CDPR fala sobre Global Illumination vs Ray Tracing em Cyberpunk 2077

CDPR fala sobre Global Illumination vs Ray Tracing em Cyberpunk 2077

E sobre usar JALI, um software baseado em machine learning para animação facial automatizada
#Tecnologia Publicado por Char, em

Hoje é 18 de outubro, o que significa que a CD PROJEKT RED está dando os retoques finais em Cyberpunk 2077. O jogo entrou em estágio gold recentemente, mas nos dias de hoje, o trabalho de um desenvolvedor nunca está realmente concluído, pois eles continuam trabalhando até o último dia para o patch de lançamento.

Mesmo assim, o pessoal da CD PROJEKT RED conseguiu falar muito sobre tecnologia em Cyberpunk 2077 na última revista PC Gamer (dezembro de 2020, edição 350), onde Jakub Knapik (Diretor de Arte de Iluminação e FX) explicou como a Global Illumination com raios traçados diferem da Global Illumination padrão no jogo.

Implementamos o Ray Tracing em nossa engine para funcionar como uma solução híbrida, o que significa que podemos substituir certos sistemas por sua versão de raios traçados. Por exemplo, nosso sistema central de Global Illumination usa luz que vem do céu, do sol e de todas as fontes de luz locais para produzir luz refletida de forma dinâmica. No modo Ray Tracing, usamos nossa GI principal para produzir apenas a luz refletida, enquanto a luz principal que vem do céu são raios traçados, dando-lhe uma forma e detalhes muito melhores nas sombras.

Ray tracing estará disponível apenas em PCs com placas de vídeo GeForce ou via GeForce NOW no lançamento, embora esperemos que seja eventualmente compatível com as novas placas de vídeo Navi da AMD, além de ser apresentado no PlayStation 5 e Xbox Series X quando sair atualizações de aprimoramento em 2021.

Além disso, os desenvolvedores poloneses adicionaram uma tonelada de sistemas subjacentes para Cyberpunk 2077, de dinâmica baseada em simulação para roupas e líquidos a shaders de várias camadas, bem como um asynchronous compute aprimorado (o jogo requer, afinal de contas, DX12).

A joia da coroa quando se trata de inovações tecnológicas que podem ser encontradas em Cyberpunk 2077 pode ser inesperada. Estamos nos referindo ao uso de JALI, um software baseado em machine learning para animação facial automatizada. Sebastian Kalemba, chefe de animação e diretor associado do jogo em Cyberpunk 2077, passou a descrever a escolha feita pelo estúdio a esse respeito.

Fazer a captura de movimentos faciais para cada NPC no jogo é impossível. Você tem que lembrar que estamos falando sobre gravar grandes quantidades de falas com inúmeros atores em diferentes localizações, cooperar com estúdios de todo o mundo para as sessões e fazer captadores VO por todo o caminho até os últimos momentos, às vezes. Usando JALI somos capazes de superar com sucesso muitas dificuldades, por exemplo, as logísticas, que este empreendimento colocaria com a captura regular de movimentos faciais.

Quando penso sobre essa relação entre a CD PROJEKT RED e a JALI em geral, isso me lembra a citação de John Lasseter que uma vez disse que a arte desafia a tecnologia, e a tecnologia inspira a arte. Na minha opinião, o que conseguimos alcançar com Cyberpunk 2077 prova isso.

Deve-se notar que JALI (que atualmente suporta japonês, russo, francês, mandarim, alemão, polonês, português do Brasil, italiano, espanhol e inglês) ainda permite que o animador retenha controle total sobre o resultado automatizado, permitindo, assim, refinar ainda mais se precisar.

Cyberpunk 2077 está agora a pouco mais de um mês de sua data de lançamento em 19 de novembro, quando o jogo estará disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One, Google Stadia, bem como PlayStation 5 e Xbox Series S|X por compatibilidade com versões anteriores.

Fonte: Wccftech
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Publicações em Destaque