Epic Games Store vs. Steam: The Numbers

Epic Games Store vs. Steam: The Numbers

EGS superou várias plataformas em dois anos de existência
#Artigos Publicado por Char, em

A Epic Games Store existe há alguns anos, enquanto Steam passou mais de uma década para se tornar o maior mercado digital de jogos para PC. O Steam desfrutou de uma estatura exclusiva que nunca permitiu que nenhuma outra plataforma semelhante sequer pensasse em competir nos mesmos níveis. No entanto, a Epic Games Store agora fez o impossível. A nova loja digital conseguiu produzir números que quase ninguém esperava com toda equidade.

Total de jogadores registrados do Steam e da Epic Games Store

Steam supostamente ultrapassou 1 bilhão de contas registradas em abril de 2019, um mês após a Epic Games Store ter ultrapassado 85 milhões de contas registradas. Ambos os marcos foram obviamente impressionantes à sua maneira. Este último, apesar de ter mais importância, porque a Epic Games Store atingiu esses números em menos de quatro meses após o lançamento.

Em janeiro de 2020, a Epic Games confirmou oficialmente que seu mercado digital acumulava 108 milhões de contas registradas. No mesmo mês, foi descoberto que o Steam tinha 667,7 milhões de contas registradas. O relatório do bilhão anterior foi baseado em como as contas do Steam são criadas sequencialmente; até a remoção de quase 2,5 milhões de contas, o que significa que elas nunca foram criadas ou excluídas.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uc2VnbWVudG5leHQuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzA3L2NoYXJ0LTEuanBn

Observe que o número de contas registradas nunca é indicativo do número de jogadores ativos. Essas contas registradas sempre incluem um número decente de contas inativas, alternativas ou de bot.

Total de jogadores ativos do Steam e da Epic Games Store

Steam registrou oficialmente um número médio de 90 e 95 milhões de jogadores ativos mensais em 2018 e 2019, respectivamente. A Epic Games Store evitou revelar seu número ativo de jogadores até recentemente, quando o mercado digital foi oficialmente confirmado como tendo ultrapassado 61 milhões de jogadores ativos mensais.

Além disso, em março de 2020, Steam atingiu um pico recorde de mais de 22 milhões de usuários simultâneos em um único dia, que também incluía usuários que estavam conectados a seus clientes, mas não estavam jogando. No mesmo mês, porém, o Steam atingiu um pico recorde de mais de 7,25 milhões de jogadores simultâneos jogando ativamente em um único dia. O último recorde mantido pelo Steam foi em janeiro de 2018, onde mais de 7,2 milhões de jogadores simultâneos estavam jogando ativamente em um único dia.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uc2VnbWVudG5leHQuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzA2L0NoYXJ0LTIuanBn

Por outro lado, em junho de 2020, a Epic Games Store registrou um pico médio de 13 milhões de usuários simultâneos. No entanto, não houve esclarecimentos se esses números incluem usuários que jogam ativamente ou não.

A realidade

A palavra média aqui é subjetiva para Steam e a Epic Games Store. Steam viu um enorme aumento na contagem de jogadores nos últimos meses devido a bloqueios globais e auto-isolamentos impostos a parte do COVID-19. A Epic Games Store provavelmente testemunhou o mesmo, exceto que a loja digital também realizou uma campanha lucrativa, apelidada de The Vault, que distribuiu vários jogos importantes de graça, como Grand Theft Auto V, Civilization 6, Borderlands: The Handsome Collection e Ark: Survival Evolved, com mais por vir.

Dizer que a Epic Games Store começou a enfrentar Steam seria imprudente. E diminuir a Epic Games Store, no entanto, também seria impulsivo. Steam continua sendo o rei dos mercados digitais de jogos para PC, devido ao seu imenso alcance, bem como jogos como Counter-Strike: Global Offensive, Dota 2 e PUBG.

A Epic Games Store possui Fortnite, que possui mais de 350 milhões de jogadores registrados. Também resta ver como a loja tenta manter sua base de jogadores, que vai além de ofertas monstruosas. Embora superar o Steam ainda seja um grande desafio, outros mercados digitais acabam de ver uma plataforma de dois anos deixá-los na poeira.

Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,