RDR2 possui desempenho superior em Linux em relação ao Windows 10

RDR2 possui desempenho superior em Linux em relação ao Windows 10

Combinado com uma GPU AMD
#Tecnologia Publicado por Char, em

O Windows ainda é o melhor sistema operacional para jogos devido ao amplo suporte ao desenvolvedor (software e hardware) e ao grande número de jogos disponíveis. Os jogos no Linux melhoraram aos trancos e barrancos ao longo dos anos. Alguns jogos até rodam mais rápido no Linux do que em um PC com Windows, como demonstra um recente benchmark de Red Dead Redemption 2 no YouTube.

É uma exceção. Os jogos para PC geralmente rodam mais rápido no Windows do que no Linux, e não o contrário. Isso pode ser visto em várias comparações de desempenho conduzidas pela Phoronix, por exemplo. Há um em que o site opõe o Windows 10 contra o Ubuntu com três placas gráficas da Nvidia, incluindo uma GeForce RTX 2080 Ti. Windows ganha com facilidade. O mesmo vale para outra comparação de benchmark usando o hardware Radeon (RX 580 e Vega 64).

Os resultados são semelhantes em outra comparação do ano anterior, em que "o desempenho no Linux era apenas de 60 a 70% do desempenho do Windows 10". As coisas ficaram um pouco mais confusas em um teste recente de um laptop Ryzen com gráficos Vega, mas ainda assim favoreceram o Windows 10 em configurações de qualidade superior.

Mas o Linux nem sempre é o perdedor nesses testes. No ano passado, Jason Evangelho, da Forbes, comparou o desempenho dos jogos no Windows 10 com o Pop OS (uma distribuição Linux). E os resultados dos testes de Red Dead Redemption 2 obtidos pelo FlightlessMango no YouTube (via OC3D) são interessantes porque o Linux sai à frente por uma ampla margem. Dê uma olhada:

NlJmSm9IMU42SVE=

O sistema de teste consistia em um processador Intel Core i7 8700K, 16 GB de RAM e uma placa de vídeo Radeon Vega 56, tudo em uma placa-mãe Asus ROG Strix Z370E Gaming.

FlightlessMango usou o Proton para ativar RDR2 no Linux. O Proton é uma camada de compatibilidade baseada em um fork do Wine, desenvolvida pela Valve para permitir a execução de jogos exclusivos do Windows no Steam no Linux.

O benchmarker usou três pacotes diferentes de drivers de GPU no Linux e comparou o desempenho de cada execução com o desempenho do jogo no Windows usando o Vulkan e o DirectX 12.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ubW9zLmNtcy5mdXR1cmVjZG4ubmV0L1BreFhibWhBV2lwTks5U2h3Vlh3VW4tNjUwLTgwLmpwZw==

Os resultados do benchmark mostram o RDR2 usando a API Vulkan sendo mais rápido no Linux do que as versões Vulkan ou DirectX 12 no Windows 10. Na maior lacuna, há uma diferença de 10 frames por segundo, com cerca de 14% de vantagem a favor do Linux.

Uma das pessoas que comentou o vídeo afirma que "os resultados do benchmark imitam o que obtive no Far Cry 5 usando uma RX 5700", com o desempenho um pouco melhor no Linux em comparação ao Windows 10.

Isso é interessante, mesmo que relativo. Aliás, Linus Tech Tips também recentemente deu uma olhada nos jogos no Linux e descobriu que a experiência está melhor do que nunca, embora ele não tenha mergulhado em comparações de benchmark.

NlRfLUhNa2d4dDA=

Red Dead Redemption 2 já está disponível para PC via Epic Games Store, Rockstar Games Launcher e Steam.

Fonte: Pcgamer
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Publicações em Destaque