Xbox revive a FASA Corporation como uma unidade de licenciamento de IPs

Xbox revive a FASA Corporation como uma unidade de licenciamento de IP's

Para uso das marcas BattleTech, Shadowrun, MechWarrior e outros
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Um dos grandes universos de IP's da Microsoft/Xbox são os do popular RPG de Tabuleiro, Shadowrun. Este é um grande universo Cyberpunk, criado pela FASA Corporation, adquirida pela Microsoft em 1999, e fechada em 2007.

As marcas englobam tanto os RPG's de Mesa quanto os jogos eletrônicos no geral, como MechWarrior, MechAssault, Crimson Skies, Shadowrun Returns, MechCommando e outros, mas para trabalhar com as mesmas, era necessário contatar diretamente a Microsoft Corp, algo dito como complicado pelos desenvolvedores.

Para facilitar isso, o Xbox reviveu o logotipo e unidades da FASA Corporation, sob o nome FASA Games Inc., com seu site oficial já aberto, e será a partir de lá que a Microsoft licenciará este catálogo de IP's com empresas terceiras.

Nos últimos anos, vimos os jogos da trilogia Shadowrun Returns, BattleTech 2018, e no ano passado, MechWarrior 5: Mercenaries, jogos de IP's da FASA/Microsoft, usados de forma terceirizada para a Paradox Interactive, Harebrained Schemes e Piranha Games.

Agora, a empresa de Redmond espera facilitar esse relacionamento com empresas interessadas em desenvolver jogos destas marcas, usando o antigo logotipo da FASA Corporation.

IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL3Byb2ZpbGVfaW1hZ2VzLzExMzUxNjcxMzc2NjcwMDY0NjYvNnNxWFY0Z0dfNDAweDQwMC5wbmc=

A empresa já renovou as IP's no Justia Trademarks, e como citado em fevereiro de 2020 por Phil Spencer, espera conseguir reunir todas as partes da IP que ainda estão espalhadas. A Microsoft possuí 75% das marcas, com os outros 30% ainda sendo da The Topps Company.

Não só as IP's da FASA sofrem de tal problema, com a Microsoft tendo uma fragmentação da IP de James Bond 007, onde detém 80% dos direitos para jogos (outros 20% sendo da Danjaq), e 50% para direitos de entretenimento e publicidade (outros 50% dividos entre Danjaq e MGM), e nisso tem um certo conflito entre decidir qual é a dona legítima da marca.

Esperamos ver como o Xbox e a Microsoft resolverão estes pequenos percalços no futuro, visto o interesse da empresa em retomar as franquias do Agente 007 e de Shadowrun para os jogos com a chegada do Xbox Series X no mercado em 2020.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque