Xbox Series S - Por que uma versão mais barata faz sentido para a Microsoft

Xbox Series S - Por que uma versão mais barata faz sentido para a Microsoft

Em artigo publicado na GameSpot, é apontado o motivo pelo qual a Microsoft certamente lançará um Xbox de próxima geração de preço mais baixo
#Artigos Publicado por Syegrayn, em

Recentemente, um controle branco do Xbox surgiu contendo referências a um console Xbox Series S. Isso fornece mais uma prova de que a Microsoft realmente vai anunciar o console. Há rumores de que a Microsoft apresentará formalmente o sistema durante um evento em agosto, mas ainda estamos esperando por notícias da empresa sobre seus planos para um segundo Xbox de próxima geração.

Novos consoles são sempre caros, e essa tendência deve continuar com o lançamento do Xbox Series X e do PlayStation 5 este ano. Mas pode não ser o único sistema de próxima geração que a Microsoft vai oferecer. Um boato popular e persistente é que a Microsoft também lançará um modelo de especificações mais baixas e menos caro, voltado para o público de mercado de massa conhecido pelo codinome Lockhart. Esta é uma ótima ideia - e é um tópico muito mais interessante a se considerar agora que a Sony revelou seu próprio segundo PS5 digital, presumivelmente mais barato.

aHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXNwb3QuY29tL3ZpZGVvcy9taWNyb3NvZnRzLXNlY3JldC13ZWFwb24tZm9yLW5leHRnZW4taXMteGJveC1nYW1lLS8yMzAwLTY0NTI4OTcvNa verdade, o nome da estratégia de console de próxima geração da Microsoft é oficialmente chamado apenas de "Xbox" e o rótulo "Series X" é o nome do modelo específico. Você pode pensar nisso como o iPhone - há o iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone SE e iPhone XR que vivem sob a proteção do iPhone.

Para o Xbox, não vejo o anúncio de um Xbox mais barato da próxima geração como uma questão de se, mas quando. O chefe do Xbox, Phil Spencer, disse à GameSpot que pode lançar SKUs adicionais do Xbox da próxima geração, e estou apostando que Lockhart é um deles. "Obviamente, o nome 'Séries X', nos dá liberdade para fazer outras coisas com esse nome para que possamos criar descritores quando precisarmos", disse Spencer em dezembro de 2019, quase confirmando que vários consoles Xbox de próxima geração estão chegando.

Faz sentido que não tenhamos ouvido nada oficial sobre a máquina Lockhart ainda porque a Microsoft, compreensivelmente, quer se concentrar em seu modelo mais poderoso para liderar o caminho. É fundamental que a Microsoft se concentre neste novo console, em vez de outra opção, porque promover a máquina mais poderosa dá à Microsoft a capacidade de ir de igual para igual com o PlayStation 5. Essa é uma parte fundamental da estratégia da Microsoft nesta geração, enquanto tenta contornar as dificuldades da era Xbox One.

Há meses que se informa que o Lockhart é um console real, mas as fontes ainda não confirmaram se a Microsoft realmente planeja lançar o sistema ou se é apenas uma ideia neste estágio. Como é típico, os planos podem mudar e geralmente mudam, e a pandemia de COVID-19 pode ter levado a ajustes adicionais no plano.

O que sabemos é que a visão da Microsoft para o Xbox é dar opções aos jogadores. Atualmente, você pode comprar jogos imediatamente, assinar o Xbox Game Pass para ter uma experiência à vontade no estilo Netflix, transmitir jogos com o xCloud e jogar no Xbox e PC com salvamento e progressão cruzada. Nesse sentido, a Microsoft tem visão de futuro e é amigável ao consumidor. O próximo passo poderia ser oferecer um Xbox de próxima geração mais barato com alguns recursos removidos, mas ainda permanecendo como uma opção atraente.

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1lc3BvdDEuY2JzaXN0YXRpYy5jb20vdXBsb2Fkcy9vcmlnaW5hbC8xMTc5LzExNzk5OTExLzM2ODQ2NDctc2NyZWVuJTIwc2hvdCUyMDIwMjAtMDYtMTElMjBhdCUyMDkuMDIuNDMlMjBhbS5wbmc=

Nem todo mundo precisa ou quer a máquina de especificações mais altas, e o preço esperado de US$ 500 do Series X pode estar fora do alcance de uma parte da multidão de jogadores, especialmente saindo da pandemia COVID-19. É aqui que o sistema Lockhart poderia preencher a lacuna.

A Microsoft está neste caminho de oferecer variedade e opções há mais de uma década. Em 2009, o chefe de marketing do Xbox, Aaron Greenberg, falou sobre como a solução única para todos não era mais viável. Greenberg disse à Eurogamer na época:

Existem diferentes grupos de consumidores que desejam diferentes níveis de experiência em diferentes faixas de preço. Uma grande parte disso é ter um console no mercado com um preço de mercado de massa. Os consumidores que são novos na experiência, ou que desejam uma experiência mais casual, não precisam pagar um prêmio pelos recursos que provavelmente nunca usaria.

É interessante relembrar esta entrevista de hoje porque essa tendência continuou com a era do Xbox One. A Microsoft ofereceu todos os tipos de opções - o Xbox One, o Xbox One S, o Xbox One S All-Digital Edition e o Xbox One X. É lógico que esse continuará a ser o caso para a próxima geração de Consoles Xbox que estreiam com o Series X este ano.

Com o preço mais baixo, o console Lockhart não oferecerá os mesmos recursos ou capacidades que seu irmão superdimensionado. Relatórios não confirmados afirmam que o Xbox Lockhart terá um SSD e se concentrará em jogos com resoluções de até 1440p em vez de 4K, como pode ser o caso no Series X. The Verge relatou que Lockhart terá uma CPU de próxima geração, mas apresentará velocidades de clock mais lentas do que o Series X. Além disso, a Microsoft está planejando retirar a unidade de disco no console Lockhart, não muito diferente do experimento do Xbox One S All-Digital Edition. Nenhum desses detalhes foi confirmado, mas aposta é que ele terá especificações comparativamente mais fracas do que o Series X para facilitar o ponto de preço mais baixo.

O console Lockhart pode não ter todos os recursos do Series X, mas isso é totalmente bom porque o preço é o fator mais importante para as vendas no mercado, especialmente durante os períodos de compras de Natal. De qualquer forma, os consoles mais poderosos da Microsoft nunca vendem o melhor. Na era do Xbox One, a Microsoft lançou o Xbox One X mais poderoso - o console mais poderoso até hoje - sabendo muito bem que não seria o mais vendido na família de consoles Xbox. Phil Spencer disse ao Gizmodo que estava lançando o Xbox One X para dar às pessoas a opção de ter o console mais rápido e poderoso se quisessem, enquanto o Xbox One S de preço mais baixo seria o líder de mercado em termos de vendas. Spencer disse:

Vamos vender mais Ses do que Xes, sem dúvida. Mas a pessoa que joga muito está procurando a melhor experiência e nós queríamos oferecer isso.

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1lc3BvdDEuY2JzaXN0YXRpYy5jb20vdXBsb2Fkcy9vcmlnaW5hbC8xMTc5LzExNzk5OTExLzM2ODQ2NTAtc2NyZWVuJTIwc2hvdCUyMDIwMjAtMDYtMTQlMjBhdCUyMDYuNDIuNTYlMjBwbS5wbmc=

Prevemos um futuro onde a ideia de uma “família de dispositivos” no mercado de consoles de videogame não seja novidade - já estamos lá, na verdade. A Microsoft vem fazendo isso há mais de uma década, e a Sony e a Nintendo também oferecem diferentes versões de seu hardware para atingir o público mais amplo. Fora dos jogos, a Apple já popularizou a ideia de uma "família de dispositivos" com seus vários modelos de iPhone que oferecem opções aos usuários dependendo do preço, velocidade e potência.

Com a ascensão dos serviços digitais e streaming, alguns se perguntam por quanto tempo os proprietários de plataformas continuarão fabricando consoles. Acredito que o hardware dedicado para jogos veio para ficar, pelo menos na próxima década. Os dados mais recentes mostram que 31% dos lares dos EUA não têm banda larga em 2020, então a Microsoft é inteligente ao adotar uma estratégia que dê opções aos consumidores. Isso já está acontecendo - a Microsoft atualmente vende consoles Xbox em diferentes faixas de preço e conjuntos de recursos. Não só isso, mas com o Xbox Game Pass e o xCloud, a Microsoft nem precisa mais que você compre um console.

Potencialmente complicando a situação do hardware em 2020 estão os problemas com a cadeia de suprimentos relacionados à pandemia COVID-19. Recentemente, Phil Spencer disse que antecipa que a Microsoft será "capaz de obter unidades suficientes" para o lançamento, mas não está claro aqui se ele está falando apenas sobre o Xbox Series X ou o fornecimento total para quantos sistemas ele possa vir. Quer o Xbox de próxima geração de preço mais baixo seja lançado ou não neste feriado com o Series X ou mais tarde, o console está chegando.

No perfil de Phil Spencer de 2019 da GameSpot, ele confirmou que a Microsoft quer dar aos jogadores todos os tipos de opções para a compra de seu console, e um sistema mais barato certamente faz parte desse plano. Spencer disse:

“O número de pessoas que estão realmente comprando um console a cada geração não está crescendo dramaticamente, se é que cresce. Em um ponto você tem que reconhecer que, ok, você não pode simplesmente começar com um único dispositivo. Você não pode simplesmente dizer, aqui está um Xbox. Vou vender este dispositivo para cada pessoa e é isso que eles vão continuar a jogar. Isso simplesmente não funciona. "

Particularmente não gostamos da ideia do sistema Lockhart mais barato acabar com a unidade de disco. Dadas as preocupações de banda larga mencionadas acima, um console sem uma unidade de disco pode não ser uma opção viável ou desejável para algumas pessoas. Não só isso, mas cortar a unidade de disco da única opção de Xbox de próxima geração de preço mais baixo não parece particularmente amigável para o consumidor para uma empresa que faz tanto na área de opções e escolha.

No Xbox One, é uma situação diferente. Enquanto o Xbox One S All-Digital Edition tecnicamente tem um preço tabelado menor em US$ 50 do que o Xbox One S que tem uma unidade de disco, o modelo S recebe descontos regulares para ficar mais perto do preço do All-Digital Edition. Isso dá às pessoas a opção de escolher, e seria triste ver isso ir embora com o Xbox de última geração. Nada está confirmado neste estágio, então teremos que esperar para ouvir mais da Microsoft sobre seus planos oficiais para um Xbox de próxima geração de preço mais baixo.

É potencialmente um fator decisivo para a estratégia da Microsoft é o que a Sony anunciou recentemente - um PlayStation 5 sem unidade de disco. O sistema possui a mesma potência do PS5 padrão, mas não possui uma unidade de disco. Se os rumores forem verdadeiros de que um modelo mais barato Xbox Series S da Microsoft sem unidade de disco tem especificações piores do que o Xbox Series X regular, isso pode representar um problema competitivo para o Xbox.

Os lançamentos de novos consoles são empolgantes - é divertido colocar as mãos em um novo hardware e inicializá-lo pela primeira vez. Mas a Microsoft não vai lançar nenhum exclusivo Xbox Series X nos primeiros 2 anos do console, então o hardware existente que você possui hoje vai rodar Halo Infinite, Assassin's Creed Valhalla e o suposto Call of Duty: Black Ops Cold War sem exigir de você um upgrade. Mas se você quiser comprar jogos de última geração, a Microsoft parece pronta para dar mais opções aos jogadores - e isso é ótimo.

Fonte: Gamespot
Syegrayn
Syegrayn
Usuário do Site, São Paulo, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque