Saga Halo | Do pior ao melhor

Saga Halo | Do pior ao melhor

Confira uma ranking com os 11 jogos da franquia
#Artigos Publicado por el_asesino, em

A série Halo não é apenas uma das franquias de jogos de tiro mais importantes de todos os tempos, mas também é a única que conseguiu salvar uma plataforma inteira. O Xbox original não tinha exatamente uma linha poderosa de jogos originais em seus primeiros anos. Com exclusividades sem brilho como Blinx: The Time Sweeper e Fuzion Frenzy , não havia muita razão para os jogadores pegarem o consolo- pelo menos, esse seria o caso se não fosse por Halo: Combat Evolved. O jogo original gerou incontáveis ​​livros, brinquedos, séries de televisão e, claro, sequências. Com 11 jogos diferentes divididos em vários gêneros, há muito o que jogar se você for um fã de Halo. Aqui estão todos os jogos da franquia classificados do pior ao melhor.

11. Halo: Spartan Assault

Metacritic: 70 (PC)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuNC5kaWdpdGFsdHJlbmRzLmNvbS9pbWFnZS9zcGFydGFuYXNzYXVsdC03MjB4NzIwLmpwZw==

Um jogo de tiro com visão isométrica em vez de um jogo em primeira pessoa, Halo: Spartan Assault foi projetado com os dispositivos móveis em mente e, como tal, simplesmente não é tão profundo quanto seus irmãos de console e PC. Você luta contra os Covenant em missões curtas, usando suas armas e granadas para eliminá-los e, embora contenha um dos personagens mais importantes de Halo 4 , não faz nada de interessante com a tradição ou jogabilidade da série. De certa forma, ele faz o seu trabalho, mas os ports para o Xbox e PC não são impressionantes.

10. Halo: Spartan Strike

Metacritic: 86 (iOS)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuMy5kaWdpdGFsdHJlbmRzLmNvbS9pbWFnZS9zcGFydGFuc3RyaWtlLTcyMHg3MjAuanBn

Talvez por causa da recepção morna ao Spartan Assault nos consoles, a Microsoft optou por não lançar o Halo: Spartan Strike no Xbox. É uma pena porque a sequência foi um jogo mais interessante.

Ele manteve a mesma perspectiva e loop de jogo básico de Spartan Assault , mas com os inimigos de Promethean em destaque e por ter ambientes mais variados, era um jogo mais ambicioso digno do nome de Halo. Infelizmente, o jogo não está mais disponível no iOS, mas ainda pode ser comprado no Steam.

9. Halo Wars 2

Metacritic: 79 (XONE)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuMi5kaWdpdGFsdHJlbmRzLmNvbS9pbWFnZS9oYWxvLXdhcnMtMi1jYW1wYWlnbi1hLW5ldy1lbmVteS1wcmVwYXJhdGlvbi03MjB4NzIwLmpwZw==

Quem diria que o Espírito de Fogo ainda seria importante tantas décadas após sua primeira missão? Em Halo Wars 2 - ambientado após os eventos de Halo 5 - a tripulação se vê jogada no meio de um conflito envolvendo um Brute desonesto que poderia ter implicações para todo o sistema solar.

Focando em diferentes elementos do universo Halo, mas ainda conectando-se ao enredo principal, Halo Wars 2 é essencial para fãs de longa data, mas oferece muito pouca inovação. A básica estratégia em tempo real simplificada permanece virtualmente inalterada, além de oferecer alguns novos modos multiplayer.

8. Halo Wars

Metacritic: 82 (X360)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuNy5kaWdpdGFsdHJlbmRzLmNvbS9pbWFnZS9oYWxvd2Fyc2RlLTcyMHg3MjAuanBn

O primeiro Halo começou sua vida como um jogo de estratégia em tempo real antes de ser moldado no jogo de tiro em primeira pessoa que conhecemos e amamos e, em 2009, a Ensemble Studios usou essa iteração como inspiração para Halo Wars.

Ocorrendo significativamente antes dos eventos dos outros jogos, Halo Wars segue uma nave chamada Spirit of Fire capturada em sua própria batalha com os Covenant. Você pode não apenas controlar espartanos em combate, mas também fuzileiros navais, unidades ODST e veículos, tornando-o um dos jogos mais agitados da franquia.

Halo Wars também foi um dos primeiros jogos de estratégia em tempo real a usar um gamepad com sucesso. Os controles foram simplificados e Halo Wars era um tanto simples em comparação com seus contemporâneos de PC, mas mostrou quanto potencial a série Halo realmente tinha.

7. Halo 3: ODST

Metacritic: 83 (X360)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuOS5kaWdpdGFsdHJlbmRzLmNvbS9pbWFnZS9oYWxvLTMtb2RzdC1zY3JlZW5zaG90LTcyMHg3MjAuanBn

Uma expansão autônoma para Halo 3 , Halo 3: ODST foi o primeiro jogo da série a não estrelar Master Chief. Em vez disso, os jogadores controlavam um membro da elite Orbital Drop Shock Troopers em um mistério investigativo em New Mombasa.

É diferente dos outros shooters e coloca mais ênfase na tática do que no caos total, mas ainda há muita oferta de chacina de alienígenas que você espera. ODST continha o modo multiplayer do Halo 3 em vez de incluir o seu próprio, mas incluía mapas adicionais e o modo Firefight também encontrado em jogos posteriores.

6. Halo 5: Guardians

Metacritic: 84 (XONE)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuMS5kaWdpdGFsdHJlbmRzLmNvbS9pbWFnZS9oYWxvLTUtZ3VhcmRpYW5zLTAwMDYtMi03MjB4NzIwLmpwZw==

Halo 4 parecia ter colocado a série no caminho certo, com um inimigo claro para a batalha e um conflito se formando dentro de Master Chief. Isso tornou tudo tão estranho que 343 escolheu tirar quase todo o foco do personagem e, em vez disso, colocá-lo no Spartan Locke, um recém-chegado que tentava levar o 'Mestre Chefão' à justiça.

É em Halo 5: Guardians que a história saiu dos trilhos especialmente, e nem sempre para melhor. Mas o design de missão variado e o melhor design de áudio e visual da categoria ajudaram a fazer valer a pena.

Halo 5: Guardians também viu as maiores mudanças no multiplayer, que usava um modo de mira para baixo para disparos mais precisos, bem como novas habilidades espartanas para alterar o curso de uma batalha. Ele trouxe o modo Warzone massivo, também, que incluiu veículos e personagens controlados por IA. Deixar os veículos fora do modo multijogador no estilo arena fez com que parecesse incompleto.

5. Halo 4

Metacritic: 86 (X360)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuOC5kaWdpdGFsdHJlbmRzLmNvbS9pbWFnZS90bWNjLWhhbG8tNC1zY3JlZW5zaG90LTYtNzIweDcyMC5qcGc=

343 Industries teve a tarefa impossível de desenvolver um novo jogo Halo depois que o estúdio original Bungie decreteou sua saída da franquia. A tarefa foi ainda mais difícil porque Halo 3 aparentemente terminou a história de Master Chief. Acontece que ainda havia muito o que contar na saga Reclaimer, e Halo 4 viu o veterano Spartan pousar em um misterioso planeta artificial onde ele iria encontrar os Covenant, bem como um novo tipo de inimigo chamado Prometheans. A campanha teve uma estrutura repetitiva, mas conseguiu mostrar um lado humano do John-117 que não tínhamos visto antes.

Claramente influenciado por Call of Duty, 343 teve uma abordagem diferente para o modo multijogador de Halo 4 , permitindo que os jogadores escolhessem suas armas iniciais. Parecia blasfemo, mas o excelente design de mapa de Halo 4 e o combate veicular ajudaram a torná-lo um jogo obrigatório, mesmo para aqueles que não costumam jogar jogos online.

4. Halo: Reach

Metacritic: 91 (X360)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuNi5kaWdpdGFsdHJlbmRzLmNvbS9pbWFnZS9oYWxvcmVhY2hiZXN0MzYwLTcyMHg3MjAuanBn

Depois de lançar Halo 3 e Halo 3: ODST , parecia que a Bungie estava pronta para deixar a franquia. Mais tarde trabalharia com Destiny, mas o estúdio tinha mais um jogo de antemão. Halo: Reach - um pre-sequel direto do primeiro jogo - foi uma tragédia em vez de uma história de vitória, mas conseguiu ser uma das campanhas mais fortes da série até o momento. O sacrifício da Noble Team e a "cobertura" do planeta titular prepararam o cenário para a própria história de Master Chief, e nunca esqueceremos aqueles momentos finais fúteis contra o poder esmagador dos Covenant.

Halo: Reach optou por um estilo de multijogador diferente de seus predecessores também, permitindo a personalização e poderes especiais de traje que mudaram drasticamente o fluxo de uma partida. Bloquear sua armadura temporariamente pode torná-lo impermeável a danos e até mesmo capaz de destruir um tanque infeliz. Uma opção robusta do Forge também tornou a criação de mapas e modos personalizados muito fácil. Quem não ama Grifball?

3. Halo 3

Metacritic: 94 (X360)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuNi5kaWdpdGFsdHJlbmRzLmNvbS9pbWFnZS9oYWxvLTMtZ2FsbGVyeS03MjB4NzIwLmpwZw==

"Termine a luta." O slogan foi gravado na mente dos fãs de Halo por meses antes do lançamento de Halo 3 . Foi o culminar de anos de acúmulo e conflito, com a guerra entre o Pacto e a humanidade finalmente chegando a algum tipo de conclusão.

A Bungie não decepcionou, com uma das campanhas mais emocionantes e intensas de toda a série, embora com menos consistência em todas as missões do que qualquer um dos jogos anteriores... poderíamos ter concluído sem as seções Gravemind.

O multijogador competitivo de Halo 3 foi um bom motivo para os proprietários de PlayStation 3 e Wii ficarem com ciúmes. Foi construído com base nos dois primeiros jogos, adicionando novas armas e uma excelente seleção de mapas. Seus sucessos foram, no entanto, ligeiramente prejudicados pelo lançamento de Call of Duty 4: Modern Warfare menos de dois meses depois, e essa rivalidade continuou anos depois.

2. Halo 2

Metacritic: 95 (XBOX)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuNS5kaWdpdGFsdHJlbmRzLmNvbS9pbWFnZS90bWNjLWhhbG8tMi1hbm5pdmVyc2FyeS1zY3JlZW5zaG90LTctMi03MjB4NzIwLmpwZw==

A Bungie poderia ter feito uma sequência simples de Halo: Combat Evolved e os fãs provavelmente teriam ficado satisfeitos. Em vez disso, o estúdio optou por um jogo ainda mais ambicioso que se concentrava na guerra civil que fermentava dentro das fileiras do Covenant.

Por cerca de metade do jogo, você controlaria o Master Chief, mas a outra metade foi gasta como o guerreiro Covenant "Elite" conhecido como Arbiter. Encoraja os jogadores a repensar o conflito e quem foi o responsável por ele continuar.

Halo 2 pode ter sido ainda mais um marco para o Xbox do que o jogo original porque foi o primeiro a utilizar o Xbox Live. Com o poder da Internet, os jogadores podem fragmentar uns aos outros ao redor do mundo, e eles têm feito isso com sorrisos em seus rostos desde então.

1. Halo: Combat Evolved

Metacritic: 97 (XBOX)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuNC5kaWdpdGFsdHJlbmRzLmNvbS9pbWFnZS90bWNjLWhhbG8tY2UtYW5uaXZlcnNhcnktc2NyZWVuc2hvdC00LTcyMHg3MjAuanBn

O jogo original definiu toda uma geração de jogadores, e por um bom motivo. Halo: Combat Evolved foi o raro jogo de tiro em primeira pessoa que colocou tanta ênfase em seu universo e narrativa quanto em seu multiplayer competitivo, dando a ambos os tipos de jogadores algo para viver.

A campanha de Halo começa com uma desastrosa fuga de emergência para o anel titular e rapidamente evolui para um mistério em torno do conflito em curso com os Covenant e o Dilúvio ao estilo zumbi. Sua missão final é uma das mais emocionantes em todos os jogos, culminando em uma sequência de fuga em alta velocidade.

Se os modos de campanha não fossem sua praia, no entanto, você poderia ficar com o tremendo modo multiplayer local. As batalhas do "Blood Gulch" podem começar no início da manhã, com amigos se espetando com granadas e atropelando com tanques Scorpion. Halo: Combat Evolved era mais do que apenas o maior jogo do Xbox - era o Xbox.

el_asesino
el_asesino

"As pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porém tendem a odiá-la quando as confronta." – Santo Agostinho

Moderador do Site
Publicações em Destaque