Confira uma lista com 5 games que foram influenciados por fatos históricos e eventos que aconteceram de verdade, mesmo que em partes.
Publicado por MarK, em .
Um game é composto de muitos elementos e um desses elementos geralmente é o enredo. A história a ser contada se torna a alma do game e é ela que será a responsável por imergir os jogadores. Na história, já tivemos enredos de todos os tipos, dos mais bizarros até os mais detalhados, no qual a imaginação do produtor foi capaz de criar mundos e personagens inesquecíveis.

No cinema o sentido é o mesmo, precisa-se de criatividade para bolar uma história que pode ser inventada ou ser verídica. Nos games, grande parte é criada: Dificilmente existiu até aqui um grupo de pessoas em um cassino jogando pôquer e planejando o seu próximo roubo ao banco com motos voadoras como é possível na DLC Diamond & Casino do GTA V - porém, alguns games já se basearam em fatos reais para proporcionar uma nova experiência aos consumidores.

Por isso, aqui vai uma lista de jogos que os desenvolvedores se basearam em fatos reais para criar seu enredo:

Hotline Miami

Hotline Miami traz o seguinte enredo: você é um personagem que recebe ligações para realizar tarefas em diversos locais (por isso o nome Hotline), de modo que sua falha pode resultar em algo crucial na sua vida. Basicamente esse enredo foi baseado em acontecimentos de 1994 nos Estados Unidos, onde o episódio ficou conhecido como “trote da revista íntima”. Pessoas se passavam por agentes federais e solicitavam fotos íntimas em troca de não acontecer nenhuma barbaridade com a vítima. O criador do game, Jonatan Söderström, confirmou em uma entrevista que esse fatos ocorridos nos Estados Unidos influenciaram em como o jogo seria apresentado, mudando algumas partes do enredo para adaptar ao Hotline Miami.

Kholat

Game lançado em 2015 é um walking simulator com elementos de survival horror. O game foi inspirado em um caso trágico e misterioso ocorrido na Rússia, em 1959. Sete homens e duas mulheres faziam uma excursão por uma área de difícil passagem, na montanha Kholat Syakhl, que significa “Montanha dos Mortos”. Todos foram encontrados mortos a 10 km do seu destino final e em circunstâncias bem estranhas, neste evento que ficou conhecido como o “Incidente do Passo Dyatlov”.

Isso deu margem pra várias teorias e lendas. O jogo usa essa falta de conclusão pra inserir elementos sobrenaturais na história. Você controla alguém que retorna ao local da tragédia para tentar entender o que aconteceu.

Silent Hill

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O game de terror de sucesso tem grandes fundamentos em fatos verídicos e provou que algo que acontece na vida real pode ser utilizado de formas sensacionais, emergindo por completo o jogador. Parte desse enredo é baseado na história de um garoto conhecido apenas como R. de 13 anos, que recebeu uma tentativa fracassada de exorcismo na cidade de St Louis. Outro fato verídico de Silent Hill são os locais de onde o jogo se baseia, que são a Astoria Elementary School localizada no estado do Illinois (EUA) e a cidade de Centralia na Pensilvânia (EUA) que teve um problema em seu subterrâneo, devido a uma explosão nas minas, como pode ser visto no vídeo acima.

The Saboteur

O game lançado em 2009 tem seu enredo totalmente baseado na história de William Charles Frederick Grover-Williams, um piloto de corrida. Williams era francês e ficou conhecido pelo seus feitos históricos de sabotagem a diversos sistemas alemães. Quando a Alemanha invadiu a França, durante a Segunda Guerra Mundial, Williams foi o responsável por iniciar o movimento de resistência francês. O game retrata, mesmo com um pouco de exagero, eventos da vida do herói de guerra francês durante o período.

This War of Mine

This War of Mine, da desenvolvedora polonesa 11 Bit Studios, aborda a guerra de um jeito diferente: pela perspectiva dos civis. O jogo acompanha as dificuldades dos sobreviventes em uma cidade e nação que são fictícias, mas que foram diretamente baseadas no sofrimento vivido durante o episódio conhecido como “Cerco de Sarajevo”, que aconteceu na Guerra da Bósnia, entre 1992 e 1996. A população era obrigada a se esconder em casa durante o dia e a procurar por suprimentos nas ruas durante a noite. O jogo traz elementos como nível de saúde, fome e humor dos seus personagens, enquanto lidam com mantimentos e ameaças externas.
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