Do universo das letras pro universo dos pixels
Publicado por el_asesino, em .
Os livros servem de base para filmes, séries, novelas e outros tipos de mídia, e isto também vale para os jogos. Como são adaptados, às vezes é difícil identificar de quais livros vieram determinados jogos. Não é uma tarefa fácil, mas transformar grandes histórias em uma realidade virtualizada proporciona novas e exclusivas experiências. Então confira agora a lista com 10 jogos que foram inspirados nos livros!

16. Bloodborne

Livro - Diversas obras de Lovecraft


Clique para ver a imagem em tamanho original

Uma obra que bebeu bastante da fonte de influência Lovecraftiana. Bloodborne adapta grande parte do horror da marca registrada de Lovecraft. O jogo toma influência da biblioteca de Lovecraft como um todo, emprestando horrores e bestas Lovecraftianos no lugar do horror gótico padrão que você esperaria caminhar por Yharnam.

15. 80 Days

Livro - A Volta Ao Mundo em 80 Dias


Clique para ver a imagem em tamanho original

Como você deve ter adivinhado no título, o impressionante jogo para celular é vagamente baseado no romance 'A Volta Ao Mundo em 80 Dias', de Júlio Verne. É 1872 e você é Phileas Fogg. Você acabou de apostar que pode viajar pelo mundo em 80 dias ou menos - esteja lendo o livro ou jogando o jogo. O jogo é narrado pelo assistente de Fogg, mas as ações e decisões são tomadas por você. Você sempre sai de Londres, mas escolhe sua própria rota ao redor do mundo, viajando de cidade em cidade e descobrindo toneladas de conteúdo narrativo exclusivo ao longo de sua jornada. Assim, você pode planejar a jornada do livro ou escolher a sua.

14. Duna

Livro - Duna


Clique para ver a imagem em tamanho original

O game é baseado livro de mesmo nome criado pelo autor Frank Herbert’s, o jogo foi lançado para PC e o Sega CD e é um dos primeiros jogos criados no universo de ficção científica de "Dune". Até hoje é considerado por muitos o melhor jogo de aventura/estratégia lançado na época do MSDOS.

13. Dante's Inferno

Livro - A Divina Comédia

O Inferno é a primeira parte do livro A Divina Comédia de Dante Alighieri, sendo outro clássico da literatura de que nunca se soube ao certo a data de lançamento.Já o jogo se passa nesse primeiro estágio do livro, e tem Dante como personagem principal. O objetivo do jogo é passar pelos novos círculos do inferno e recuperar a alma de sua amada, que foi vendida ao Diabo.

12. American McGee's Alice

Livro - Alice no País das Maravilhas


Clique para ver a imagem em tamanho original

Alice no País das Maravilhas é um clássico da literatura inglesa e foi lançado no ano de 1865. Ele conta a história de uma menina curiosa que segue um coelho branco e é levada para um reino cheio de aventuras onde não há limite entre os sonhos e a realidade. O jogo American McGee's Alice foi lançado em 2000 e conta o retorno de Alice, então com 18 anos, ao País das Maravilhas. Porém, o lugar já não é mais o mesmo: a atmosfera é sombria, os personagens são assustadores, além da trilha sonora apresentar um tom melancólico.

11. Parasite Eve

Livro - Parasite Eve


Clique para ver a imagem em tamanho original

O livro Parasite Eve foi lançado no ano de 1995 e foi escrito por um farmacologista japonês chamado Hideaki Sena. A obra é de ficção científica de terror e conta a história de mitocôndrias que ganham vida e decidem reinar sobre os humanos. Esse livro foi adaptado para diversos países, e seu autor utilizou diversos termos médicos para descrevê-lo.
Já o jogo Parasite Eve foi lançado no ano de 1998, é a sequência da história do livro e o primeiro de uma série de jogos. O jogo se passa em Nova Iorque e conta a história da policial Aya Brea, que tenta salvar a raça humana de uma ameaça aterrorizante.

10. Jogo - Dynasty Warriors

Livro - Romance dos Três Reinos


Clique para ver a imagem em tamanho original

Esta franquia popular é baseada em um grande épico chinês, escrito por Luo Guanzhong: Romance dos Três Reinos. Dynasty Warriors consegue transformar o livro em um divertido jogo hack n’ slash, seguindo a trama do fim da Dinastia Han, na qual 3 estados lutam pela supremacia do território Chinês.

É proporcionado ao jogador (com exceção do primeiro jogo) vivenciar aquele contexto histórico dramático adaptado, com diversas cenas que contam a história e fazem referência aos eventos citados no livro.

9. Jogo - Spec Ops: The Line

Livro - O Coração das Trevas


Clique para ver a imagem em tamanho original

Baseado no livro O Coração das Trevas, de Joseph Conrad, o jogo foi adaptado e modernizado da mesma forma que o filme Apocalipse Now, também baseado no livro. Na história original, o personagem principal conta a sua história passando pela África, na qual o seu amigo Sr. Kurtz fica louco após uma temporada no deserto, colocando pontos como o colonialismo, racismo e imperialismo à tona.

No jogo, o player precisa encontrar Konrad, o líder do seu batalhão, no meio do caos após uma tempestade de areia atingir Dubai. Além disso, é preciso enfrentar os inimigos, “aliados” e a própria mente afetada pelos traumas da guerra.

8. Call Of Cthulhu: Dark Corners Of The Earth

Livro - The Call Of Cthulhu


Clique para ver a imagem em tamanho original

Oriundo do conto de HP Lovecraft "The Call of Cthulhu", inspirado também em "A sombra de Innsmouth", a sua história apresenta um ser assustador de tentáculos que incorpora no jogo uma experiência sobrenatural de horror e trabalho investigativo, além do terror psicológico caracterizado em uma obra de Lovecraft. Com mecânicas de sobrevivência, pouca munição e sanidade menor ainda, o jogo consegue recriar o ambiente pavoroso das obras lovecraftianas mais famosas.

7. S.T.A.L.K.E.R.: Shadow Of Chernobyl

Livro - Piquenique na Estrada


Clique para ver a imagem em tamanho original

"Piquenique à beira da estrada" dos irmãos Strugatsky, no qual o jogo é baseado, se passa após eventos extraterrestres ocorrerem ao redor do mundo. Com isso, vários locais ficaram com fenômenos e objetos perigosos, cujas propriedades são sobrenaturais. Entretanto, ao invés de extraterrestres, STALKER coloca no lugar o incidente nuclear ocorrido em Chernobyl, incluindo os experimentos governamentais.

6. Metro 2033

Livro - Metro 2033


Clique para ver a imagem em tamanho original

Metro 2033 de Dmitry Glukhovsky é ambientado em uma Moscou pós apocalíptica, com os últimos sobreviventes da catástrofe global tentando sobreviver nos túneis subterrâneos do metrô. No jogo, embora a história seja basicamente a mesma do livro (com adaptações de eventos), o que fica evidente são as mecânicas de sobrevivência e o horror que vai além dos eventos, dando vida ao livro com experiências viscerais, especialmente para quem gosta de jogos de terror.

5. Tom Clancy's Rainbow Six

Livro - Série Tom Clancy's


Clique para ver a imagem em tamanho original

A série de livros de Tom Clancy é constituída por uma equipe antiterrorista formada por membros do mundo todo, inspirando assim a adaptação para o jogo Rainbow Six: Siege da Ubisoft por exemplo. Este grupo utiliza diversas táticas exclusivas de ataque e espionagem, armas especiais e estratégias das mais variadas.

O jogo não é um run n' gun como outros títulos FPS, tendo o seu foco em pensar antes de agir. Em resumo, o romance Rainbow Six traz uma visão do gênero militar de forma diferente, enaltecendo o trabalho em equipe, a inteligência e planejamento que são fundamentais para o sucesso, principalmente dentro do jogo.

4. Middle-Earth: Shadow Of Mordor

Livro - O Hobbit e Trilogia Senhor dos Anéis


Clique para ver a imagem em tamanho original

Em Shadow of Mordor, o protagonista é o guerreiro Talion de Gondor, que após morrer e voltar à vida, busca vingança pela morte da sua família. Além disso, o jogador pode conhecer a origem dos Anéis do Poder e enfrentar o mal de Sauron. Apesar de ser completamente adaptado, o jogo é inspirado nos livros de J. R. Tolkien. Shadow of Mordor foi escrito pelo mesmo criador de Red Dead Redemption, Christian Cantamessa e se localiza no período entre O Hobbit e a Trilogia do Anel, cronologicamente.

3. Bioshock

Livro - A Revolta de Atlas


Clique para ver a imagem em tamanho original

O sistema objetivo do livro A Revolta de Atlas (Atlas Shrugged) de Ayn Rand está muito presente no jogo. Tanto no jogo quanto no livro, há um grupo de pessoas com mentes brilhantes que se afasta de um mundo ingrato, culminando em uma crítica divisora de águas: o individualismo e capitalismo isolacionista, defendido por um lado e reprovado por outro.

Os jogadores exploram a cidade de Rapture debaixo d’agua e se deparam com um mundo destruído por experimentos extremamente individualistas e auto-destrutivos em detrimento da sociedade. Em Bioshock, a visão de Rand é explorada não só pelas inovações e ganho de eficiência, mas principalmente por uma sociedade que vive em função do individualismo auto-destrutivo.

2. Assassin's Creed

Livro - Alamut


Clique para ver a imagem em tamanho original

O livro Alamut, de Vladimir Bartol, apresenta um grupo de assassinos e guerreiros medievais conhecidos como Hashshashin, que serviu de inspiração para a franquia da Ubisoft. Era uma seita do Islã que lutava contra a autoridade sunita na era medieval. Em Alamut, a história foca numa equipe perigosa e enganada, enquanto no jogo o enredo se difere com um grupo de assassinos do bem, leais e dedicados à uma causa.

1. The Witcher

Livro: The Witcher


Clique para ver a imagem em tamanho original

A obra literária de Andrzej Sapkowski foi bem adaptada diretamente para o jogo de mesmo nome. The Witcher conta a história do bruxo Geralt de Rívia, explorada em um mundo aberto incrível e baseado no mito polonês. Apesar da demora para a tradução do livro para o inglês em 2007, o sucesso internacional logo após sua tradução juntamente com o primeiro jogo chegaram na velocidade da luz, dada a sua narrativa incomparável. Além dos 3 jogos, The Witcher também se transformou em uma das melhores séries da Netflix do momento.
el_asesino
el_asesino
"Todos os homens consideram os limites do seu campo de visão como os limites do mundo" - Schopenhauer
Usuário do Site, 22 anos, Moro em um planeta
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Gosta do site e quer ajudar a o manter online? Apoie-nos!.
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.