Sucesso dos eSports no Brasil envolve diversos fatores de naturezas diferentes

Sucesso dos eSports no Brasil envolve diversos fatores de naturezas diferentes

Cada vez mais comum que grandes empresas e inclusive celebridades invistam nesse setor, o que vem fazendo com que os jogadores profissionais de eSports ganhem cada vez mais prestígio
#Análises Publicado por Allan Kardec, em

Um fato indiscutível atualmente é o sucesso que os eSports estão fazendo no Brasil, já que esse ramo ganhou espaço inclusive em programas esportivos tradicionais da TV aberta brasileira, caso do Esporte Espetacular, da Rede Globo, com o quadro "Start" sendo especialmente dedicado ao tema.

Atualmente, é cada vez mais comum que grandes empresas e inclusive celebridades invistam nesse setor, o que vem fazendo com que os jogadores profissionais de eSports ganhem cada vez mais prestígio. Por isso, confira abaixo algumas das razões para o sucesso dos eSports no Brasil.

O crescimento do mercado de entretenimento online

O mercado de entretenimento online tem ganhado cada vez mais espaço por conta das diversas opções que oferece, visto que é possível desfrutar de uma grande gama de possibilidades diretamente do conforto da sua casa. Os eSports fazem parte desse desenvolvimento tecnológico que tem transformado o mercado do entretenimento. Muitas pessoas atualmente lotam estádios para assistir aos seus ídolos jogarem, entre outros, modalidades como League of Legends, o que faz com que, nesse sentido, seja possível inclusive traçar um paralelo entre eSports e futebol.

Esse desenvolvimento da indústria do entretenimento também tem se dado em outras áreas, com tecnologias como a de streaming revolucionando a forma como nos divertimos. Plataformas como a Netflix, por exemplo, oferecem aos assinantes grande quantidade e variedade de filmes e séries por meio do pagamento de um plano mensal. A empresa disponibilizava inclusive um serviço de avaliação gratuita por 30 dias, mas no início do ano foi anunciado que outras formas de atrair clientes seriam implementadas, o que levou ao cancelamento do mencionado período de avaliação. Além disso, o mercado de jogos online vai muito além dos eSports. O game Minecraft, por exemplo, cujo aplicativo está no Google Play, permite que você defenda seu território e que construa casas e castelos. Existem também plataformas de cassinos online que têm se destacado com o desenvolvimento do mercado de entretenimento via internet. Além de modalidades clássicas como blackjack e roleta, esses serviços costumam disponibilizar de forma gratuita a possibilidade de jogar nos mais diversos caça-níqueis, com temas que vão de mitologia até as clássicas slots de frutas. Plataformas de streaming de música como o Spotify também são um exemplo de como está cada vez mais fácil se divertir pela internet, visto que permitem que você escute inúmeras músicas por meio do pagamento de um plano mensal. De acordo com notícias recentes, o Spotify talvez adicione em breve aos recursos já existentes uma aba para a exibição de videoclipes juntamente com as músicas. Tudo isso somente demonstra como o crescimento do mercado de entretenimento online é um fator determinante para o impulsionamento do setor de eSports em nosso país.

Jogos e plataformas de streaming com qualidade cada vez melhor

O número de jogos e de plataformas de streaming de games ligados aos eSports tem crescido muito ao redor do mundo, e alguns dos streamers mais populares são brasileiros. Felipe "YoDa" Noronha é um desses exemplos. O jogador se dedica à modalidade League of Legends e atua como streamer na plataforma Twitch TV, uma das mais renomadas no mundo dos eSports.

Para além da Twitch, outras plataformas estão sendo desenvolvidas por alguns dos "gigantes" da tecnologia mundial, sendo o Google Stadia um dos exemplos que podemos mencionar. Com ele, será possível acessar diversos jogos e fazer transmissões ao vivo diretamente no YouTube. Infelizmente ainda não há previsão de lançamento da plataforma no Brasil, mas quando for disponibilizada no país ela certamente atrairá ainda mais a atenção do público geral para o mundo dos eSports.

Dentre os jogos mais populares entre os brasileiros no mundo dos eSports está o já mencionado League of Legends, cuja popularidade é tão grande que times como Flamengo e Santos possuem equipes próprias. O objetivo desse game é que cada time destrua o nexus, uma espécie de fonte de poder, da equipe adversária. Além disso, existem outros jogos muito populares no Brasil, como é o caso do Counter-Strike: Global Offensive, ao qual se dedicam times como FURIA e INTZ eSports Club.

Altos investimentos na área

Outra razão pela qual os eSports são tão populares é a quantidade de investimentos que tem sido realizada nesta área. Conforme já mencionamos anteriormente, times como Flamengo e Santos possuem equipes próprias e empresas como Google têm investido em plataformas de streaming para games.

Um dos famosos brasileiros que investiram nessa área é o ex-jogador de futebol Ronaldo, que entrou de sócio em uma equipe bastante tradicional dos eSports, a CNB. Recentemente, outro famoso jogador de futebol brasileiro, Daniel Alves, investiu na criação da Good Crazy, projeto ligado à área de eSports que pretende ter diversas equipes brevemente.

O sucesso desse mercado tem feito com que cada vez mais empresas queiram patrocinar as equipes a ele relacionadas. Marcas do calibre da Coca-Cola entram na onda também. A empresa patrocinou um evento de iRacing da Nascar, associação automobilística estadounidense. No Brasil, a equipe FURIA, por exemplo, tem patrocínio da Clear Shampoo.

Como vimos, são inúmeras as razões para o sucesso dos eSports no Brasil, sendo uma das principais delas o desenvolvimento da tecnologia, que faz com que cada vez mais pessoas se tornem aficionadas por esse ramo.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Sempre por aqui indicando um joguinho interessante ou desconhecido. Segue eu!

Administrador do Site, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque