Conheça o sistema operacional Linux exclusivo que se parece incrivelmente com o Windows 10

Conheça o sistema operacional Linux exclusivo que se parece incrivelmente com o Windows 10

Criado por um brasileiro, seria esse o Linux para todos?
#Curiosidades Publicado por Char, em

Se a imitação é a forma mais sincera de elogio, posso dizer com confiança que um sistema operacional Linux baseado no Ubuntu chamado ''LinuxFx'' realmente admira a aparência do Windows 10 da Microsoft. Na verdade, essa distribuição é feita em comprimentos minuciosamente detalhados para imitar a aparência e a sensação do Windows 10, e estou surpreso que a Microsoft não tenha chamado o exército de advogados para encerrá-lo. Mas o LinuxFx é uma porta de entrada confortável para os usuários do Linux para Windows ou apenas um clone do Ubuntu com uma aparência inteligente do Windows?

IMAGEaHR0cHM6Ly90aHVtYm9yLmZvcmJlcy5jb20vdGh1bWJvci83MTF4Mzk5L2h0dHBzOi8vc3BlY2lhbHMtaW1hZ2VzLmZvcmJlc2ltZy5jb20vaW1hZ2VzZXJ2ZS81ZjA4MzQ3ZDYxYzMxNTAwMDdmODRkNGEvOTYweDAuanBn

LInuxFx, um sistema operacional Linux baseado no Ubuntu que usa o Cinnamon para emular perfeitamente o Windows 10

O LinuxFx Build 2004 (codinome "WindowsFx") é uma distribuição Linux criada no Brasil com base no Ubuntu 20.04. Ele usa o Cinnamon Desktop flexível, mas usuários iniciantes do Linux teriam dificuldade em identificá-lo; na aparência, é realmente uma uma cópia do Windows 10.

Desde o layout do painel até a aparência da área de trabalho, do ícone do Menu Iniciar ao File Explorer e até mesmo o mesmo papel de parede padrão do Windows 10, o LinuxFx faz um esforço conjunto para que os usuários do Windows se sintam em casa, empregando esse tema chamado boomerang (disponível sob uma licença GPL).

VUVWTTlXMkgzb3c=

Existe até um assistente despojado chamado "Helloa" que usa aproximadamente o mesmo logotipo e animações básicas da Cortana. Na sua primeira inicialização, o assistente Helloa ajudará a configurar os drivers gráficos, a tela e a resolução, além de outras informações básicas antes de você mergulhar.

O desenvolvedor líder Rafael Rachid me disse que a Helloa está nos estágios iniciais de desenvolvimento e que a equipe "ainda está se integrando ao Google para adicionar inteligência artificial e comandos de voz". Rachid acredita que eles terão um produto mais sofisticado em breve, então estou ansioso para ver aonde eles levam esse componente, pois os assistentes virtuais são um recurso que falta muito no Linux para desktop.

IMAGEaHR0cHM6Ly90aHVtYm9yLmZvcmJlcy5jb20vdGh1bWJvci83MTF4Mzk5L2h0dHBzOi8vc3BlY2lhbHMtaW1hZ2VzLmZvcmJlc2ltZy5jb20vaW1hZ2VzZXJ2ZS81ZjA4MzVlYjExMWY0ZjAwMDc4YzcwNTMvOTYweDAuanBn

''Helloa'', que NÃO é totalmente a Cortana, orienta os usuários na configuração inicial de seu novo sistema operacional Linux

Por falar em elevar vergonhosamente as imagens da marca, o cliente de e-mail Linux Evolution usa o logotipo do Outlook, uma configuração de sistema ''Games'' usa o logotipo do Xbox e o launcher do LibreOffice troca o logotipo do Microsoft Office.

Adereços para os designers que sabem claramente como definir seu tema, mas talvez isso esteja levando o jogo de imitação um pouco longe demais?

IMAGEaHR0cHM6Ly90aHVtYm9yLmZvcmJlcy5jb20vdGh1bWJvci83MTF4Mzk5L2h0dHBzOi8vc3BlY2lhbHMtaW1hZ2VzLmZvcmJlc2ltZy5jb20vaW1hZ2VzZXJ2ZS81ZjA4Mzg5YzU0Y2Y3ZjAwMDcxYTlmODQvOTYweDAuanBn

Mudança de apps pelo Alt-Tab no estilo "Coverflow"

De qualquer forma, o LinuxFx oferece várias adições valiosas que os usuários do Windows que migrarem para o Linux apreciarão. Para iniciantes, a capacidade de instalar pacotes .exe e .msi (usando o Wine) funciona imediatamente. Testei-o com WinRar, PuTTY e alguns outros aplicativos do Windows e funcionou surpreendentemente bem. Além dessa funcionalidade, uma configuração do Painel de Controle permite instalar automaticamente um conjunto de arquivos adicionais para aumentar a compatibilidade com o software exclusivo do Windows.

IMAGEaHR0cHM6Ly90aHVtYm9yLmZvcmJlcy5jb20vdGh1bWJvci83MTF4Mzk5L2h0dHBzOi8vc3BlY2lhbHMtaW1hZ2VzLmZvcmJlc2ltZy5jb20vaW1hZ2VzZXJ2ZS81ZjA4MzZmZjYxYzMxNTAwMDdmODRkNWYvOTYweDAuanBn

A compatibilidade imediata do Windows é surpreendentemente boa

O LinuxFx também inclui uma variedade de software de produtividade e comunicação que os usuários do Windows provavelmente estão acostumados, como Skype, Telegram, Microsoft Teams, TeamViewer e Zoom.

IMAGEaHR0cHM6Ly90aHVtYm9yLmZvcmJlcy5jb20vdGh1bWJvci8zMjl4NjY2L2h0dHBzOi8vc3BlY2lhbHMtaW1hZ2VzLmZvcmJlc2ltZy5jb20vaW1hZ2VzZXJ2ZS81ZjA4MzZhMzExMWY0ZjAwMDc4YzcwNWEvOTYweDAuanBn

Nomes e funcionalidades familiares, mas os aplicativos por trás do menu são obviamente os do Linux

Na maioria das vezes, parece que você está usando o Windows 10 até começar a explorar profundamente os menus de personalização ou a loja de software incluída (que usa o ícone da Windows Store). Ou adicionando applets, desklets ou uma grande variedade de temas à sua instalação.

Ao contrário do Windows, no entanto, as atualizações do sistema são contínuas e não requerem reinicialização.

O LinuxFx também está sendo desenvolvido ativamente para plataformas ARM. Atualmente, ele trabalha no Raspberry Pi e está sendo portado para o Asus Tinker.

É atraente e preocupante o quão chocantemente semelhante isso tudo parece com o Windows 10. Preocupante, porque é preciso se perguntar se a existência de uma distribuição como essa está ameaçada pelas quantidades abundantes de empréstimos de asset. Mas também é convincente porque um novo usuário do Linux pode facilmente mudar o tema e o comportamento usando as inúmeras opções de personalização do Cinnamon, depois que a novidade de um desktop com Windows 10 se esvai.

Nesse ponto, eles estão basicamente usando uma versão estável do Ubuntu 20.04 com o desktop Cinnamon. Dito isto, Rachid me diz que seu plano a longo prazo é reescrever todas as funções e substituir sistematicamente os componentes do Cinnamon e, eventualmente, empregar seu próprio gerenciador de janelas personalizado.

Portanto, minhas impressões iniciais do LinuxFx são confusas. Encontrei várias falhas de aplicativos em apenas algumas horas e elas parecem estar ligadas ao tema. Por outro lado, é necessário admirar o tamanho desses desenvolvedores para recriar a aparência e o comportamento do Windows 10 e fazer com que os usuários migrantes se sintam confortáveis.

IMAGEaHR0cHM6Ly90aHVtYm9yLmZvcmJlcy5jb20vdGh1bWJvci90cmltLzB4MzIxOjYxNHgxMDgwL2ZpdC1pbi82MTR4NzU5L3NtYXJ0L2h0dHBzOi8vc3BlY2lhbHMtaW1hZ2VzLmZvcmJlc2ltZy5jb20vaW1hZ2VzZXJ2ZS81ZjA4MzdiOTAyZjgxZjAwMDY1MDMzOWQvMHgwLmpwZw==

Observe os ícones do Office e do Outlook usados no menu

Você provavelmente poderia instalar isso no PC de um amigo e levá-lo a pensar que ainda está usando o Windows 10. O experimento mais interessante seria entregar isso a um usuário cansado do Windows 10 e ver como eles se adaptam ao uso do que realmente é o Ubuntu Linux com um tema muito inteligente.

De certa forma, o LinuxFx prova o quão fácil o uso do Linux se tornou.

Voluntários? Você pode fazer o download do LinuxFx aqui e, sim, também pode ser usado diretamente da imagem em um Live USB.

Fonte: Forbes
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque