A verdade por trás da rivalidade entre a Bethesda e Obsidian

A verdade por trás da rivalidade entre a Bethesda e Obsidian

Uma rixa que já dura anos
#Artigos Publicado por Nightcrowley, em

The Elder Scrolls V: Skyrim da Bethesda é considerado um dos maiores e melhores RPG. Mas esse título agora recebe um concorrente a altura, e ele se chama Avowed.

O anúncio ocorreu durante a apresentação da Xbox em julho. Avowed será um grande RPG em primeira pessoa, situado no mundo de Eora. Além de Avowed, a Obsidian anunciou a DLC, "Peril on Gorgon" para The Outer Worlds, e o lançamento do seu jogo multiplayer, Grounded.

Apesar de ter passado por problemas financeiros, a empresa conseguiu fiéis seguidores. Principalmente aqueles que lembram da Obsidian e sua predecessora Black Isle Studios, criadora do primeiro Fallout e também do Fallout: New Vegas. E o estúdio ganhou mais destaque quando conseguiu criar o primeiro Pillars of Eternity, com a ajuda de mais de 77.000 doações no Patreon, levantando uma quantia de $4.1 milhões de dólares. O jogo foi elogiado por seus personagens, e narrativa madura com escolhas que importam, e é considerado como um sucessor espiritual de RPGs clássicos como Baldur's Gate.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMzLmNicmltYWdlcy5jb20vd29yZHByZXNzL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzA5L1BpbGxhcnMtb2YtRXRlcm5pdHktQ292ZXItQXJ0LmpwZw==

Mas como e quando começou a rivalidade entre as duas empresas? Antes da Obsidian nascer, muitos dos seus funcionários trabalharam na Black Isle Studios, uma divisão da Interplay Entertainment. Apesar dos seus jogos terem tido uma boa recepção, a empresa passou por problemas financeiros e acabou fechando as portas, vendendo os direitos de suas Propriedades Intelectuais no processo. Isso incluiu Fallout, que acabou sendo adquirido pela Bethesda.

Os jogos da Bethesda sempre foram comercialmente bem sucedidos; porém, o estúdio comenteu alguns erros, deu alguns tropeções nos últimos anos e alienou a sua base de fãs, o melhor exemplo disso é Fallout 76. As polêmicas rondam o jogo desde o seu lançamento, com os jogadores acusando a Bethesda de lançar um jogo inacabado e cheio de bugs, facilmente hackeável, sem contar a falta de história ou elementos de RPG na tela e o problema com as mochilas de nylon. Mesmo antes de 76, muitos dos jogos desenvolvidos para Bethesda passaram a focar mais na gameplay e gráficos que na história, personagens e escolha do jogador.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMxLmNicmltYWdlcy5jb20vd29yZHByZXNzL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzA3L2ZhbGxvdXQtNzYuanBn

Isso não quer dizer que a empresa não tenha pontos fortes. Muito dos mundos que eles criaram são expansíveis e bonitos, encorajando os jogadores a explorar o máximo que eles podem. Tornar os seus jogos mais casuais permitiu que eles atingissem um público maior, dando a mais pessoas a chance de experimentar os mundos e os jogos que eles criaram. Esse é o motivo de tantos gamers conhecerecem Skyrim.

Após o sucesso de Fallout 3, a Bethesda se aproximou da Obsidian, e questionou se eles poderiam desenvolver o próximo Fallout, já que eles estavam ocupados com o desenvolvimento de Skyrim. E as duas empresas acordaram que se New Vegas recebesse uma média igual a 85 ou superior no Metacritic, a equipe da Obsidian receberia um grande bônus.

O prazo de desenvolvimento foi de apenas 18 meses, o que é um tempo muito curto para desenvolver e polir um jogo nessa escala. Se especula que a Bethesda colocou um tempo de crunch na equipe de New Vegas, forçando a eles removerem várias ideias que eles tinham do deadline. Quando lançado, ele recebeu críticas positivas porém um pouco abaixo do requisito mínimo imposto pela Bethesda. Isso foi considerado uma uma perda gigante para uma empresa pequena que nem a Obsidian, levando a uma série de demissões. Se não fosse pelo sucesso de Pillars of Eternity, provavelmente a empresa teria fechado.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMxLmNicmltYWdlcy5jb20vd29yZHByZXNzL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzA3L2ZhbGxvdXQtbmV3LVZlZ2FzLS5qcGc=

Apesar da Obsidian ter dito que deseja trabalhar em outro Fallout, a Bethesda parece não ter interesse colaborar em qualquer projeto futuro. Isso se dá principalmente pelo fato da Obsidian não ser uma desenvolvedora adquirida pela empresa. Obsidian sempre atendeu a um certo público que gosta de RPGs envolventes, a tal ponto que eles estão perto de criarem aventuras ao estilo Dungeons and Dragons. E como falamos, a Bethesda se tornou muito mais casual, atendendo a maior quantidade de público possível, e aumentando os lucros por causa disso. Quem pode culpar Obsidian por tentar tomar o manto de Betesda para si?

Embora não haja muita informação sobre o Avowed ou Elder Scrolls 6, a novo IP da Obsidian provavelmente tem uma vantagem. O tempo dirá se a Bethesda ira aceitar este desafio e criar um jogo genuinamente inspirador que os leve de volta às suas raízes.

Fonte: Www
Nightcrowley
Nightcrowley
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,