Como o Dreamcast revolucionou os jogos

Como o Dreamcast revolucionou os jogos

O Dreamcast fez mais pelos jogos em poucos anos do que muitos consoles em uma década. Algumas de suas inovações ainda desempenham um papel nos jogos hoje
#Artigos Publicado por Char, em

Quando os jogadores pensam em consoles de videogame subestimados, o Sega Dreamcast geralmente vem à mente. Embora o Dreamcast teve uma vida útil extremamente curta, o sistema revolucionário fez mais pelos jogos em poucos anos do que a maioria dos consoles em uma década. O Dreamcast apresentou ao mundo muitos recursos de jogos inovadores que muitos consoles modernos ainda utilizam hoje. Embora não fosse tão popular quanto o PlayStation 2 ou o Xbox original, o Dreamcast ainda conquistou seu lugar na história dos videogames.

A Sega lançou o Dreamcast na América do Norte em setembro de 1999. As vendas começaram fortes, mas começaram a diminuir quando a data de lançamento do PlayStation 2 apareceu no horizonte. Quando o PS2 estreou em 2000, o Dreamcast estava em sua última etapa. A Sega fez tudo o que pode para manter o Dreamcast na cena, mas era um pouco tarde demais. O número cada vez menor de vendas forçou a Sega a descontinuar o Dreamcast em março de 2001.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMxLmNicmltYWdlcy5jb20vd29yZHByZXNzL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzA0L2RyZWFtY2FzdC1sb2dvLmpwZz9xPTUwJmZpdD1jcm9wJnc9NzQwJmg9Mzcw

Embora o Dreamcast tenha durado apenas cerca de dois anos, seu impacto nos jogos ainda é predominante. O sistema veio com um modem de 56 Kbps e um navegador PlanetWeb, tornando-o o primeiro console doméstico a suportar multiplayer online. Jogos online como Phantasy Star Online e NFL 2K prosperaram no Dreamcast e conectaram os jogadores de console de uma forma que se pensava ser impossível. Embora os recursos online do Dreamcast sejam ultrapassados pelos padrões de hoje, ele foi inovador na época e abriu as portas para novas oportunidades.

O Dreamcast não foi apenas o primeiro console doméstico a suportar o modo multijogador online. Foi também o primeiro sistema de videogame a ter DLC. Os jogadores receberiam o DLC gratuitamente, com alguns jogos até mesmo tendo conteúdo adicional embutido no próprio disco. Mais de 15 títulos norte-americanos receberam DLC, que pode ser baixado ou desbloqueado usando arquivos VMU específicos. A maior parte do DLC consistia em cosméticos, mas alguns davam aos jogadores novas missões, níveis e até mini-jogos para desfrutar. Dreamcast DLC estava muito à frente de seu tempo e, para melhor ou para pior, pavimentou o caminho para todo o conteúdo para download e microtransações que a maioria dos títulos modernos suportam hoje.

O Sega Dreamcast é um daqueles sistemas que não obteve o respeito que merecia até anos depois. Enquanto muitas pessoas rejeitaram o Dreamcast por ser inferior ao PlayStation 2 durante o início de 2000, agora ele é visto como um dos melhores consoles domésticos já criados. Há muitas pessoas que ainda amam voltar e revisitar todos os clássicos exclusivos do Dreamcast que nunca tiveram tempo para brilhar. Com rumores circulando pela internet sobre um mini Dreamcast em desenvolvimento, agora é o momento perfeito para se reaproximar do subestimado sistema de videogame.

Fonte: CBR
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,