AMD Big Navi pode ter um recurso matador para combater a Nvidia RTX 3080

AMD Big Navi pode ter um recurso matador para combater a Nvidia RTX 3080

A RTX 3080 pode ser desafiada pela AMD Big Navi com o Infinity Cache
#Tecnologia Publicado por Char, em

Pode soar como algo que saiu de uma história de ficção científica meia boca, mas o Infinity Cache pode ser a chave para a Big Navi realmente desafiar a Nvidia GeForce RTX 3080.

Um informante conhecido de tecnologia, momomo_us, descobriu uma marca registrada para o Infinity Cache, que vem algumas semanas antes da revelação agendada para 28 de outubro da Big Navi e do resto das placas gráficas Radeon RX 6000. Disto podemos deduzir que o Infinity Cache virá com as novas placas gráficas Radeon.

Mas o que diabos é o Infinity Cache? Bem, nós realmente não sabemos, já que a marca registrada simplesmente diz que ela se aplica a placas de vídeo, bem como processadores de memória, armazenamento, conectores e um conjunto completo de outro hardware de computador.

No entanto, podemos especular aqui. E isso é em parte graças a uma pequena ajuda de nossos colegas do Tom's Hardware, que notaram que o Infinity Cache poderia ser uma maneira de os núcleos da GPU compartilharem a memória cache - pequenos pools de armazenamento temporário que permite aos processadores coletar rapidamente os dados de que precisam para uma determinada tarefa - aumentando assim a quantidade de memória cache L1 e L2 aos quais os cores têm acesso.

Grandes pools de memória cache, que ficam próximos às unidades de processamento, podem significar que uma GPU precisaria fazer menos viagens para a memória de vídeo de maior capacidade em uma placa gráfica. Isso ocorre porque quanto mais cache, maior a chance de um "acerto de cache", em que os dados que um core busca estão prontamente disponíveis na memória temporária; uma 'falha de cache' é quando os dados não estão na memória e precisam ser recuperados de outro armazenamento. Assim, um cache maior e compartilhado para seus core deve permitir que uma GPU execute as tarefas mais rapidamente.

A AMD já fez algo mais ou menos semelhante antes com o Infinity Fabric de seus processadores EPYC de nível de servidor, onde a memória é compartilhada e recebe comunicação mais estreita entre CPUs e GPUs.

Com esta abordagem, o Infinity Cache pode ver a AMD contrabalançar o barramento de interface de memória de 256 bits que a Big Navi deve vir. Comparativamente, a RTX 3080 possui um barramento de memória de 320 bits que oferece uma largura de banda de memória de 760 GB/s. Não sabemos a largura de banda da memória da Big Navi, mas dado seu barramento de memória menor, duvidamos que seja tão alta quanto a da RTX 3080.

Mas mais memória cache contornaria o barramento de memória mais lento, já que teoricamente - e ressaltamos que tudo isso é baseado em especulação - os cores da GPU precisariam fazer menos viagens para a VRAM na Big Navi. Isso poderia dar a ela a vantagem necessária para competir com a RTX 3080.

Descobriremos mais em questão de semanas. Mas até agora a Big Navi e o resto das placas de vídeo Radeon RX 6000 estão se transformando em concorrentes da série Nvidia RTX 3000. Essa é uma perspectiva empolgante para qualquer usuário de PC com foco em jogos que esteja procurando montar uma nova máquina neste fim de ano.

Fonte: Tomsguide
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site