Epic Games, de Fortnite, diz que o Google abusa de poder de monopólio

Epic Games, de Fortnite, diz que o Google abusa de poder de monopólio

Após sua briga com a Apple para 2021, agora a empresa de Tim Sweeney está em atrito com a Dona do Android
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Não é só a Apple que está enfrentando a Epic Games nos tribunais. O Google também.

Uma audiência para tratar do conflito foi marcada para a próxima quinta-feira, 8 de Outubro, mas a companhia responsável pelo jogo Fortnite já partiu para o ataque.

Ela acusou novamente o Google de abusar de sua posição de monopólio no mercado de sistemas operacionais móveis.

Fortnite foi removido das duas maiores lojas de aplicativos do mundo, a App Store e Google Play Store. Em ambos os casos, o problema tem relação com uma taxa de 30% que Apple e Google cobram sobre compras realizadas dentro de apps distribuídos pelos mencionados serviços.

Para a Epic Games, essa porcentagem é muito alta, opinião que é compartilhada com várias outras companhias. Não por acaso, a desenvolvedora se uniu a empresas como Spotify, Deezer e Tile em uma coalizão que questiona a taxa de 30% da App Store.

No que diz respeito ao Google, a Epic Games abriu um processo contra a companhia em agosto na tentativa de reverter o banimento de Fortnite na Play Store. Por sua vez, o Google vem tentando, desde o mês passado, fazer o caso ser arquivado.

Nesta semana, ambas as companhias tiveram que protocolar uma declaração para que o assunto possa ser tratado judicialmente na próxima quinta-feira.

Em sua argumentação, a Epic Games reafirmou que o Google tira proveito do seu monopólio no mercado de sistemas operacionais móveis para manter o domínio da distribuição de aplicativos para Android.

Em complemento, a desenvolvedora declarou que o Google adota uma série de medidas para desencorajar downloads de aplicativos fora da Play Store e que Fortnite foi banido por concorrer com o sistema de faturamento da loja.

Já o Google rebate dizendo que não promoveu nenhuma retaliação à Epic Games e qualquer consequência em função do banimento de Fortnite é de responsabilidade da própria desenvolvedora.

Coincidência ou não, nesta semana, o Google endureceu as regras sobre compras feitas em aplicativos distribuídos via Play Store. Aos desenvolvedores contrários à taxa de 30%, a empresa explica que eles têm a opção de recorrer a outras lojas de aplicativos disponíveis para Android.

Fonte: Tecnoblog
Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque