As melhores inteligências artificiais dos games

As melhores inteligências artificiais dos games

Em alguns casos a I.A. do jogo pode ser mais esperta que o jogador...
#Artigos Publicado por el_asesino, em

Atualmente a Inteligência Artificial está presente em quase todos os tipos de jogos existentes, por mais simples que ela seja.

Mas fato é que a grande maioria dos desenvolvedores de jogos optam por criar jogos com uma certa limitação de I.A. (Inteligência Artificial), justamente para economia de trabalho. Apenas alguns escolhem o caminho mais difícil e tentam desafiar sua base de fãs fazendo com que a IA de seus jogos seja explorada de maneiras mais inventivas do que apenas o padrão.

Essa lista tem como objetivo mostrar os jogos com melhores I.A.. Vamos lá:

Alien: Isolation

UDdkNWxGNlUwZVE=

Desenvolvedora: Creative Assembly

Data de lançamento: 07 de outubro de 2014

Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Switch

O jogo segue Amanda Ripley, que investiga o desaparecimento de sua mãe. Amanda é transferida para a estação espacial de Sevastopol para encontrar a caixa-preta da Nostromo apenas para descobrir que um alien tem aterrorizado a estação e matou a grande maioria da tripulação.

Você pensaria que a verdadeira estrela do jogo é a personagem principal, neste caso Amanda Ripley, certo? Mas não. E sim o Xenomorph. Este alienígena assustador e sua constante e iminente presença ao longo de todo o jogo tornam um caso particularmente interessante para um estudo de inimigo controlado pela IA.

Basicamente o Xenomorph rastreia uma determinada área a fim de encontrar lugares interessantes para procurar o jogador. Se o alien for em algum local e não encontrar o jogador, imediatamente ele irá fazer uma nova varredura até encontrá-lo. Quanto mais próximo mais chance você tem de ouvir barulhos vindos dele.

F.E.A.R

S1FOM3lLWWtGbUU=

Desenvolvedora: Monolith Productions

Data de lançamento: 17 de outubro de 2005

Plataformas:PC, PS3, Xbox 360

Se alguma vez houve uma boa IA em qualquer jogo FPS, foi definitivamente a de F.E.A.R. Os inimigos nunca agiriam da mesma maneira, mas eles reagiriam às situações envolvendo uns aos outros e nunca repetiriam os mesmos erros. Isso fez com que os jogadores mudassem constantemente de tática e nunca ficarem na mesma posição.

Aqui está como os designers da IA ​​descreveram sua abordagem para F.E.A.R. (leia aqui a declaração completa):

"Em F.E.A.R., a Inteligência Artificial usa a(s) cobertura(s) mais taticamente, coordenando com os membros do esquadrão para lançar fogo de supressão enquanto outros avançam. A I.A. só saía da cobertura quando era ameaçada e disparava tiros cegos se os NPCs não estiverem em uma posição melhor."

Além disso, a IA inimiga sempre aplica pressão - às vezes, você nem tem tempo para curar. Quanto mais difícil for a dificuldade que você escolher para jogar, melhor será o comportamento da IA.

Isso sem falar que a física das armas e as animações de movimento neste jogo foram inovadoras para a época.

The Last of Us

QlBwVFVESGVQV00=

Desenvolvedora: Naughty Dog

Data de lançamento: 14 de junho de 2013

Plataformas: PS3, PS4

Se você está se perguntando o porquê deste jogo estar aqui (já que não há muito o que descrever sobre a I.A. dos inimigos em TLOU), não é realmente sobre os inimigos desta vez, mas sim sobre um parceiro controlado pela inteligência artificial - Ellie. A adolescente, a chave para a sobrevivência de toda a humanidade, é a estrela do jogo, e isso se deve principalmente a uma excelente IA.

Você sabia que o lançamento do TLOU foi inicialmente atrasado por cinco meses? O diretor do jogo decidiu sobrescrever toda a IA da companheira do zero. Bem, é uma coisa boa que ele fez, porque Ellie se tornou uma verdadeira amiga e não apenas mais um fardo em suas mãos.

Aqui está o que Max Dyckhoff da Naughty Dog disse sobre a IA de Ellie na GDC 2014 (assista à apresentação completa aqui):

"Muito disso foi construído com base em ideias simples, como como decidir onde Ellie deve ficar: a mecânica básica decide uma zona que ela pode habitar, em seguida, desenha uma série de linhas entre ela e Joel, a direção para a qual ela está olhando e para onde poderia potencialmente mudar para. Se qualquer uma dessas linhas atingir uma parede ou obstáculo, Ellie não poderá ficar lá."

IMAGEaHR0cHM6Ly9yZXMuY2xvdWRpbmFyeS5jb20vbG1uL2ltYWdlL3VwbG9hZC9jX2xpbWl0LGhfMjcwLHdfNDgwL2Vfc2hhcnBlbjoxMDAvZl9hdXRvLGZsX2xvc3N5LHFfYXV0by92MS9nYW1lc2tpbm55Yy9zL2Mvci9zY3JlZW4tc2hvdC0yMDE0LTExMzU0NS02MjB4MzQ5LTllMDg4LnBuZw==

Tom Clancy's Splinter Cell: Blacklist

WUVBYnF2bWpmZFE=

Desenvolvedora: Ubisoft Toronto

Data de lançamento: 20 de Agosto de 2013

Plataformas: PC, PS3, Wii U, Xbox 360

Os objetivos em todas as missões de Blacklist são basicamente os mesmos - evitar guardas a todo custo. Você acertou - é um jogo furtivo difícil. A I.A. dos guardas é realmente algo significativa aqui e, de modo geral, a I.A. da série Splinter Cell sempre foi um assunto fascinante.

Isso me lembra muito um jogo de xadrez. Você entra em uma área, detecta todos os guardas, descobre o plano de evasão e avança para a execução completa da missão. Mas não é tão fácil de fazer quanto parece. Os guardas são programados para detectar e reagir às menores coisas - não apenas pistas visuais, mas também audíveis.

Além disso, têm cães que rondam nos cantos mais inesperados, obrigando-o a revelar a sua posição. É realmente algo, e as pessoas têm escrito ensaios inteiros sobre como a IA é boa em Splinter Cell: Blacklist - você pode ler um deles aqui.

XCOM: Enemy Unknown

TUtJTld5V2VHeXc=

Desenvolvedora: Firaxis Games

Data de lançamento: 09 de Outubro de 2012

Plataformas: PC, PS3, PS Vita, Xbox 360

A inteligência artificial dos aliens é a razão pela qual a reinicialização da série XCOM foi bem-sucedida em 2012. E a pessoa responsável por essa I.A. foi Alex Cheng, que decidiu tornar a I.A. não apenas distinta, mas também divertida.

Este efeito foi alcançado "por meio de um sistema baseado na utilidade - um sistema que deu uma medida de 'utilidade' para cada ação possível."

E é por isso que o XCOM é conhecido: seu sistema limitado de movimento que exige que a I.A. calcule a forma de ação mais eficiente para cada um de seus turnos. Ele consideraria tudo, como a distância até o objetivo mais próximo, a proximidade de outros alienígenas, o número de inimigos, o comportamento dos inimigos e muito mais.

Essa abordagem de I.A. é verdadeiramente inovadora e deve ser levada em consideração por outros aspirantes a desenvolvedores de videogames.

Halo: Reach

NTFmZ1d3MExPUms=

Desenvolvedora: Bungie

Data de lançamento: 14 de Setembro de 2010

Plataformas: Xbox 360, Xbox One, PC

Halo: Reach se destaca do resto dos jogos da aclamada série da Microsoft devido à sua incrível I.A.. Esta declaração diz respeito aos Elites, que são alguns dos inimigos mais inteligentes e agressivos que você encontrará em um videogame.

Alguém poderia repetir a campanha várias vezes sem nunca ficar entediado porque a I.A. se comportaria de maneira diferente a cada vez. Quando os fãs descobriram isso, eles decidiram levar a I.A. do jogo ao seu limite. E assim, em 2011, uma equipe chamada "Termacious Trickocity" registrou mais de 150 horas de jogo na tentativa de mostrar o quão boa é a IA em Halo: Reach.

O resultado pode ser visto no vídeo acima, que é uma montagem de 10 minutos dos melhores momentos de toda a jornada da Termacious Trickocity. Um dos membros da referida equipe, Aaron Sekela, declarou o seguinte:

"Nosso truque mais difícil, provavelmente deve ter sido a 'Exodus Marine Collection ’. Esse é o truque que começa em torno da marca de 5:48 e termina na marca de 6:29. Ficamos naquele jogo por 7 horas, conseguir que os fuzileiros navais cooperassem era extremamente irritante, tínhamos que garantir que eles não fossem mortos por inimigos ou lançados sobre o rio. Uma vez sobre o rio, precisamos dirigir 10 minutos para chegar aos fuzileiros navais, até o topo de uma enorme montanha. Tivemos que ir e voltar cerca de 4 ou 5 vezes. A falta de pontos de verificação também não ajudou."

Far Cry 2

TWN0VVVHR2hCZ1k=

Desenvolvedora: Ubisoft Montreal

Data de lançamento: 21 de outubro de 2008

Plataformas: PC, PS3, Xbox 360

É uma coisa triste de se dizer, mas a série Far Cry (com exceção de um ou outro) não fica melhor a cada nova sequência. A Ubisoft tenta atrair um jogador mais casual hoje em dia, mas em um ponto, Far Cry foi um dos jogos mais implacáveis ​​de todos os tempos.

O primeiro foi desenvolvido pela Crytek, e então a Ubisoft comandou o segundo, e assim seguiu com o resto deles. Far Cry 2 era tão desafiador que as pessoas chegaram a chamá-lo de "sádico"... e por uma razão. A I.A. inimiga era simplesmente brutal e não havia NPCs amigáveis ​​- todos eram hostis.

Não havia um sistema real para o comportamento da I.A. ​​- era apenas incrivelmente caótico e imprevisível. Só isso já tornava o jogo muito difícil, mesmo para jogadores veteranos.

StarCraft II

RldiVnNlTGlvcHc=

Desenvolvedora:Blizzard Entertainment

Data de lançamento: 27 de julho de 2010

Plataformas:PC

Jogadores experientes de SarCraft podem rir dessa sugestão, porque até mesmo a I.A. Hard e Elite em StarCraft II não são muito impressionantes. Mas, novamente, este é o caso se você for um jogador experiente. No entanto, se você está apenas começando no universo StarCraft, jogar contra I.A. é sua melhor opção, e foi construída exatamente para esse motivo.

A I.A. em StarCraft II segue sempre a mesma sequência, o que é perfeito para aprender e desenvolver sua primeira estratégia contra ela. Mais tarde, quando você souber o que está fazendo, pode começar a jogar contra jogadores reais.

Concorda com a lista? Acha que faltou mais algum jogo nela? Deixe o seu comentário.

Fonte: Gameskinny
el_asesino
el_asesino

"As pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porém tendem a odiá-la quando as confronta." – Santo Agostinho

Moderador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque