Xbox e Sony estão jogando um jogo de Gato e Rato

Xbox e Sony estão jogando um jogo de Gato e Rato

E isso não é bom para as duas e para o consumidor
#Artigos Publicado por meganinja, em

O evento de ontem do Xbox, apesar de ter sido um dos melhores desta temporada de anúncios, mostra uma constatação triste, mas real, sobre a nova geração dos video games: A que tanto Microsoft e Sony estão se segurando demais para não revelar tudo o que eles planejam, para evitar que a concorrente não consiga contra atacar.

Para começar, a Microsoft parece querer evitar que 2013 aconteça novamente com ela, aonde não só o anuncio do Xbox One foi catastrófico (tão catastrófico que é só você ir no youtube e pesquisar e3 2013 e vai ver muito disso), mas tambem o fato, que, por ter revelado o preço primeiro, a Sony pode facilmente anunciar um preço mais baixo e de mais atratividade para o PS4, acabando com qualquer possibilidade de um lançamento positivo do Xbox One.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9nNHpKZV9RVTZjSS9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Aquilo marcou a mente de todos da MS, e ao que parece, todos parecem estar ainda com esse sentimento, já que, mesmo há apenas poucos meses antes do lançamento de seu próximo console, a MS ainda não soltou nada do que se desrespeito ao preço e muito menos sobre os projetos que TODOS os estúdios estão trabalhando, o que não havia acontecido em 2013.

Isso pode ser até mesmo irritante, mas antes de reclamarem da MS nos comentários, sabiam que os do outro lado tambem pensam muito no passado... de varias maneiras alais....

RXhhQVlJS3NEQkk=

Em 1995, a Sega havia lançado tudo que havia planejado para o Sega Saturn, desde o preço, até mesmo a line-up de jogos, estava tudo pronto para um lançamento que poderia mostrar mais uma vez a força da Sega sobre a Nintendo... até que a Sony decide anunciar seu console por quase metade do preço do Saturn, em um passo que foi considerado por todos como o momento que a decadência da Sega começou...

Isso foi há 25 anos atrás, mas na Sony serve como um primeiro lembrete que, quando seu rival tem mais dinheiro e condições de lhe superar, a melhor maneira é de ficar quieto.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnJlZGQuaXQvajZydmM5aG9mZjAzMS5qcGc=

O segundo lembrete foi em 2005, indo na onda do sucesso esmagador do PS2 (que ainda estava muito no auge naquela época e ainda iria durar por grande parte da sétima geração, mesmo sendo um de sexta), A Sony decide meter o louco e lançar o PS3 caro, pesado, sofisticado demais e com um controle no mínimo bizarro, isso não agradou em NADA os fans, dando uma boa oportunidade para a Microsoft botar seu investimento bilionário em ação, deixando o 360 mais barato e com jogs mais robustos, chegando até mesmo a botar dinheiro em exclusivos Japoneses pra plataforma, e pra aumentar o pesadelo da Sony, a Microsoft conseguiu (graças a esse investimento) lançar o console há um ano antes do PS3.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZGlzY29yZGFwcC5jb20vYXR0YWNobWVudHMvNjY1MjI1NzMzOTk5ODIwODE0LzczNjE2ODA5MDAwNTUzNjc4OC91bmtub3duLnBuZw==

Resultado foi que, em meados de 2008, o 360 conseguiu vender O DOBRO do numero de unidades vendidas do PS3 nos EUA e tirou boa parte do mercado Japonês para si (quase 1m), o começo da geração foi um tamanho baque pra Sony que só pioraria com o lançamento do Wii, no fim, a mesma teve que remodelar o console e praticamente refazer do zero para poder fazer ele se sair melhor (e logo depois conseguir vender mais do que a MS graças as falhas do final da era do 360 que tambem levaram ao fracasso inicial do One).

Depois dessa lição de historia dos video games, você muito provavelmente deve estar se perguntando "e eu com isso? o que eu tenho haver com isso?", simples posso te responder com 4 letras: H-Y-P-E

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS96OVQ1ZG93LmdpZg==

Dizem que hoje em dia, o Hype é a coisa que realmente alimenta o mercado de video games, e é isso que as empresas estão buscando, elas querem ser a ultima que hypa mais, para que o hype da concorrente seja inferior, para que assim, na mente das duas, o console de um possa vender mais do que o da outra.

Só que o problema é que, com decepções atrás de decepções, os jogadores começam a ficar frustrados e começam a hypar menos e menos esses eventos, tornando a chance do tão sonhado hype supremo mais e mais impossível, e, em muitas vezes, fazendo que potenciais consumidores se afastem dos consoles.

A solução, muito provavelmente, seria arriscar tudo, jogar tudo pro alto e jogar as cartas na mesa, porem por conta desse passado (e a pressão interna das duas) as leva a jogarem o mais seguro possível, só esperando uma o erro da outra, uma lastima que infelizmente continuará a menos que mude.

Segundo Rumores, tanto a MS quanto a Sony terão eventos em Agosto e Setembro, eu espero (e provavelmente você tambem) que as duas empresas possam finalmente jogar todas as cartas na mesa, e assim garantir que o Hype não morra por diluição....

E você? o que acha desse receio das duas empresas? acha que isso terá um fim ou será frequente durante a geração?

-Mandem seus comentários aqui em baixo-

meganinja
meganinja

"Eu sou apenas um ninja de passagem. Lembre-se disso!"

Designer por Profissão, Analista e Reporter por Hobbie

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque