Digital Foundry: Halo 3 no PC entrega o melhor port do The Master Chief Collection até agora

Digital Foundry: Halo 3 no PC entrega o melhor port do The Master Chief Collection até agora

E versões anteriores foram corrigidas e atualizadas.
#Notícias Publicado por ☠ Ayrton Senna, em

O Master Chief Collection para PC adiciona outro jogo clássico às suas fileiras - e a chegada do Halo 3 traz um ótimo desempenho, o melhor suporte ainda para jogos com alta taxa de atualização e até algumas melhorias nos jogos existentes da coleção. Além do fato de um jogo realmente ótimo estar disponível para os jogadores de PC, o que eu particularmente gosto neste lançamento é que rodá-lo a 4K 60fps me proporcionou uma apreciação muito melhor de algumas das realizações técnicas do jogo original - elementos difíceis de se obter no game original do Xbox 360 sub-720p.

Embora eu definitivamente me lembre das manchas visuais do Halo 3 - como a modelagem de personagens e algumas de suas opções de animação, som e tecnologia de iluminação - ver o jogo novamente em maior resolução e taxa de quadros, serve para liberar os recursos originais das limitações técnicas do Xbox 360. Enquanto o console não possuía RAM substancial do sistema - certamente pelos padrões atuais - a Bungie resolveu isso usando muitos decalques e texturas de detalhes lado a lado em grande parte dos assets do jogo. No hardware atual de PC rodando com resolução 4K, muitos detalhes que você pode ter perdido são resolvidos - os arranhões no metal, por exemplo, ou as texturas de solo altamente detalhadas. Em uma inspeção minuciosa, fiquei até surpreso ao descobrir que o Halo 3 raramente usa uma forma de mapeamento de bump offset ou mapeamento de paralaxe rudimentar em algumas texturas. Tudo estava lá em 2007, escondido atrás de baixa resolução e filtragem anisotrópica turva - algo que não é um problema para a tecnologia atual.

Também existem algumas atualizações apropriadas nesta nova versão - como um controle deslizante do campo de visão e uma opção de gráficos aprimorada que fornece recursos visuais além da versão Xbox One do jogo. O Halo 3 não recebe uma remasterização completa como seus antecessores na Master Chief Collection, mas, semelhante aos outros ports de PC, você pode aumentar a distância de objetos estáticos e dinâmicos do mundo. Modelos dinâmicos, como cadáveres inimigos ou objetos menores, se distanciam ainda mais da câmera. Isso se aplica a elementos como grama também, mas mesmo a distância original padrão para grama não é exatamente ruim. Abaixo da opção gráfica original, você também tem um modo de desempenho, o que reduz ainda mais o draw distance a níveis muito próximos da câmera - útil se você tiver um PC particularmente antigo.

dnBrQUpFT0xCeGs=

Se você está limitado por GPU, passar do aprimorado para o original aumenta o desempenho em cerca de quatro por cento e o modo de desempenho, com todos os seus cortes para traçar distância, aumenta o desempenho em 17% sobre a configuração aprimorada. Esse efeito geralmente é mais transformador no desempenho da CPU, que testei jogando o jogo em 720p e deixando a GPU subutilizada. Aqui, a mudança dos gráficos aprimorados para os originais aumentou o desempenho em 24% na CPU e desceu ainda mais do modo aprimorado para o desempenho, aumentando o desempenho da CPU em 55%. No entanto, Halo 3 é um título muito leve no CPU - um Ryzen 9 3900X entrega acima de 400fps mal tocando a maioria de seus núcleos, então eu suspeito que qualquer CPU moderno abrirá caminho neste jogo.

Contanto que você tenha suporte ao DX11, o requisito da GPU também é mínimo, a ponto de nossos gráficos mainstream ficarem firmes - o GeForce GTX 1060 da Nvidia e o Radeon RX 580 da AMD rodaram facilmente o jogo acima de 60 quadros por segundo em resolução 4K. No entanto, os requisitos de sistemas de iluminação tornam este jogo perfeito para uma exibição de alta taxa de atualização, na qual você tem uma chance extremamente boa de maximizar uma tela de 240Hz ou superior. E isso funciona. Os lançamentos anteriores do Halo tiveram problemas com a interpolação da taxa de quadros, o que significa que o jogo pode rodar acima de 60fps, mas as animações não, arruinando a experiência do HFR.

No entanto, com o Halo 3, joguei o jogo lindamente a 120fps, com quase todos os elementos de animação do jogo, como deveriam na taxa de quadros máxima. Apenas dois elementos se destacaram - os tiros de plasma e os disparos de Brute spike não são renderizados corretamente acima de 60fps, enquanto a animação agachada também parece estar atrelada a 60fps, parecendo bastante instável no processo, com todo o resto rodando a 120fps. Fora isso, o jogo se desenrola quase perfeitamente - e o fato de que o problema de animação parece ter sido corrigido sugere que um pequeno patch poderia resolver as áreas que notei que não são perfeitas. Dado como o Halo 3 compartilha pontos em comum com o Halo Reach e o ODST, espero que os desenvolvedores possam tirar as lições aprendidas da interpolação de taxa de quadros usada neste jogo para voltar e consertar o Halo Reach, que ainda quebrou completamente a animação acima de 60fps.

Também há boas notícias. Embora o Reach ainda não apresente adequadamente além dos 60fps, seus problemas de áudio foram amplamente corrigidos. Para recapitular, Reach sofria de um bizarro problema de abafamento de áudio, que basicamente significava que o jogo não parecia nem um pouco tão preciso e dinâmico quanto deveria em comparação ao original do Xbox 360. A boa notícia é que o Halo 3 parece ótimo, enquanto o Reach é drasticamente aprimorado. Não é exatamente igual ao lançamento original, mas a questão fundamental foi abordada e, como resultado, parece muito melhor. Juntamente com a atualização de áudio do Reach, o patch mais recente da Master Chief Collection também adiciona skins de armas opcionais para Halo: Combat Evolved. Em geral, essas texturas de armas aumentam a resolução desses assets em armas que continham muitos artefatos de compressão ou que apresentavam uma resolução surpreendentemente baixa.

Voltando ao Halo 3, é um lançamento simplesmente excelente - a contagem de bugs é mínima, enquanto o desempenho demonstra lindamente como um jogo vintage de 2007 deve ser escalado no hardware de hoje. Meu único arrependimento é que o suporte HDR esteja ausente. De acordo com a página Steam do Halo 3 ODST, esse jogo deve apresentar HDR - talvez o Halo 3 receba uma atualização HDR com esse lançamento, sempre que isso ocorrer. É uma queixa pequena, mas que eu realmente gostaria de ver abordada - especialmente porque a renderização HDR interna era um objetivo fundamental da Bungie na época.

A boa notícia é que os problemas do Halo 3 são mínimos e absolutamente não atrapalham a jogabilidade e o puro prazer proporcionado por este clássico de 2007. Só espero que este seja um sinal do que está por vir: que a interpolação de taxa de quadros corrigida aqui volte para os outros jogos da Master Chief Collection, e que recursos como HDR e até mesmo o multiplayer de tela dividida sejam adicionados ao jogo para PC também. Ainda há a sensação de que a coleção é um trabalho em andamento, com os principais problemas deixados sem solução antes que a 343 avance para a entrega de um novo jogo, mas a direção da viagem é inegável: a competência no trabalho de conversão com cada Halo está melhorando e melhor a cada novo lançamento e, embora isso não tenha a ambição das edições anteriores de aniversário, o jogo original ainda se mantém bem.

Fonte: Eurogamer
☠ Ayrton Senna
☠ Ayrton Senna #carloseduardocd

River Raid, Enduro, Super Mario World, Top Gear e Street Fighter 2. O restante foi consequência.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque