Para uso das marcas BattleTech, Shadowrun, MechWarrior e outros
Publicado por Billy Butcher, em .
Um dos grandes universos de IP's da Microsoft/Xbox são os do popular RPG de Tabuleiro, Shadowrun. Este é um grande universo Cyberpunk, criado pela FASA Corporation, adquirida pela Microsoft em 1999, e fechada em 2007.

As marcas englobam tanto os RPG's de Mesa quanto os jogos eletrônicos no geral, como MechWarrior, MechAssault, Crimson Skies, Shadowrun Returns, MechCommando e outros, mas para trabalhar com as mesmas, era necessário contatar diretamente a Microsoft Corp, algo dito como complicado pelos desenvolvedores.

Para facilitar isso, o Xbox reviveu o logotipo e unidades da FASA Corporation, sob o nome FASA Games Inc., com seu site oficial já aberto, e será a partir de lá que a Microsoft licenciará este catálogo de IP's com empresas terceiras.

Nos últimos anos, vimos os jogos da trilogia Shadowrun Returns, BattleTech 2018, e no ano passado, MechWarrior 5: Mercenaries, jogos de IP's da FASA/Microsoft, usados de forma terceirizada para a Paradox Interactive, Harebrained Schemes e Piranha Games.

Agora, a empresa de Redmond espera facilitar esse relacionamento com empresas interessadas em desenvolver jogos destas marcas, usando o antigo logotipo da FASA Corporation.

Clique para ver a imagem em tamanho original

A empresa já renovou as IP's no Justia Trademarks, e como citado em fevereiro de 2020 por Phil Spencer, espera conseguir reunir todas as partes da IP que ainda estão espalhadas. A Microsoft possuí 75% das marcas, com os outros 30% ainda sendo da The Topps Company.

Não só as IP's da FASA sofrem de tal problema, com a Microsoft tendo uma fragmentação da IP de James Bond 007, onde detém 80% dos direitos para jogos (outros 20% sendo da Danjaq), e 50% para direitos de entretenimento e publicidade (outros 50% dividos entre Danjaq e MGM), e nisso tem um certo conflito entre decidir qual é a dona legítima da marca.

Esperamos ver como o Xbox e a Microsoft resolverão estes pequenos percalços no futuro, visto o interesse da empresa em retomar as franquias do Agente 007 e de Shadowrun para os jogos com a chegada do Xbox Series X no mercado em 2020.
Evil E.
Billy Butcher #Evil E.
Um jogador casual que aprecia o gênero de Ficção-Científica, Ação-Aventura e Espionagem.

Minha franquia favorita é Metal Gear Solid, acompanho ela desde o primeiro jogo (MGS) de 1998, além de ser amante das sagas Halo e StarCraft.
Moderador do Site, 25 anos, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Gosta do site e quer ajudar a o manter online? Apoie-nos!.
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.