F1 2020: os aumentos de desempenho podem fornecer 60fps em todos os consoles?

F1 2020: os aumentos de desempenho podem fornecer 60fps em todos os consoles?

Digital Foundry: "Melhor jogo de Fórmula 1 da Codemasters até agora".
#Tecnologia Publicado por ☠ Ayrton Senna, em

A série de Fórmula 1 tem recebido atualizações ano após ano. Desde o trabalho dos desenvolvedores da Codemasters em colocarem sublimes luzes HDR e volumétricas até o novo modo de carreira de formação de equipes da F1 2020, sempre há um passo à frente. O que não é tão amplamente explicado sobre 2020, porém, são as atualizações técnicas: para as pistas, os carros e a engine Ego que alimentam tudo. A boa notícia é que, além das mudanças gráficas desta vez, o desempenho é inquestionavelmente superior na edição deste ano - mas isso tem um custo?

Pelo menos olhando para as estatísticas básicas de renderização, não parece ser o caso. Todas as contagens de pixels do ano passado são deixadas como estão essencialmente, embora pesquisar na versão para PC dê uma idéia de como as opções funcionam nos consoles. O Xbox One, por exemplo, é sem dúvida o mais fascinante; está usando um alvo de 1080p, mas com reconstrução pesada para alcançá-lo. Como resultado, você obtém artefatos de checkerboard em qualquer movimento. É fácil captar imagens estáticas, embora, para ser justo, esses artefatos se combinem muito bem com um passe anti-aliasing temporal que a limpa em movimento. A combinação de checkerboard e TAA também é um grande recurso no PC; um verdadeiro economizador de desempenho, se necessário, com opções de resolução dinâmica que se abrem em um submenu acinzentado. Ele ainda permite que você escolha a meta de taxa de quadros - 30, 60 e além, além da agressividade da escala. São coisas realmente impressionantes, e eu esperaria que essas configurações fossem usadas nos bastidores do console também.

É um desafio identificar o número de resolução mais baixa no Xbox One, mas, por contexto, o PC permite reduzi-lo à escala de 50% do alvo. Essa é uma medida extrema, mas daria ao mecanismo flexibilidade para se ajustar a 19 carros de IA, chuva pesada e pistas complexas como o Mônaco. O que também está claro é que o Xbox One básico depende muito dessa reconstrução - mais do que qualquer outra versão -, enquanto os outros consoles mal mostram os mesmos artefatos, incluindo o PS4 base. A máquina da Sony atinge uma meta de 1080p como no ano passado, mas com muito menos ruído visível nas bordas em movimento, sugerindo que ela atinja 1080p nativamente com mais frequência. Caso contrário, o Xbox One X é novamente uma imagem de destino de 3840x2160 com potencialmente um uso mínimo de reconstrução para chegar lá. O PS4 Pro é muito semelhante à versão X, embora a resolução máxima seja de 3200x1800.

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A configuração da resolução permanece a mesma da edição de 2019, mas o mais curioso são os ajustes visuais. Há otimizações feitas em todos os aspectos, até a edição para PC. Tomando como exemplo o circuito de Mônaco, rico em detalhes, as árvores são completamente redesenhadas, parecendo um pouco menos complexas - mesmo no Xbox One X e PC nas configurações máximas. No Xbox base, os ajustes de LOD são evidentes para os edifícios à distância, enquanto, curiosamente, o modelo de reflexão do espaço na tela é atualizado e realmente aprimorado. Nos outros circuitos, os assets são menos amplamente atualizados, mas ainda são abordados. As mudanças de folhagem estão em vigor - estranhamente, a intensidade das luzes volumétricas é diminuída um pouco para as corridas noturnas, apenas em termos de brilho. O resultado é um jogo que, em grande parte, mantém a aparência de seus antecessores, mas com otimizações claras sob o capô para melhorar a maneira como ele escala para máquinas menos potentes. Felizmente, isso não é uma queda nos carros de IA para se adequar aos limites de CPU desses consoles básicos - as mudanças são sutis, puramente visuais, mas têm impacto no desempenho.

Há um olhar mais atento à imposição da taxa de quadros no vídeo incorporado acima, mas o ponto principal é que a série F1 é dinâmica em termos de carros visíveis, complexidade do circuito e condições climáticas - e isso pode causar problemas, pois os possíveis desafios de renderização empilhar. Mesmo em uma faixa 'mais leve', a adição de fortes chuvas na mistura poderia ver o Xbox One e até o PS4 Pro lutando para atingir o alvo a 60fps, o resultado final sendo visível, stutter e tearing.

O impulso de otimização da Codemasters é importante para resolver isso na F1 2020 e, embora a leitura não seja totalmente sólida (ainda há alguns mergulhos nos 50 fps), é uma melhoria clara e perceptível. O tearing é menos abundante e, no que diz respeito aos consoles bases, é ótimo ver a Codemasters dedicar tempo para ajustar a engine. Não é uma atualização uniforme no jogo, e o grid de largada ainda é um ponto problemático, mas é visivelmente melhor.

Olhando para os consoles bases, o PS4 ainda oferece uma imagem mais limpa e desempenho mais sustentado, mas a diferença diminuiu e a versão Xbox One ainda é um ótimo jogo para jogar. É tudo positivo para as máquinas base, enquanto os consoles aprimorados geralmente permanecem como estavam nas apostas de taxa de quadros. O 60fps foi facilmente alcançado no PS4 Pro e no Xbox One X no ano passado - com algumas exceções no Pro envolvendo a forte chuva. Olhando para esses pontos na F1 2020, quase não há uma única queda nesse número agora. No geral, essas duas versões eram as menos necessitadas de aprimoramento, embora seja curioso ver que a folhagem aprimorada das máquinas bases é mantida.

Existem muitos outros benefícios em jogar no Pro ou no X. Uma comparação direta entre os consoles do Xbox One confirma isso quando olhamos para os extremos da atual escada de poder dos consoles atuais. Você desfrutará de texturas de resolução mais alta comparadas às principais presets do PC. Há um melhor draw distance nas sombras, além de marcações nas estradas - o que faz sentido, dada a maior resolução. Além disso, há uma vida vegetal mais completa na beira de estradas de trilhas como a pista de Zandvoort - um pequeno enfeite que as deixa com mais folhas. Tudo isso tende a passar rapidamente durante uma corrida. Somente durante os sobrevôos introdutórios é que qualquer um desses detalhes se destaca. Estranhamente, as sombras parecem mais difusas no Xbox One X - mais suaves, pelo menos ao alcance. Ainda a maior divisão durante uma corrida continua sendo o lado da resolução; uma imagem de 1080p obtida através do checkerboarding à esquerda, contra um alvo de 4K à direita. Como você pode esperar, o PS4 Pro é essencialmente idêntico ao Xbox One X em termos de recursos - apenas move seu alvo para 1800p.

A evolução técnica da série F1 é constante, mas mostra que a Codemasters ainda está comprometida em dar prioridade às máquinas de geração atual e que a série está agora com melhor desempenho do que nunca, o que alguns podem dizer que é a parte mais importante de qualquer pacote de corrida. Ainda não há sinal de onde a equipe pretende ir para a transição da série para os consoles da próxima geração. A Codemasters buscará um modo de desempenho de 120fps, como a empresa prometeu para o Dirt 5? Veremos 4K a 60fps com Ray Tracing, como revelado no Gran Turismo 7 no PlayStation 5? Seria ótimo ver avanços semelhantes da Codemasters, mas no aqui e agora, como uma espécie de cisne para a geração atual, o F1 2020 vê o estúdio oferecer a melhor iteração do jogo até agora.

Fonte: Eurogamer
☠ Ayrton Senna
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River Raid, Enduro, Super Mario World, Top Gear e Street Fighter 2. O restante foi consequência.

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