Nintendo enfrenta ação por obsolescência planejada na França

Nintendo enfrenta ação por "obsolescência planejada" na França

Devido aos conhecidos problemas no Joy-con
#Games Publicado por warwad, em

Um grupo francês de defesa do consumidor disse na terça-feira que havia entrado com uma ação de "obsolescência planejada" contra o console Nintendo Switch, dizendo que a gigante japonesa sabia que alguns controladores estavam falhando muito rapidamente.

O grupo UFC-Que Choisir baseou sua reclamação em uma lei de 2015 que estabeleceu a estrutura para as metas de economia verde da França.

Empresas ou executivos considerados culpados por comercializar intencionalmente produtos com expectativa de vida reduzida podem enfrentar penas de prisão ou multas de até 5% de suas vendas anuais.

Que Choisir já havia denunciado os controladores do Switch em novembro passado, dizendo que mais de 5.000 clientes relataram "drift no Joy-Con", com os analógicos presos em uma direção mesmo quando os usuários não os tocam.

A reclamação do grupo ocorreu após uma ação coletiva movida nos Estados Unidos no ano passado, alegando o mesmo defeito, que teria sido enviada para arbitragem em março passado.

Em janeiro, o diretor da Nintendo France se ofereceu para consertar quaisquer controladores defeituosos sem nenhum custo, mesmo que não estivessem mais cobertos pela garantia.

Mas Que Choisir afirmou na terça-feira que o problema não foi resolvido, "e as reclamações continuaram a chegar até nós."

"Com o problema conhecido há três anos, a empresa japonesa deve agora se comprometer a consertar o problema, em vez de simplesmente corrigi-lo", disse o documento.

Ele identificou duas causas potenciais para o "drift do Joy-Con" - falha prematura das placas de circuito nos controladores ou selos insuficientes que permitem a entrada de muito suor ou sujeira no controlador.

"65 por cento dos consumidores afetados dizem que este problema ocorreu menos de um ano após a compra", disse Que Choisir, acrescentando que aconteceu "até mesmo para pessoas que jogam menos de cinco horas por semana."

Não é a primeira vez que gigantes da tecnologia são visados ​​na França por causa de reivindicações de obsolescência planejada.

Em fevereiro, a Apple foi condenada pelo órgão de defesa do consumidor do país a pagar uma multa de 25 milhões de euros (US $ 29 milhões) por não informar aos usuários do iPhone que as atualizações de software estavam atrasando os modelos mais antigos.

A reclamação foi apresentada pela associação Halt Planned Obsolescence (HOP), que saudou a ação contra a Nintendo, pedindo uma "condenação que dê o exemplo".

Fonte: France24
warwad
warwad

"A esperança é o que nos torna fortes. É a razão de estarmos aqui. É aquilo com que lutamos quando todo o resto está perdido."

Membro do Site, Suzano, São Paulo
Publicações em Destaque