Digital Foundry | Ainda continuaremos a jogar em 30fps nos consoles da próxima geração

Digital Foundry | Ainda continuaremos a jogar em 30fps nos consoles da próxima geração

Pode desagradar muita gente
#Games Publicado por Júnior Diniz, em

Uma das principais lições na recente revelação dos jogos para o PlayStation 5, além do quão bom está o aspecto dos jogos, é que os jogos em 30fps nos consolas não vão desaparecer. Na verdade, tudo indica que a performance com o alvo de 30fps está presente na maioria das espantosas amostras first-party da Sony, incluindo Horizon Forbidden West, Ratchet and Clank: Rift Apart e Marvel's Spider-Man: Miles Morales. Parece ser um dos principais pontos a diferenciar o PS5 e a Xbox Series X. Apesar de declarar que os estúdios podem usar o poder como quiserem, a Microsoft falou frequentemente sobre os 60fps como um dos alvos do design da próxima geração, falando até na ideia de 120fps em alguns cenários para as novas telas com HDMI 2.1

A chegada de uma nova geração significa sempre a esperança de jogos a 60fps, mas acredito que qualquer afastamento do padrão de 30fps nos consoles terá de vir do estúdio, pois apesar dos próximos consoles da Sony e Microsoft serem altamente poderosos, o poder extra tem os seus limites. Ao criar o Xbox Series X, a equipe de hardware da Microsoft teve como alvo um mínimo de 2x o poder computacional do Xbox One X. Conseguiram isso e mais, mas a matemática básica é simples, se entregar o dobro do poder de um console existente, duplicar o fps suga muito mais desse poder extra, significando que sobra pouco para elevar a qualidade gráfica.

A Sony começou a apresentação do PS5 com um pequeno teaser de Miles Morales e tudo indica que a Insomniac se manteve nos 30fps, como no original, mesmo que exista poder para chegar aos 60fps. Desde a revelação, tenho pensado muito sobre um dos meus jogos favoritos desta geração e como ficaria a correr a 60fps e enquanto o meu PC estava parado, preparei-o para processar 2 horas de Spider-Man capturado no PS4 Pro, usando análise pixel-motion para conseguir converter os 30fps para 60fps. Os resultados podem ser vistos abaixo e basta dizer que as 48 horas de renderização vão resultar em uma conta de luz assustadora.

elJpODk4Q2lqX1E=

Ver o jogo a 60fps é sensacional e talvez nos dê uma ideia do caminho que o estúdio não seguiu. Após voltar a jogar o jogo e assistir novamente ao trailer de Miles Morales, compreendo que a Insomniac decidiu pegar no seu motor de Spider-Man e levá-lo em uma direção diferente, ao invés de duplicar o fps. É difícil tirar muitas conclusões do pequeno teaser, mas além dos efeitos que a gente vê, não disponíveis em Spider-Man no PS4, existe a sensação que o estúdio está a melhorar tecnologias existentes e ao mesmo tempo adiciona novas funcionalidades. É uma abordagem que provavelmente não seria possível se também quisessem duplicar os fps, especialmente sem uma melhoria da raiz da tecnologia.

A pequena amostra que temos sugere que Nova Iorque é mais densa do que é no PS4. O número de veículos é superior, enquanto os NPCs nas ruas parecem mais robustos e em ambos os casos, a distância de visão parece muito, mas muito melhor do que o que tem em Spider-Man no PS4. O trailer também mostra que estamos no Inverno, a neve e gelo fazem parte dos visuais. É uma grande transformação sobre o primeiro jogo, onde apenas tinhas alguma chuva.

A Insomniac já disse que terá ray-tracing em Miles Morales, especificamente que as poças terão reflexos RT. A Insomniac demonstrou grande interesse na tecnologia, baseado no que vimos no trailer e gameplay de Ratchet and Clank: Rift Apart. Dito isto, vimos pouco do jogo e apesar de existirem poças no teaser, não parecem ter RT. Ainda assim, implementar RT encaixaria na estratégia de usar o poder da GPU de próxima geração para aumentar a qualidade e não os fps. Precisamente o que vemos Horizon Forbidden West e Ratchet and Clank.

QXpsNzcydXlsaDQ=

Esta não é a história completa, Demon's Souls Remake da Bluepoint oferecerá modos de fidelidade e performance. Baseado no anterior e olhando às imagens e vídeo disponíveis, a Bluepoint poderá ter como alvo um modo em 4K nativo e 30fps, com a resolução a descer para 1440p em modo performance. A Codemasters sugeriu algo similar para DiRT 5, o objectivo no modo performance são uns espantosos 120fps. Espero ver modos de qualidade/elevado fps como algo comum no período cross-gen. Apesar de muitos motores ainda precisarem de suportar a arquitetura AMD Jaguar nas atuais máquinas, duplicar o fps no PS5 e Xbox Series X é uma vitória fácil. Teremos esses modos em Miles Morales? Quero acreditar que sim, mas se fosse esse o caso, a Sony já o teria revelado, como fez com Demon's Souls.

A apresentação do PS5 poderá ter ferido as esperanças de quem desejava 60fps como obrigatório, mas não sinto que esta seja toda a história e forçar estúdios a adotar 60fps em todos os projetos seria uma ideia fundamentalmente má. O fato de vermos jogos em 30fps não nega o fato que a arquitetura Zen 2 é revolucionária e se um estúdio quiser correr a 60fps nos seus projetos, é difícil acreditar que a CPU será uma limitação da forma que é nos atuais consoles.

Além disso, mesmo com inerentes gargalos CPU como vimos nos atuais consoles, a verdade é que no geral vimos performance superior quando comparado com a era do PS3 e Xbox 360. Mais do que isso, as principais séries como Battlefield e Halo transitaram de 30fps para 60fps enquanto a chegada de motores como o id Tech 6/7 e o RE Engine da Capcom foram feitos com os 60fps em mente. A Codemasters transitou para 60fps e a The Coalition até conseguiu colocar Gears 5 em 60fps no Xbox One X. Séries estabelecidas a 60fps como Gran Turismo entregaram um salto entre gerações a nível de fidelidade e melhoraram a performance sobre os jogos do PS3, enquanto a estreia do motor IW8 usado em Call of Duty Modern Warfare 2019 alcança uma impressionante amostra de tecnologia.

Poderá demorar até os estúdios encontrarem o seu caminho nos novos consoles e poderão surgir desilusões pelo caminho, mas a verdade é que o Xbox Series X e o PlayStation 5 estão muito melhor equilibradas entre CPU e GPU do que os consoles anteriores. Além disso, os estúdios têm mais opções e menos restrições em termos de hardware. O PC provavelmente permanecerá o formato de eleição para gaming a altos fps, mas a apresentação do PS5 sugere fortemente que os 30fps permanecem como uma forma de alcançar experiências visuais incríveis e estamos ansiosos para ver mais.

Fonte: Eurogamer
Júnior Diniz
Júnior Diniz #punkdevil
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque