Dicas de segurança: Como melhorar sua privacidade online durante a quarentena

Dicas de segurança: Como melhorar sua privacidade online durante a quarentena

Com a maioria das pessoas estando constantemente online, lidar com os desafios técnicos e as ameaças cibernéticas vinculadas a essa nova maneira de operar será difícil.
#Segurança Publicado por Allan Kardec, em

O aumento e a disseminação global do crime cibernético estão parcialmente ligados à quantidade de pessoas online, ao aumento de dispositivos sendo usados por cada um de nós e à quantidade de tempo que passamos online.

Atualmente, todos os elementos acima são exacerbados por nossa transição para um ambiente de quarentena em escala global.

A maioria das pessoas está constantemente online, seja para trabalho, comunicando-se com amigos e familiares, compras ou entretenimento.

Lidar com os desafios técnicos e as ameaças cibernéticas vinculadas a essa nova maneira de operar será difícil.

Principalmente se houver pouco conhecimento e experiência anteriores do uso de sistemas e plataformas online.

O que posso fazer para aumentar minha privacidade online?

Atualmente, quando estamos online o tempo todo e nossa vida cotidiana está conectada à Internet, nossa privacidade está em risco.

Governos, provedores de serviços de Internet, anunciantes, hackers estão interessados em rastrear nossas ações online e roubar nossos dados para lucrar com isso.

Todos nós podemos ser vítimas, por isso existem muitos métodos diferentes disponíveis para manter os olhos curiosos afastados dos seus dados online.

Você pode reduzir a espionagem de seus dados e aumentar sua privacidade online, mas precisa agir agora!

Proteja seus logins

Você provavelmente já leu milhões de vezes, mas aqui está novamente.

Use senhas fortes para suas contas online. Não reutilize senhas ou altere apenas um ou poucos caracteres para minimizar a possível perda que você pode sofrer em caso de violação de dados.

Use a autenticação de dois fatores sempre que possível para garantir que seus dados estejam protegidos contra olhares indiscretos.

Mantenha seu software atualizado

Nos últimos anos, as vulnerabilidades de softwares foram uma das principais ameaças à segurança.

Os hackers tentam encontrar brechas na segurança e usá-los para infectar dispositivos com malware.

Se você não aplicar atualizações e patches, poderá deixar seus dispositivos abertos para ataques cibernéticos.

Usar criptografia

Mesmo que você tenha protegido perfeitamente seus logins e seu software esteja atualizado, ainda há uma chance de sua comunicação online ser interceptada.

Portanto, para garantir que sua comunicação pessoal seja protegida, use a criptografia como uma importante camada de segurança.

Utilize um VPN de qualidade para manter seu trafego privado. Saiba mais sobre redes privadas com esse guia VPN completo.

Use o Navegador seguro e o Mecanismo de pesquisa

Seu navegador é a principal ferramenta usada para acessar a Internet. E o mecanismo de pesquisa é a principal ferramenta para pesquisar na Internet.

Vários recursos de segurança, como filtragem de URL, proteção de download e o recurso 'não rastrear', agora ajudam os usuários a recuperar o controle do usuário de dados e a optar por não utilizar os sistemas de coleta de dados, protegendo a privacidade.

Preste atenção nos links em que você clica

A implementação do SSL é um método comum para garantir a comunicação entre o usuário e o site atualmente.

Portanto, verifique se os sites que você visita e, especialmente, aqueles com os quais você compartilha suas informações pessoais estão devidamente protegidos.

Se parecer suspeito, não clique! Se você precisar compartilhar informações pessoais em um link, pergunte a outros métodos como fazê-lo offline.

Pare anunciantes seguindo você

Como? Você perguntaria. A resposta é: bloqueando cookies de terceiros.

Esse é um dos métodos mais comuns que eles usam para rastrear seus hábitos de navegação.

No entanto, se você usa o Navegador seguro, ele pode já ter sido implementado. Caso contrário, todos os principais navegadores da Web oferecem a capacidade de desativar os cookies de rastreamento.

Verifique suas configurações de privacidade de mídia social

Certifique-se de controlar o que você compartilha e com quem está compartilhando.

Tenha certeza que a rede social protegerá sua privacidade, impedirá que os anunciantes acessem suas informações de contato para enviá-lo por spam com suas ofertas e impedirá que organizações e corporações governamentais mantenham seus registros por meio de contas de mídia social.

“Assim aumentarei minha privacidade online?”

Embora existam muitos aspectos que você deve abordar para se proteger, você não é paranoico se quiser implementá-los todos.

Todos os argumentos de que, se você não tem nada a esconder, isso não importa, não significa que você não deve aproveitar os benefícios da privacidade online.

Porque, no final das contas, o que você faz online é da sua conta. Agora é a hora de se defender e recuperar sua privacidade.

E lembre-se de que manter a privacidade é um processo contínuo, porque evolui à medida que os métodos de comunicação online evoluem.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Sempre por aqui indicando um joguinho interessante ou desconhecido. Segue eu!

Administrador do Site, Luziânia, GO, Brasil
Publicações em Destaque