Top 10 jogos marcantes do PlayStation 1

Top 10 jogos marcantes do PlayStation 1

Algumas das maiores jóias do primeiro console da Sony
#Artigos Publicado por Renatito, em

Após ter acordos rejeitados pela Sega e Nintendo, a Sony decidiu encarar sozinha o mercado de games, lançando em 1994 o seu primeiro console, o PlayStation. Foi ali que começou a trajetória de sucesso da Sony e presentou gerações com muitos bons jogos. O PS1 foi uma febre, sendo o primeiro console de mesa a ultrapassar a marca de 100 milhões de unidades vendidas. O videogame por ser barato e fácil de se programar, recebeu um apoio maciço das third parties, o que proporcionou um catálogo robusto para o aparelho, com jogos de todos os tipos e todos os gostos, agrandando tanto crianças, quanto adultos e adolescentes que estavam em busca de experiências mais maduras.

Por ser um console com tantos jogos bons, foi difícil montar este Top 10, com certeza cometerei injustiças e peço a compreensão de todos. Antes de começar a lista, quero deixar claro algumas regras que segui para montar este Top 10:

  1. Os jogos estão dispostos em ordem alfabética
  2. Não citei mais de um jogo de uma mesma franquia
  3. Nem todos os jogos são exclusivos
  4. Só citei jogos que joguei, fazer algo diferente disso seria desonestidade com vocês

Tendo isto bem claro, então vamos ao Top 10 jogos mais marcantes do PS1!

1 - CHRONO CROSS

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1lZmlsZXMuYWxwaGFjb2RlcnMuY29tL2JveGFydC9vcmlnaW5hbC9mcm9udC8xMDA1LTIuanBn

O JRPG do mesmo universo de Chrono Trigger com certeza é um dos melhores jogos do gênero para o PS1. Muito subestimado (acaba sendo ofuscado por Final Fantasy 7), o jogo pode não ter tido a atenção que merece, mas consegue entregar uma experiência fantástica em todos os sentido para quem o jogou. Ele tem a mesma pegada do Chrono Trigger: você pode ver os inimigos e a sua equipe no cenário, gráficos bonitos e parte sonora impecável. Os Dragões, os chefes, os inúmeros personagens que podem se aliar a você, tudo, tudo, tudo nele é muito memorável. Caso não tenha jogado, dê uma chance a esse game, você não irá se arrepender.

2 - CRASH BANDICOOT 3: WARPED

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1lZmlsZXMuYWxwaGFjb2RlcnMuY29tL2JveGFydC9vcmlnaW5hbC9mcm9udC81MTUtMS5qcGc=

O terceiro jogo do marsupial no PS1 talvez seja o mais emblemático. É o que tem mais fases variadas e o mais bem feito tecnicamente. Crash era um jogo que tinha a cara do PlayStation, tanto é que ele virou o mascote do console à época. A trilogia é muito boa, mas o terceiro game é o ápice da saga, entregando desafios no céu, na terra e no mar. A Activision remasterizou os três primeiros jogos para a atual geração de consoles, e graças ao bom pai ela vai lançar o Crash Bandicoot 4, sequência direta da trilogia original. Sai ainda este ano.

3 - CRASH TEAM RACING

IMAGEaHR0cHM6Ly9zZXJ2ZXIuZW11bGF0b3IuZ2FtZXMvaW1hZ2VzL3BsYXlzdGF0aW9uL2NyYXNoLXRlYW0tcmFjaW5nLXNjdXMtOTQ0MjYuanBn

Um jogo fabuloso de kart. Para muitos, foi o melhor jogo de kart de seu tempo (para mim também, desculpe Mario Kart 64), contando com gráficos bem coloridos, pistas diversificadas, personagens com características diferentes e um modo campanha muito bem bolado. Pense num modo campanha que dava gosto de jogar e fazer os 100%, pois ele contava com inúmeros desafios e chefes, fora o lance de você ter que dirigir pelo mundo do jogo para encontrar a próxima fase. Ele também contava com um modo batalha e podia ser jogado em split screen. A Activision também remasterizou esse jogo, proporcionando aos jogadores velhos e atuais reviverem esse clássico. CTR é um jogo completaço e divertido, sem mais.

4 - GRAN TURISMO 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXMubGF1bmNoYm94LWFwcC5jb20vM2NlMDYwNjQtYjU2ZS00NjQwLWI2ZDQtOWU1NWQ5MTQyNjE1LmpwZw==

O primeiro Gran Turismo foi um sucesso, mostrou que era possível trazer realismo para um jogo de corrida em console, e Gran Turismo 2 manteve o que deu certo, e melhorou o que podia ser melhorado. O jogo trazia as opções Arcade e Simulation, no qual a primeira tinha uma pegada mais casual, podendo escolher qualquer carro e pista, e a segunda sendo necessário obter as Carteiras de Motorista, exigindo mais habilidade do jogador. GT2 tinha belos gráficos para a época, uma jogabilidade bem realista para o seu tempo - ainda mais porque a maioria dos jogos de corrida daquele período eram bem arcades - com uma trilha sonora licenciada que se encaixava bem ao jogo. Até hoje lembro bem de sua intro, se quiserem conferir, cliquem aqui. Gran Turismo 2 foi o terceiro jogo mais vendido do PS1, perdendo apenas para Final Fantasy 7, e seu irmão mais velho, o Gran Turismo "1".

5 - METAL GEAR SOLID

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXMubGF1bmNoYm94LWFwcC5jb20vNTkwNmM4MTYtNTcyYi00YWZhLWFhZTAtN2M5MjQ5MDZhNDRjLmpwZw==

Joguei pouco Metal Gear Solid na época, achei complicado demais para mim. Foi jogando-o anos depois que percebi o quão ele era complexo (no bom sentido) e avançado para o seu tempo. A jogabilidade que te dava várias possibilidades, a trama profunda e madura, com sacadas bem inusitadas - como trocar o memory card na luta contra o Psycho Mantis - fazem de MGS um jogo distinto e ousado. Os gráficos eram bonitos, como todo Metal Gear de seu tempo, e a trilha sonora aparecia no tempo certo. Talvez ele tenha sido o responsável por popularizar os jogos stealth, e talvez ele não seria o mesmo sem Hideo Kojima. Outra coisa, será que algum dia veremos um Metal Gear Solid 6?

6 - RESIDENT EVIL 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9zbS5pZ24uY29tL2lnbl9wdC9zY3JlZW5zaG90L2RlZmF1bHQvMDItcmVzaWRlbnQtZXZpbC0yLTE5OThfbmV4NC5qcGc=

O primeiro Resident Evil soube ser um jogo tenso, que te deixa em desconforto o tempo todo num cenário meio claustrofóbico, que era a Mansão Spencer. Resident Evil 2 manteve essa pegada na delegacia, nela nos sentimos em perigo constantes, com uma sensação de estar num ambiente rodeado de inimigos. RE2 melhorou tudo do seu antecessor, com mais cenários, mais inimigos, mais possibilidades de gameplay e sem aquela intro que era motivo de chacota no primeiro jogo (apesar de gostar dela). Nele é introduzido o icônico personagem da saga Leon Scott Kennedy, e a não menos importante Claire Redfield. Os 3 primeiros jogos da franquia são muito bons, e definir qual é o melhor é um assunto que divide a todos. Fico com o 2 pois é nele que vemos pela primeira vez o Leon e o Licker, fora que consegue manter a sensação de claustrofobia e perigo do primeiro jogo. Todos são sensacionais, mas o 2 consegue acertar em tudo.

7 - SILENT HILL

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudmlkZW8tZ2FtZXMtbXVzZXVtLmNvbS9lbi9ib3hhcnQvUGxheXN0YXRpb24vMTIwMTFfZXVyLVNpbGVudC1IaWxsLmpwZw==

Clássico dos jogos de terror, foi o jogo que mais me deixou apavorado e tenso em toda minha vida. Ele conseguia pegar o jogador de surpresa em vários momentos, dando bons sustos, e ainda contava com uma trama envolvente que soube encaixar bem o sobrenatural. Silent Hill inspirou os jogos de terror que vieram depois dele e a franquia já marcou seu nome na história dos games. Uma pena que nunca mais tivemos uma continuação, mas caso um dia ela exista, vai ter que se reinventar, e ser tão inédito quanto foi o primeiro jogo. Nota para a trilha sonora composta por Keiichiro Toyama e Akira Yamaoka, que é um show à parte. Escute o icônico tema da franquia aqui.

8 - SPIDER-MAN 2: ENTER ELECTRO

IMAGEaHR0cHM6Ly9iZGpvZ29zLmNvbS5ici9jYXBhcy83MTk1LXNwaWRlci1tYW4tMi1lbnRlci1lbGVjdHJvLXBsYXlzdGF0aW9uLWNhcGEtMS5qcGc=

Um jogo de super herói e divertidíssimo que só foi possível ser do jeito que era graças às tecnologias presentes na quinta geração de consoles. Graças ao 3D, podíamos passear pela cidade mesmo que de forma limitada, subir em prédios, resolver puzzles inusitados e enfrentar os vilões clássicos da franquia Spider-Man com detalhes que só a tecnologia de três dimensões poderia proporcionar. Eu o considerava o melhor jogo de super herói até conhecer a franquia Batman Arkham, e o Marvel's Spider-Man do PS4 conseguiu honrar o game que ele foi. O cabeça de teia foi bem representado com dois ótimos jogos no PS1, com o segundo sendo o mais animal.

9 - TEKKEN 3

IMAGEaHR0cHM6Ly9zZXJ2ZXIuZW11bGF0b3IuZ2FtZXMvaW1hZ2VzL3BsYXlzdGF0aW9uL3Rla2tlbi0zLXNjZXMtMDEyMzcuanBn

Complicado definir o jogo de luta mais marcante do PS1, mas o conjunto da obra nos leva ao Tekken 3. O jogo era muito bem executado, com belos gráficos, personagens com movimentos plásticos e modelados somado a um bom gameplay. Tekken 3 foi extremamente popular em sua época e o quarto jogo mais vendido do PS1. Passei muitas horas jogando contra os meus amigos e jogando o modo Arcade para poder desbloquear novos personagens (no tempo que não era necessário passar o cartão de crédito para conseguir isso). Aposto que a maioria de vocês jogava com o apelão Eddy Cudo.

10 - WINNING ELEVEN 3

IMAGEaHR0cHM6Ly9yb21zZm9yZXZlci5jby93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOS8wOS8xMDI0My0zNDkwNi5qcGc=

Acredito que seja o jogo mais popular entre os brasileiros. Winning Eleven 3 foi o jogo de futebol definitivo para o PS1 e que os brazucas gastaram mais horas jogando em suas casas ou nos play times da vida. No Brasil ele recebia aquelas versões marotas que víamos desde o Super Nintendo, com clubes brasileiros e europeus, e com os nomes dos jogadores todos certinhos. Foi nele em que muitos colocavam o Roberto Carlos no ataque para soltar aquela bomba contra o gol adversário. Esse jogo deu muitas alegrias para todos nós.

MENÇÕES HONROSAS

CASTLEVANIA: SYMPHONY OF THE NIGHT

IMAGEaHR0cHM6Ly93YXRjaHVzcGxheWdhbWVzLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxMi8wOC9jYXN0bGV2YW5pYS1zeW1waG9ueS1vZi10aGUtbmlnaHQtcGFsLWNvdmVyLWFydHdvcmsuanBn

DINO CRISIS

IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL21lZGlhL0Q4SEh2aGNYVUFBenZOdC5qcGc=

FINAL FANTASY VII

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXJ2aWV3LmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOS8wOS9maW5hbC1mYW50YXN5LXZpaS1jb3Zlci1jbG91ZC1ib3gtYXJ0d29yay1wczEuanBn

MEGAMAN X6

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudmlkZW8tZ2FtZXMtbXVzZXVtLmNvbS9lbi9ib3hhcnQvUGxheXN0YXRpb24vMTY2MTlfZXVyLU1lZ2EtTWFuLVg2LmpwZw==

XENOGEARS

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXMubGF1bmNoYm94LWFwcC5jb20vYmNmMzk4NTEtMTE3NS00YTQ1LTg1NTgtY2M3Yjg5MTY0MDVhLmpwZw==

O que acharam da lista? Concordam ou discordam? Sei que vou provocar a ira de muitos por ter colocado Final Fantasy 7 apenas nas menções honrosas, mas fazer o que, o meu gosto pessoal acabou pesando na lista. Não deixem de participar e citem os jogos que mais marcaram você no PS1. Tenham uma boa noite e nos vemos no próximo Top 10!

Renatito
Renatito #renatito91

Historiador e fã de Xbox

Sabe Muito, Recife
Publicações em Destaque