Pela primeira vez em 10 anos, Wikipedia terá design reformulado

Pela primeira vez em 10 anos, Wikipedia terá design reformulado

Mudança será lenta e só deve terminar no fim de 2021
#Mundo Publicado por Catos, em

A enciclopédia online Wikipedia, um dos sites mais conhecidos pelos usuários de internet, possui páginas focadas em quase todos os acontecimentos, personalidades e empresas. Agora, pela primeira vez após 10 anos, o site vai passar por uma grande mudança em seu design. Porém, não pense que vai encontrar uma página totalmente diferente de um dia para o outro. A mudança será feita de forma gradual, e tem previsão para ser concluída apenas no fim de 2021.

A intenção dos desenvolvedores é tornar o site mais fácil de se navegar, além de diminuir possíveis distrações com menus e barras laterais que não façam parte do texto. Inicialmente, apenas usuários com login no portal terão acesso às mudanças. Isso servirá como uma etapa de testes. Se aprovado, será implementado a todos.

A primeira alteração se refere à barra lateral. Tradicionalmente acompanhando a descida da página, agora vai ser possível recolhê-la. Com isso, a Wikipedia pretende melhorar a usabilidade e diminuir a distração. A segunda mudança fica por conta da largura do conteúdo. Tudo será limitado, a fim de diminuir o cansaço visual e melhorar a retenção do que foi lido. Além disso, há uma alteração no cabeçalho e no logotipo. Ambos foram reduzidos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9vbGhhcmRpZ2l0YWwuY29tLmJyL3VwbG9hZHMvYWNlcnZvX2ltYWdlbnMvMjAyMC8wOS8yMDIwMDkyNDA5MTc0Ni5qcGc=

Nos próximo meses, mais mudanças devem ocorrer. Apesar de afirmar que não foi criada uma especificação completa do que vai ser alterado, a Wikipedia tem alguns itens na sua lista. Por exemplo, a barra de pesquisa, que atualmente fica do lado direito superior, deve passar para a lateral do site, no cabeçalho. Este também deve sofrer uma pequena alteração: ser fixado no topo da página. Dessa forma, ele será visível mesmo ao descer o conteúdo.

Além disso, uma barra com as opções de idiomas que o artigo está disponível vai ser acrescentada na parte superior dele. O índice do conteúdo de determinado artigo também deve receber um recurso semelhante. Por fim, um novo menu do usuário e uma melhora na ferramenta interna de busca também farão parte das atualizações.

Por enquanto, essas mudanças serão focadas na versão para desktop do site. Não há nenhuma menção sobre um redesenho no site mobile.

Catos
Catos
Usuário do Site, Goiânia
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque