Comportamento tóxico em jogos on-line, é necessário?

Comportamento tóxico em jogos on-line, é necessário?

O comportamento tóxico acontece não apenas devido à intenção, mas também a uma oportunidade
#Artigos Publicado por Allstar, em

O comportamento tóxico tornou-se um problema de persistência na indústria de jogos online, especialmente nos jogos competitivos online. Se você costuma jogar, como Dota 2, Mobile Legends ou Overwatch, deve ter visto pessoas com esse hábito. Ser emocional, culpar os outros, usar palavrões e egoísta são apenas algumas das características tóxicas.

O que realmente faz surgir um comportamento tóxico? Isso é inevitável? Qual o impacto? é sempre positivo ou negativo? Neste artigo, convidarei você a refletir. Não para apadrinhar ou julgar, mas para criar um ecossistema de jogos que pode ser desfrutado por todos. Vamos lá!

Ser tóxico é uma escolha

Não existe uma definição padrão de comportamento tóxico, geralmente o definimos como um comportamento que intencionalmente perturba a conveniência de outras pessoas . O tipo de comportamento tóxico em cada jogo pode variar, mas geralmente é uma interação social que inclui cyber-bullying, incomodar outros jogadores, agir como intrometida, trapacear e muito mais.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tYW51YWxkb3NnYW1lcy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTgvMDMvaS1tSHp2Z1B2LTEwMjR4NTIwLmpwZw==

Como o slogan de um dos programas populares de TV privados , o comportamento tóxico ocorre não apenas por causa da intenção, mas também por uma oportunidade. Com base na pesquisa conduzida pelo Haewoon Kwak (Instituto de Pesquisa em Computação do Catar), existem algumas coisas que fazem do jogo online um lugar para comportamento tóxico, como:

  1. Elemento competitivo: A natureza dos jogos competitivos on-line nos leva a vencer tudo e parece que o jogo não seria divertido se não vencêssemos.
  2. Anônimato: Como usamos apelidos e, provavelmente, não nos encontramos diretamente com os outros jogadores, ficamos à vontade para dizer qualquer coisa ou agir como se não houvesse consequências nos jogos online.
  3. Pensamento contrafactual: Um fenômeno psicológico onde coisas indesejadas aconteceram, tendemos a imaginar o evento alternativo. Por exemplo: “Se apenas o nosso atirador tivesse atacado o Senhor, já deveríamos ter vencido!” O pensamento contrafactual pode ter um impacto positivo (material de avaliação), também pode nos levar a culpar os outros.
  4. Cultura social negativa: Quando crescemos em uma sociedade individualista, onde não há empatia ou nos divertimos vendo outras pessoas sofrerem, é questão de tempo fazer com que essas coisas ruins surjam em nós. Jogos online oferecem a oportunidade.

Podemos dizer que o comportamento tóxico não acontecerá se todos os membros da equipe jogarem de maneira justa. De fato, não importa o quão bom o time jogue, haverá vencedor e perdedor em jogos competitivos. As estatísticas do Dota 2, por exemplo, mostram que a média de jogadores no mundo tem uma taxa de vitórias em torno de 50%. Isso significa que perder cinco das dez partidas é normal .

A questão é: como reagimos à derrota? Aceitando bem que seu oponente é melhor ou zangado com isso, como certos torcedores se revoltam quando seu time favorito perde? Podemos não ser capazes de controlar o resultado, mas pelo menos a nós mesmos.

"Conversa fiada faz parte do jogo, mano", disse um dos jogadores que conheci em uma partida de Dota 2 no sudeste da Ásia. Algumas pessoas gostam de comportamento tóxico, independentemente dos resultados do jogo. Esse tipo de pessoa pode ficar feliz ao ver outras pessoas sofrerem, pelo menos no ciberespaço.

Não consigo parar ou controlar o que faz as pessoas felizes, e acho que faz sentido se alguém tiver prazer em ser tóxico. Talvez eles estejam sendo expostos a um fenômeno complexo de superioridade - derrube outras pessoas e seja arrogante para cobrir as falhas no ciberespaço. Uma coisa que eles não sabiam é o prazer obtido ao sacrificar um prazer maior: a vitória .

Vamos nos perguntar. Quando nossa equipe joga mal, agimos como tóxicos para fazê-la jogar melhor? Quando nossa equipe perde, dizemos palavrões para fazê-la vencer? Eu acho que todos nós sabemos a resposta. Não. Então, por que agimos como tóxicos?

Uma coisa que pode ser uma explicação para esse comportamento é que agimos como tóxicos para criar alguma felicidade, mesmo que estejamos perdendo. Perder não é bom, e o comportamento tóxico pode nos ajudar a reduzir o mau pressentimento. De qualquer forma, isso é a mentalidade para perdedores.

IMAGEaHR0cHM6Ly9lbmNyeXB0ZWQtdGJuMC5nc3RhdGljLmNvbS9pbWFnZXM/cT10Ym4lM0FBTmQ5R2NTeUR6YTJCU181VGQxdTlFVlczUllTeTFfYlVvemxOQW9zZEEmdXNxcD1DQVU=

Há um jargão popular no mundo do MOBA: "O retorno é real". Não importa o quão ruim é o jogo, se continuarmos lutando, sempre haverá a possibilidade de reverter a situação. A mesma coisa mencionada por um popular atleta do Street Fighter, Daigo Umehara, em seu livro intitulado The Will to Continue Winning . Mesmo que o oponente seja muito mais forte, desde que a tela não diga KO, sempre há uma chance de vitória.

Na minha opinião, vencer da maneira mais difícil até um retorno como esse é a vitória mais satisfatória. Não apenas satisfeito com a vitória, mas também a maneira de escapar de uma situação infeliz. Vencer contra inimigos fortes é mais valioso do que vencer contra jogadores mais fracos.

Competitivo é bom, apenas seja esportivo e positivo

Pense em jogar o jogo competitivo como um teste de marshmallow . O comportamento tóxico pode nos ajudar a nos sentir bem ou felizes por um momento, mas a longo prazo, ele se acumulará e trará danos a nós mesmos. Por exemplo, muitas vezes ouvi pessoas reclamarem que seu jogo MOBA favorito é monótono, pois uma das razões são os jogadores tóxicos.

Passar um tempo amaldiçoando ou insultando pessoas no ciberespaço pode se espalhar para a vida real. Além disso, as palavras usadas por jogadores tóxicos no Mobile Legends são meio duras. Não sabíamos, se são adolescentes, pessoas ou crianças do ensino fundamental, todos são parecidos sob o escudo do anonimato.

Existem algumas coisas que podemos fazer para reduzir o comportamento tóxico em jogos competitivos. Por exemplo:

  1. Troque por jogos de luta . Embora competitivo, o jogo de luta é diferente do jogo em equipe, como MOBA ou algum jogo de tiro em primeira pessoa. No jogo de luta, a única pessoa responsável pelo jogo somos nós mesmos. Vai treinar nosso mental a aceitar a derrota e a introspecção, em vez de culpar os fatores externos.
  2. Acompanhe influenciadores com comportamento positivo . Na era atual da informática, o papel dos pais na educação dos filhos está diminuindo. Influenciadores como Youtuber ou streamer têm uma grande influência na construção do caráter de alguém. Para ganhar o hábito positivo, é melhor evitar YouTubers tóxicos e assistir frequentemente aos humildes e legais . Até há um ditado que diz: você se torna aquilo que contempla.
  3. Brinque com os amigos . Uma das razões pelas quais o comportamento tóxico surge é porque jogamos anonimamente. Brincar com pessoas que conhecemos eliminará o anonimato, para que possamos ser motivados a ajudar um ao outro. Em média, os jogos online têm um tipo de recurso de guilda ou lobby, temos que usá-lo melhor.
  4. Desative o bate-papo . Às vezes, agimos como tóxicos como forma de vingança. Não há nada de errado em desativar o recurso de bate-papo para evitá-lo. Sem o recurso de bate-papo, pode nos ajudar a focar no jogo para vencer.

IMAGEaHR0cHM6Ly9lbmNyeXB0ZWQtdGJuMC5nc3RhdGljLmNvbS9pbWFnZXM/cT10Ym4lM0FBTmQ5R2NSQ28xb2FHcjZXUU1zcDZPazlkMFBsbW9iMlpodEp5X3E4TkEmdXNxcD1DQVU=

Fonte: Hybrid
Allstar
Allstar #Zarakk
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque