SPOILER ALERT: O escritor se ferra no final deste texto.
Publicado por Akuma, em .
ESTE TEXTO REFLETE EXPRESSAMENTE A OPINIÃO DESTE QUE VOS ESCREVE, E SOB HIPÓTESE NENHUMA REFLETE NA OPINIÃO DO VEÍCULO DE INFORMAÇÕES GAMEVICIO

ATENÇÃO: ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS DAS OBRAS STAR WARS, PLANETA DOS MACACOS, METROID, RED DEAD REDEMPTION E SAGA SUPER MARIO. CONTINUE SOB SUA CONTE E RISCO.

Olá GameVício. Hoje eu quero me arriscar a trazer um conteúdo um pouco mais sério aqui para vocês, e se tudo der certo, irei trazer vários temas que julgo relevante para a comunidade gamer em geral, mas que muitas vezes não paramos para filosofar a respeito das consequências dessas coisas nessa cultura de jogos. E hoje o tema que escolhi para abordar é “Spoilers”, este que nos últimos dias se mostrou bastante presente em vários fóruns de jogos internet a fora. Meu intuito com isso aqui é somente debater sobre temas diversos, além de poder saber da opinião de vocês, claro, da forma mais saudável possível. Então vamos lá começar logo. Ah, só mais uma coisa: Nem preciso dizer que neste texto terá spoilers de filmes e jogos mais antigos, mas não tem tanto problema assim. Ou tem? Bora debater.

Spoilers tem data de validade?


Darth Vader é pai de Luke. Planeta dos Macacos na verdade se passa na terra. Em Metroid controlamos uma mulher. John Marston morre em Red Dead Redemption. Mário salva a princesa no final.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Estraguei alguma experiência sua? Me desculpe, mas eu só contei spoilers antigos aqui, com no mínimo 10 anos de idade. Ainda assim estraguei algo? Calma, não fique bravo(a), hoje eu quero discutir exatamente isso. Spoilers tem data de validade?

Bom, desde que The Last of Us 2 teve seu conteúdo vazado antes do lançamento, pude perceber uma enxurrada de spoilers em cada sessão de comentários sobre jogos que eu visitei. E isso nem foi algo que aconteceu somente aqui no Brasil não. Vários sites gringos, comentários do youtube e etc tiveram seus fóruns de comentários inundados de spoilers sobre TLOU2. E isso me levou a pensar.

Eu ainda nem joguei o jogo, mas como eu sabia que não ia comprar ele no lançamento, seria praticamente impossível ficar completamente blindado de qualquer spoiler que eu não queria ver. Então eu aceitei logo e decidi abraçar logo isso ao invés de ficar vigiando cada comentário com medo de levar spoiler, ou até mesmo deixar de acessar qualquer site para evitar isso. Não tenho certeza se tomei a decisão mais acertada.

Muitos sábios dizem que o que importa não é o destino da jornada, e sim a jornada em si. Mas como posso aproveitar e tirar o máximo de cada jornada se já sei o que me espera ali na próxima curva? Cadê a surpresa da viagem?

A questão é que esse exemplo tomou proporções tão abrangentes, que tiveram inúmeros usuários que trocaram seu nickname nesses fóruns para trechos de spoilers da campanha de The Last of Us 2. Tudo isso sob a justificativa de que só estavam fazendo isso, pois meses antes usuários insatisfeitos com o anúncio de Horizon: Zero Dawn para PC inundaram tudo quanto é lugar com spoilers da trama de HZD, como forma de “punir” a Sony. Mas quem está sendo punido aqui? A Sony? Quem lê o spoiler sem querer? Ou você? Eu logo de cara já te digo: Não foi a Sony.

Clique para ver a imagem em tamanho original

A questão que eu vejo é a seguinte: Eu tive a iniciativa de ir ver os spoilers por minha conta e risco, arriscando arruinar ou comprometer somente a minha experiência. Fiz isso até mesmo para estar por dentro do motivo de tanta discussão sobre esse enredo vazado. Porém eu guardei para mim qualquer impressão, comentando somente com quem já sabia sobre isso. Eu me senti meio indignado por já saber de tudo antes da hora de saber, mesmo sendo uma escolha minha.
Do outro lado da moeda, temos as pessoas que gostam de tomar spoiler, sem se importar se a obra em questão possui 1 dia de lançamento ou 20 anos. Essas pessoas simplesmente não se incomodam muito, pois a visão de mundo delas que vai julgar a obra em si independente se elas já sabem de tudo ou não.

A psicologia nos diz que nossa visão de mundo depende de vários fatores sociais, desde a forma de como somos tratados na infância, até valores morais e culturais da região que você nasce. E isso que me moveu a pensar se espalhar spoiler é algo somente de brasileiro, ou se culturas com melhores índices de educação também tem coisas assim acontecendo. A minha resposta foi surpreendente. Logo ao ver qualquer vídeo sobre TLOU2, comentários de estrangeiros também gritavam em letras garrafais sobre os vazamentos, contando todos os trechos vazados. Essa má educação não é exclusividade nossa. O mais engraçado disso tudo, é que tinham spoilers errados sendo espalhados. Então além da pessoa fazer isso pra prejudicar os outros, ela ainda não tem a capacidade de fazer certo, ou ter certeza do que está dizendo pelo menos.

Voltando um ano no tempo, no lançamento de Vingadores Ultimato eu pude ver o quanto existe pessoas que tem como sua diversão, estragar a diversão dos outros. No dia após a pre-estreia, ao chegar no meu antigo serviço eu fui abordado por um colega de serviço já falando isso antes mesmo do “bom dia”:

Esta parte do texto foi marcado como Spoiler. Clique aqui para ver o contéudo.

. Não teve nem como fugir. Pior ainda, ao finalmente ligar meu PC e abrir meu e-mail corporativo, um outro colega me mandou um e-mail com este mesmo spoiler no assunto. Não só isso, ao abrir o Facebook eu conseguia ver este mesmo comentário em vários lugares diferentes, até mesmo em notícias não relacionadas com o filme em si. É uma festa de pessoas que apreciaram a obra sem spoilers, e decidiu estragar a experiência dos outros. E pior ainda, pessoas que tiveram suas experiências estragadas, acabaram por começar a compartilhar vários spoilers como forma de vingança. “Já que arruinaram minha experiência, vou arruinar a dos demais”. Essa vingança é complicada, é preciso quebrar o ciclo. E ironicamente TLOU2 se trata sobre quebrar o ciclo de ódio e vingança.
Mas, e nos casos de spoilers antigos? Se até hoje você não jogou Red Dead Redemption 1, lançado em 2010, é culpa sua ou não tomar spoilers dele?

Eu sinceramente não tomo muitos cuidados sobre obras antigas, pois eu acredito que depois de um tempo, essa informação torna-se tão difundida, que acaba por se tornar algo cultural, e isso é falha minha. A frase “Luke, I am your father” está tão marcada em nossa geração, que nem paramos pra pensar que ela é um tremendo spoiler pra algum novo fã da saga Star Wars que irá ver os filmes antigos motivado pelo filmes mais recentes. Então eu devo sempre guardar esses momentos para mim? Ou esconder eles sobre tags de spoilers para sempre?
Ao mesmo tempo, vemos fãs de alguma marca fazer isso somente para prejudicar a marca rival. No processo as marcas se tornam ainda mais ricas, enquanto que quem faz isso só me parece querer esconder algum tipo de frustração interna com sua própria vida e visão de mundo.

Pois bem, quem queria achar alguma resposta definitiva sobre a pergunta do início do texto, sinto muito, mas para isso não há uma resposta certa ou errada. A obra sempre estará lá, e por mais que o tempo passe, sempre haverá novos consumidores atingindo idade suficiente para consumir aquela obra pela primeira vez. Na opinião deste Akuma aqui, spoiler não tem data de vencimento. Cabe a nós ter cuidado em passar a informação e para quem passamos.

--

E vocês? O que acham sobre isso? Estou aberto a debater de forma bem de boa logo ali nos comentários.
TelaBrancaDoAkuma
Akuma #TelaBrancaDoAkuma
Jogador desde criancinha, e assim será até a velhice.
Usuário do Site, 26 anos, Curitiba
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Gosta do site e quer ajudar a o manter online? Apoie-nos!.
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.