Cliff Bleszinski, criador de Gears of War, diz que fazer jogos quase o matou
A carreira de Cliff Bleszinski é repleta de sucessos, mas nos últimos anos nada deu certo.
Depois de trabalhar em nomes como Unreal, Unreal Tournament e Jazz Jackrabbit, e ser o criador de Gears of War, CliffyB viu LawBreakers e Radical Heights falharem, e eventualmente sua Boss Key Productions entrou em colapso.
A vida dos desenvolvedores não é simples, muito menos a daqueles que se comprometem em dirigir, tornando-se os principais culpados de um sucesso ou de um fracasso.
Por isso, no momento Bleszinski não tem intenção de voltar a fazer um videogame, atividade que ele diz quase o matou.
Ele mesmo relatou o fato em resposta a um fã que clamava por um novo jogo sendo feito por ele:
"Sou grato pelo meu tempo na indústria. Não quero voltar. Se eu voltar, então terá que ser 100% em meus termos."
Ele acrescentou:
A intervenção de Bleszinski alimentou ainda mais um dos debates mais acalorados dos últimos anos, nomeadamente o relativo à insustentabilidade do horário de trabalho e à prática do Crunch-Time.
Este que tem sido documentado com inúmeros testemunhos de programadores de várias realidades, da Rockstar Games até a CD Projekt RED, depois da Bungie á Naughty Dog e 343 Industries.
Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.
Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.