O novo Microsoft Flight Simulator esteve em desenvolvimento por mais de 7 Anos
As vésperas de seu lançamento que será realizado amanhã, a Microsoft junto da Protocol deu uma longa entrevista detalhando todo o estado de desenvolvimento de seu ambicioso Microsoft Flight Simulator, agora produzido pelas mãos da Asobo Studio.
Este grande projeto é o resultado de uma colaboração entre Microsoft, Bing, Azure IA, Havok Physics, Turn 10 Studios, Asobo Studio, Microsoft HoloLens, Vexcel Imaging, Blackshark e Photosynth.
O orçamento total do jogo não foi divulgado, apesar da Asobo Studio ter dito que foi o projeto mais caro já produzido pelo estúdio, na qual levaram mais de 7 anos (2013 á 2020) em desenvolvimento, e contaram com toda a Liberdade Criativa possível do Xbox para isso.
Como noticiamos mais cedo, o jogo já conquistou a Crítica Especilizada no geral, com o jogo atingindo MetaScores de 93 e 94, além de 100% da Recomendação Geral.
Indo por partes, cada uma da Tecnologias e Implementações do jogo foram:
- Asobo Studio (Empresa Desenvolvedora)
- FTech Engine (Motor Gráfico usado no jogo, cedido pela Turn 10)
- Azure IA (Criação em Escala 10X do Mundo)
- Havok Physics (Física do jogo)
- Bing (Dados via Satélite para o Mapa, Detalhamento e Vegetação)
- HoloLens (Para o futuro suporte ao VR e AR do jogo)
- Vexcel Imaging (Modelos e Imagens da Terra em formato a Laser)
- Blackshark (Fotogrametria, Suporte ao VRS e Ray-Tracing)
"Mas o verdadeiro salto em frente, o que torna o Flight tão poderoso para nós da Asobo e a Microsoft, é como integramos muitas camadas diferentes de tecnologia avançada para criar uma experiência de consumidor nova e fácil de usar que verdadeiramente não tem competição", diz Jörg Neumann, da Asobo.
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A Microsoft não tinha fotogrametria detalhada para todo o planeta, entretanto, ela teve que usar imagens de satélite proprietárias, além da fotografia aérea tradicional.
Foi aí que entrou uma empresa chamada Blackshark, em Graz, Áustria. Acontece que a tecnologia de câmera do Bing foi desenvolvida em uma universida de lá e a cidade é o lar de uma comunidade de cientistas da visão.
Blackshark inicialmente abordou Neumann com uma proposta para fazer um jogo sobre corrida de drones nos Alpes. Neuman não estava interessado em um jogo de drones, mas definitivamente estava interessado nos Alpes.
Após isto, a Blackshark uniu-se a Turn 10 Studios, se tornando co-desenvolvedores da Asobo Studio no Flight Simulator.
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Nesse ínterim, Neumann foi à Suíça para se encontrar com alguns nerds hardcore do clima sobre como incorporar seus modelos ao produto.
A equipe também aproveitou a tecnologia do projeto descontinuado Photosynth da Microsoft, que gera modelos 3D a partir de fotos 2D.
Os algoritmos e dados, incluindo OpenStreetMap, foram então alimentados na vasta nuvem de computação Azure da Microsoft para gerar o modelo de 2,5 Peta-Bytes do Flight Simulator, que inclui 2 Trilhões de árvores, 1,5 Bilhões de edifícios (você provavelmente pode encontrar sua casa), 117 Milhões de Lagos e quase todas as estradas, montanhas, cidades e aeroportos do planeta.
O Azure é usado não apenas para gerar os dados, mas também para entregá-los aos jogadores. Nenhum computador pessoal poderia conter todas essas informações, então o Flight Simulator transmite informações geográficas, meteorológicas e de tráfego aéreo do mundo real para os usuários enquanto eles jogam. (Também existe um modo offline menos detalhado).
"O Flight Simulator é uma coisa viva e respirável que nunca foi possível antes."
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Microsoft Flight Simulator será lançado amanhã, 18 de Agosto, para o Windows 10, e chegará exclusivamente para os consoles Xbox One e Xbox Series X neste final de ano.
Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.
Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.