferentes elementos do establishment. A franquia Grand Theft Auto sempre foi um veículo para as críticas da mídia e o desprezo pelos justiceiros morais. Existem muitos momentos controversos na história do desenvolvedor, mas aqui estão os cinco maiores momentos controversos da franquia The Grand Theft Auto .

5. NU FRONTAL - GTA: LOST & DAMNED

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS95d0RjZXlaLmpwZw==

Para começar, um momento que ganhou surpreendentemente pouca controvérsia, apesar de o momento em si ter sido um choque. Na primeira das duas expansões de história para GTA IV, Lost and Damned mostra você interpretando Johnny Klebitz, um motociclista fora da lei preso no roubo de diamantes. No meio da narrativa, Johnny conhece o congressista Thomas Stubbs, um político corrupto disposto a ajudar em troca de alguns favores.

Na missão “Politics”, Johnny encontra Stubbs recebendo uma massagem. Em um momento de exibicionismo, ele se despe e deixa Johnny com os olhos cheios. É uma cena desagradável, e expõe um ponto de discussão na indústria de jogos - os desenvolvedores raramente enfrentam a nudez masculina, mas não se importam com a nudez feminina. Talvez a coisa mais surpreendente sobre a cena cortada seja o quão inesperada é a revelação. A Rockstar implementa os truques usuais, mantendo tudo azul fora de cena até o final. Não é tão polêmico quanto os outros nesta lista, mas causa uma boa impressão.

4. REPRESENTAÇÃO DE GANGUES HAITIANAS - GTA: VICE CITY

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9YS25mMDhjLmpwZw==

No coração da série Grand Theft Auto está o crime e as gangues. A forma como a Rockstar retrata essas gangues criminosas tem sido frequentemente investigada. Considere a polêmica que cercou GTA: Vice City e sua representação de haitianos como membros de gangues. Em novembro de 2003, o Haitian Americans for Human Rights organizou protestos, condenando a caracterização dos haitianos como bandidos e ladrões violentos. A coisa esquentou tanto que o então prefeito de Nova York, Mike Bloomberg, ameaçou entrar com uma ação judicial contra a Take-Two.

A Rockstar reconheceu a preocupação, divulgando um comunicado à imprensa se desculpando por qualquer ofensa, mas insistindo que qualquer representação deve ser vista dentro do contexto da narrativa do jogo. Houve tentativas de banir o jogo, mas, em última análise, a Rockstar removeu alguns diálogos que poderiam ofender as futuras cópias vendidas.

3. OS MEIO-IRMÃOS BUCKNER - GTA III

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS82SWhFVGVoLmpwZw==

Não é exagero dizer que quando GTA III foi lançado no outono de 2001, a indústria de jogos e o mundo como um todo nunca tinham visto algo parecido. Tínhamos visto jogos violentos antes, mas muitos viam GTA III como um simulador de crime e assassinato que ensinava as crianças a matar. Totalmente absurdo, é claro, mas várias pessoas culparam o jogo por eles terem cometido atos violentos. No verão de 2003, dois meio-irmãos William e Josh Buckner atiraram em dois indivíduos. Em declarações posteriormente prestadas à polícia, os dois atribuíram suas ações as jogatinas de GTA III .

As famílias da vítima entraram com um processo de $ 246 milhões contra a Rockstar e a Take-Two, bem como a Sony e a Wal-Mart. A Take-Two arquivou a ação, reivindicando os direitos da primeira alteração de idéias e conceitos. Jack Thompson, o infame advogado justiceiro moral, defendeu a causa, mas o caso foi posteriormente arquivado. Este caso foi o primeiro de Jack Thompson contra a Rockstar, mas não seria o último.

2. DIRIGINDO BEBADO - GTA IV

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9TajFsc2hTLmpwZw==

A polêmica causada por GTA IV não foi o primeiro rodeio da Rockstar Game. Os primeiros trailers gameplay mostraram o protagonista Niko Bellic enchendo a cara e depois dirigindo um carro; uma tela nebulosa retratando embriaguez aparente. Considerando que as controvérsias anteriores incluíam alegações de ser um simulador de assassinato, você pensaria que algo como dirigir embriagado passaria despercebido pelo radar, mas não quando Jack Thompson está no caso. Os governos da Austrália e da Nova Zelândia (conhecidos por sua censura draconiana aos videogames) censuraram elementos do jogo.

Vários assassinatos e crimes sexuais foram atribuídos ao jogo, embora, a essa altura, as ligações entre os videogames e a violência na vida real fossem amplamente consideradas absurdas. Isso não impediu o tenaz Thompson de abrir mais um processo contra a Take-Two, ameaçando ter a venda do jogo proibida, apesar de não ter condições de fazê-lo. Para o deleite dos fãs, Jack Thompson foi posteriormente expulso por uma litania de ofensas, incluindo dar falsas declarações em tribunais.

1. HOT COFFEE – GTA: SAN ANDREAS

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS94T3RzcVM0LmpwZw==

GTA: San Andreas é um dos melhores jogos já feitos. Vendeu 27,5 milhões de cópias e foi o jogo mais vendido no PS2 . Seu lançamento foi um evento como poucos e com razão, chamou a atenção da grande mídia. Assim que o jogo foi lançado para Windows, alguém encontrou nos arquivos uma parte que não foi lançada do jogo original para console, e isso permitia ao protagonista do jogo Carl Johnson fazer sexo animado seus interesses amorosos no jogo. A reação foi rápida. Os conselhos de classificação em todo o mundo aumentaram a classificação etária, incluindo a ESRB, que fez o primeiro jogo lançado em massa na América do Norte a receber uma classificação Apenas para Adultos.

A empresa-mãe da Rockstar foi alvo de vários processos que alegavam fraude contra o consumidor e mentiras descaradas sobre o conteúdo do jogo. A Take-Two resolveu vários processos fora dos tribunais por mais de US $ 20 milhões ao longo dos anos entre 2005 e 2009. O impacto de longo prazo da controvérsia foi amplo. Em 2006, a Take-Two se envolveu em uma investigação de informações privilegiadas que resultaria em prejuízo de US $ 163,3 milhões para a empresa. Na pressa de salvar a empresa, os acionistas encenaram uma compra das ações, destituindo o então CEO e substituindo-o por Strauss Zelnick, que mantém os restos mortais na posição até hoje.

Hot Coffee é agora um termo chave que entrou para os anais da história dos jogos. Também é lembrado como a única vez que a Rockstar perdeu. Desde aquela época, a Rockstar criou o produto de entretenimento de maior sucesso de todos os tempos ( GTA V ) que chove milhões por ano, apesar de já ter sete anos. Essa foi uma boa maneira de fazer um retorno.

CONCLUSÃO

Qualquer desenvolvedor que ultrapasse os limites do que é "aceitável" está fadado a enfrentar uma reação adversa. A Rockstar Games entende isso melhor do que qualquer pessoa no negócio e usa isso a seu favor. Como empresa, a Rockstar está passando por mudanças estruturais que podem muito bem mudar o foco de títulos futuros, mas uma coisa é certa. O futuro do desenvolvedor pode conter tanta controvérsia quanto seu passado.

U0M2NnhIN3MtME0=

Fonte: Keengamer
Merovingian
Merovingian #Merovingia

Existe apenas uma constante, uma única verdade real: causalidade. Açao. Reação. Causa e efeito ... Não há como escapar disso, seremos para sempre escravos disso.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque