AMD Ryzen 5 5600X, de $299, passou todos os CPUs Intel em performance single-thread

AMD Ryzen 5 5600X, de $299, passou todos os CPUs Intel em performance single-thread

Mais pregos no caixão da Intel
#Tecnologia Publicado por Char, em

Quando a AMD anunciou seus processadores Ryzen 5000 baseados no Zen 3 duas semanas atrás, o maior choque foi o aumento no IPC de 19%. Isso significaria um sério aumento no desempenho de single-threaded e multi-threaded, e agora, os benchmarks estão surgindo mostrando esses ganhos.

Hoje, o Ryzen 5 5600X da AMD foi listado nas tabelas de desempenho de CPU PassMark em single-thread (via VideoCardz), e é encontrado no topo, acima até mesmo do Core i9-10900K da Intel - por uma margem bastante significativa. Como esses são benchmarks não verificados, considere essas informações com cautela.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ubW9zLmNtcy5mdXR1cmVjZG4ubmV0LzRXc0dNZVh3TkI1eVFWTFlxV3BQYmYtOTcwLTgwLmpwZy53ZWJw

Enquanto as CPUs da Intel mostram ganhos muito pequenos de chip para chip, o chip AMD salta à frente da concorrência por impressionantes 320 pontos, o que é diferente de quaisquer melhorias de desempenho de CPU que vimos nos últimos anos.

Porém, a lista ainda não está completa. Os 5800X, 5900X e 5950X da AMD ainda não foram incluídos na lista e, dado que todos eles têm max boost clock que sobem em 100 MHz conforme você sobe na linha de produtos, é provável que a AMD esteja dominando as paradas por algum tempo.

O Ryzen 5 5600X é a opção Zen 3 mais acessível da AMD que está configurada para aterrisar com este lançamento (embora, sem dúvida, mais opções virão no devido tempo). Embalando 6 núcleos, 12 threads, um base clock de 3,7 GHz e um boost para 4,6 GHz de fábrica - tudo em um pacote TDP de 65W.

Claro, a verdadeira questão que todos nós estamos curiosos é quão bem isso se traduz no desempenho dos jogos, o que não podemos dizer no momento. Em jogos de FPS alto (1080p), as chances são de que os novos chips farão uma diferença estelar nas taxas de frames, mas em resoluções mais altas (1440p, ultrawide e 4K), a GPU logo se tornará o fator limitante.

Enquanto isso, os resultados de todos os chips já foram listados nas tabelas de performance de single-core do Cinebench R20 por algum tempo, onde os chips da série 5000 da AMD estão claramente dominando.

Os chips Zen 3 da AMD se encaixarão nas placas-mãe X570 e B550 existentes, com muitos fornecedores suportando os chips nas plataformas da série 400 também.

Espere uma atualização em nossa hierarquia de benchmark de CPU quando o embargo de reviews for suspenso. Os chips devem estar disponíveis em 5 de novembro.

Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.