Galera tudo bem ? faça aqui o download dessa cena na Unreal com Ray Traecing e entenda um pouco como ela foi construída!
Publicado por Fernando, em .
Olá pessoal como varias pessoas aqui me conhece, sabe que eu venho fazendo umas coisas na Unreal Engine 4.
Recentemente criei um projeto de um terraço de um prédio que eu caprichei bastante e meu deu bastante trabalho!
Como ferramenta de modelagem eu utilizo o 3DSMAX

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"O pano utilizado na cena foi feito com um simulador de tecido no própio max, você cria uma malha na forma que você quer e adiciona onde esse tecido terá colisão, importante que tenha bastante polígono para funcionar "quando é feito para games é feito uma retopologia após a aplicação da simulação que é a redução de polígono deixando assim a malha mais leve o que não é o caso aqui".

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O que me deu mais trabalho mesmo nessa modelagem foi fazer o UV da textura da madeira "UV é como a textura vai se comportar na malha, por a cabeça do minecraft é feito uma uv para determinar onde vai ser a frente , os lados e atrás, foi só um exemplo, isso vale para qual quer objeto 3D" , eu poderia ter feito uma UV simples em todas madeiras mas com isso todas as madeiras seriam repetidas, todas iguais é comum ver isso em games, tanto na textura do chão quanto em objetos você notar uma repetição de textura, no meu caso eu utilizei uma mesma textura em todas madeiras mas eu criei a uv de cada madeirinha separadamente assim aplicando a textura na direção correta mas de posições aleatórias em cada uma, foi um processo manual e beeeeeem demorado!
Abaixo a textura da madeira utilizada no projeto!
Textura da madeira :

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Nesse projeto todas texturas utilizadas são em 4K, para vocês entenderem a textura não é só uma coisa simples , uma imagem aplicada e pronto , ela é trabalhada dentro do próprio motor gráfico, nela contem Normal Map "que dá um relevo fake conforme recebe a luz" , roughness "que dá o brilho em certas partes da textura" , Ambient Oclusion "a textura pode ter um ambiente oclusion fake" e em alguns casos o mapa de Displacement "essa textura cria tesselation na malha" ,isso são canais de textura depois vem a configuração de cada!

Outro truque que utilizei na cena e também é utilizadas em diversos projetos tanto de maquete eletrônica quanto de games, até mesmo em filmes, é fundo falso que é uma textura 360 emessiva aplicada em uma esfera por dentro, assim a cena vai estar dentro da esfera, veja as imagens abaixo!

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Veja como fica na cena!

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A cena fica flutuando mas quando se esta na cena parece que você está realmente no topo de um prédio!

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Como a imagem 360 já praticamente não contem mais sol e tem um tom azulado então sou obrigado a criar a cena baseada nessa iluminação para “casar” com a imagem 360 chamada de HDRI.

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Para criar um efeito de luz na parede eu utilizei o arquivo de IES, IES é o desenho da luz criada, muitas luzes compradas no mercado contem um desenho projetado , geralmente esse arquivo você baixa no site do fabricante da luz!

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Nesse projeto foi utiliazdo o Ray Tracing Reflecions e Ray Tracing Ambient Oclusion.
Existem varios tipos de AO mas o RT AO é o mais preciso que existe, ele traz um resultado bem impressionante, para quem não sabe o que é Ambient Oclusion, é uma falsa sombra esfumaçada que simula o contato de um objeto em cima de algo ou quinas de parede.
Veja a imagem abaixo, se não ouvesse ambient oclusion a cena estaria completamente branca!

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Sobre o Ray Tracing Reflections na cena é que, existem 3 tipos de reflexos que podemos utilizar na Unreal , é o captura, que é basicamente uma foto que a unreal tira em 360 do ambient e ela cola em cima das superficies, essa foto vareia de 128x128 a 4k de resolução, não é o reflexo preciso , é apenas uma cola , muitas vezes a parte de fora da cena é colada em algo de dentro, quanto mais capturas mais pesada peso vai na memoria da placa de video, a outra é a planar reflection utilizadas muitas vezes nos games para fazer espelhos, o problema é que é basicamente a imagem sendo renderizada 2x, por isso nos games eles deixam com uma resolução baixa e muitas vezes o grafico também reduzido , pois você tem esse controle por exemplo no reflexo do espelho de um carro o gráfico do game vai estar no low e com resolução baixa para pesar o minimo possivel, o Ray Tracing perimete o reflexo da cena inteira em tempo real, nele existem a quantidade de rebatimento e o tamanho dos pixels, a quantidade de rebatimento funciona assim : se eu tenho 1 de rebatimento , esse reflexo ele morre na primeira vez atingida por exemplo se eu coloco 2 objejtos cromados de frente para o outro , no reflexo de um deles o outro objeto vai estar preto , pois ele não vai refletir de volta, aumento para 2 rebatimento nos temos um resultado legal, ele já vai estar refletindo o outro objeto chromado veja a imagem abaixo!

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Nessa cena eu não utilizei o Ray Tracing Global Ilumination , muitas vezes ele dá um resultado muito bom mas ele devora a performance, por enquanto o ambient oclusion e o reflection são os mais leves utilisado do RT, mas eu recorri a outra alternativa, a Unreal faz o Bake Lightmass que é o rebatimento de luz bakeada , depois você colocar o ponto de luzes , configurar tudo bem o bake, que ele faz todo o calculo dessas luzes e simula um rebatimento, isso não é real time , é feito apenas uma vez ou seja, se você um objeto que foi bakeado na cena, a sombra dele continuará lá, em games é facil notar os objetos que são dinamicos, objetos que você muitas vezes pode pegar ou destruir, para identificar esse objeto ele não vai estar projetando uma sombra precisa, ele vai depender apenas do ambient oclusion e também ele não vai estar respeitando com precisão a iluminação no cenario, então na minha cena eu usei o bake lightmass e usei um quebra galho chamado de VXGI, ele é um global ilumination mas não é tão bom quanto o RT, a vantagem dele é que ele quase não tira peformance, não é sempre que ele vai ajudar, pois dependendo da cena ele acaba estragando!

Alguns objetos e vegetação eu utilizei da Quixel Megascans, que atualmente foi comprada pela EPIC e disponibilando para a galera que usa a Unreal Engine 4!

Bom galera eu quis mostrar a vocês pelo menos um pouco de como é construir uma cena na Unreal, claro que eu só arranhei a superficie por que existe muitas coisas e muitas configurações para chegar nesse resultado!

Segue abaixo as fotos e video do projeto e também o link para download!

Imagens :
Slide https://cdnb.artstation.com/p/assets/images/images/030/747/077/large/fernando-damasceno-highresscreenshot00007.jpg;;;https://cdna.artstation.com/p/assets/images/images/030/747/062/large/fernando-damasceno-highresscreenshot00001.jpg;;;https://cdnb.artstation.com/p/assets/images/images/030/747/065/large/fernando-damasceno-highresscreenshot00002.jpg;;;https://cdnb.artstation.com/p/assets/images/images/030/747/069/large/fernando-damasceno-highresscreenshot00003.jpg;;;https://cdna.artstation.com/p/assets/images/images/030/747/072/large/fernando-damasceno-highresscreenshot00004.jpg;;;https://cdnb.artstation.com/p/assets/images/images/030/747/079/large/fernando-damasceno-highresscreenshot00008.jpg;;;https://cdna.artstation.com/p/assets/images/images/030/747/086/large/fernando-damasceno-highresscreenshot00012.jpg;;;]https://cdna.artstation.com/p/assets/images/images/030/747/090/large/fernando-damasceno-highresscreenshot00013.jpg;;;https://i.imgur.com/nqBam6K.jpg;;;https://i.imgur.com/9M01tQv.jpg;;;https://i.imgur.com/90i3qbL.jpg;;;https://i.imgur.com/Q9ieRSA.jpg;;;https://i.imgur.com/syZFS6a.jpg;;;https://i.imgur.com/lihceMi.jpg





Video :

Vídeo do YoutubeNld0eTVrT0F2Qlk=
Link para Download :
Link 1 : https://drive.google.com/file/d/1CHKShspH0IrZ-0QMUT9S6EZPRZutDZIs/view
Link 2 : https://fatecspgov-my.sharepoint.com/:u:/g/personal/marcelo_poletto_fatec_sp_gov_br/EfRLXFB3GoRHnimVDL2FB_MBNvbAeuJQln_lfj6Ir4E48Q?e=SoHSEC
ALT + ENTER PARA TELA CHEIA OU MODO JANELA, A W S D para andar e mouse para olhar em volta!
Recomendo um pc com RTX!!
Galera Também já criei um mini game onde você tem que encontrar os Easter Eggs, para quem quiser ver , já teve uma outra News na GV sobre!

https://www.gamevicio.com/noticias/2020/06/caca-aos-easter-egss-baixe-agora-e-jogue-no-seu-pc/

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Agradeço a equipe da GV por me deixar postar meus trabalhos aqui!
Damas Archviz
Fernando #Damas Archviz
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