Jogos do PlayStation 5 e Xbox Series X parecem seguir o padrão da sétima geração

Jogos do PlayStation 5 e Xbox Series X parecem seguir o padrão da sétima geração

Talvez vejamos a mesma quantidade de novas IPs da era PS3 e Xbox 360
#Artigos Publicado por Renatito, em

Revelações de gameplays e trailers começaram a mostrar uma nova tendência sutil nos jogos da próxima geração que chegam ao PS5 e Xbox Series X, e isso pode significar coisas realmente grandes para a indústria de jogos como um todo. Alguns fãs notaram que parece haver um grande fluxo de franquias totalmente novas sendo desenvolvidas para os próximos consoles de nova geração, e se isso se tornar uma tendência, esses consoles e os jogos que os acompanharão podem revolucionar os jogos da mesma maneira que aconteceu há duas gerações atrás, com o PS3 e o Xbox 360. Dessa forma, novas tendências estão sendo definidas com padrões antigos.

Para aqueles que podem estar meio por fora do que vem acontecendo, muitos jogos foram anunciados para o PS5 e o Xbox Series X, e, embora as sequências de franquias amadas tenham sido certamente um desses jogos, há um número impressionante de novas IPs sendo introduzidas ao mercado. Já faz algum tempo que a indústria não vê esse fluxo de novos jogos, tornando este um momento potencialmente revolucionário. Existem certos jogos que dominaram como ícones nas últimas duas gerações, e agora pode ser que novos títulos assumam esse papel.

Legado dos jogos do PS3 e Xbox 360

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMyLmdhbWVyYW50aW1hZ2VzLmNvbS93b3JkcHJlc3Mvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMDYvcHMzLXhib3gtMzYwLmpwZz9xPTUwJmZpdD1jcm9wJnc9NzQwJmg9NDE2JmRwcj0xLjU=

Compartilhando a mesma geração (sétima) de jogos, o PS3 e o Xbox 360 acabaram sendo um pouco esquecidos hoje em dia, mas eles foram responsáveis ​​por trazer uma nova era de jogos, diferente de tudo o que já vimos antes. Ambos foram lançados com cerca de um ano de diferença entre si (Xbox 360 em novembro de 2005 e PS3 em novembro de 2006), mas atuaram como rivais durante toda a geração. Mais notavelmente, os jogos que foram desenvolvidos e lançados nesses consoles se tornaram tão icônicos que continuaram a dominar durante o período do PS4 e Xbox One.

Jogos incríveis como Assassin's Creed, Gears of War, The Last of Us e mais foram lançados para esses consoles e continuaram sendo os principais títulos da geração seguinte. Muitas dessas franquias continuam até o PS5, mas ao que parece, os consumidores podem estar prontos para algo novo. Até os primeiros grandes jogos de Call of Duty começaram no PS3 e Xbox 360, e desde então evoluíram muito mais. Embora existam alguns, é difícil pensar em tantos jogos da era PS2 / Xbox que ainda são extremamente influentes até hoje.

Jogos do PS4 e Xbox One

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMwLmdhbWVyYW50aW1hZ2VzLmNvbS93b3JkcHJlc3Mvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzL3hib3gtb25lLXNhbGVzLWhhbGYtcHM0LmpwZz9xPTUwJmZpdD1jcm9wJnc9NzQwJmg9NDExJmRwcj0xLjU=

Obviamente, com todo novo console, sempre há pelo menos algumas novas IPs para deixar os fãs animados com o novo aparelho. No caso do PlayStation 4, Horizon: Zero Dawn conseguiu isso e agora levou a uma sequência chamada de Horizon: Forbidden West que será lançada no PS5. Embora esses jogos também sejam amados, fica claro que o poder de permanência dos títulos da geração anterior forneceu a maior parte do conteúdo dessa geração. Não há nada de errado nisso, por si só, mas os fãs têm visto muitas sequências ultimamente.

Pelo contrário, não houve muitas novas IPs que nasceram na geração do PS4 e Xbox One. Houve muito tempo para que isso ocorresse, já que o PS4 e o Xbox One foram lançados há 7 anos, mas houve muito poucos títulos que realmente surgiram durante esse período, e mesmo as que surgiram, muitas não conseguiram bater de frente com franquias como Assassin's Creed em termos de reconhecimento de marca ou entusiasmo geral. Isso parece ser algo que pode realmente mudar com a chegada do PS5 e do Xbox Series X.

Novas IPs do PS5 e Xbox Series X

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMyLmdhbWVyYW50aW1hZ2VzLmNvbS93b3JkcHJlc3Mvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMjAvMDYvc2NhcmxldC1uZXh1cy1wczUteGJveC1zZXJpZXMteC1wcmUtb3JkZXIuanBnP3E9NTAmZml0PWNyb3Amdz03NDAmaD0zNzAmZHByPTEuNQ==

Isso não significa que títulos influentes como os já citados irão desaparecer. Assassin's Creed Valhalla ainda é um dos jogos da próxima geração mais esperados, e outras franquias como God of War, Halo e mais também estão sendo revisadas. Mesmo assim, não se pode negar que vale a pena discutir essa grande quantidade de novas IPs que foram mostradas, e é certamente plausível que, se esses jogos tiverem um bom desempenho, eles possam ser a próxima onda de jogos para definir uma geração ou mesmo duas.

Nos dois eventos de revelação mais recentes, o Inside Xbox Gameplay Reveal e o evento The Future of Gaming, da Sony, foram mostrados uma infinidade de novos títulos. No final, os fãs da Sony podem esperar o Projeto Athia da Square Enix, Returnal de Hoursemarque, Godfall da desenvolvedora de Borderlands Gearbox e Deathloop da Arkane Studios. A Microsoft também mostrou muitos jogos novos de desenvolvedores de grandes nomes, como Everwild da Rare (mais conhecido por jogos influentes como Donkey Kong Country e GoldenEye 007), Gods and Monsters da Ubisoft, The Medium da Bloober Team, Scorn, jogo produzido pela Ebb Software e Second Extinction da Avalanche Studios Group, responsável por títulos como a franquia RAGE. E a vitrine de nova geração ainda não foi mostrada completamente.

O futuro dos jogos

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9XSk9EN0UzLmpwZw==

Observe que todos esses jogos que serão lançados são de grandes desenvolvedores e, sem dúvida, terão os padrões de um Triple A como resultado. Essa lista também inclui apenas alguns, e muitos mais podem ser descobertos à medida que os anúncios aparecem. O importante a ser observado é que, embora esses desenvolvedores possam se concentrar no desenvolvimento de sequências para franquias já bem-sucedidas, muitos deles estão dedicando recursos para tentar fazer coisas boas e novas. Com tantos desenvolvedores nesta corrida para encontrar o próximo Assassin's Creed como franquia, um deles acabará conseguindo.

Isso pode significar grandes coisas para o futuro dos jogos, já que os jogadores devem começar a ver ideias novas e inovadoras e se sentirem intrigados sobre o que esperar, em vez de jogar as mesmas franquias que jogam desde 2005 ou 2006. Será interessante ver se alguma dessas novas IPs irão marcar tanto quanto alguns dos maiores sucessos da era PS3 e Xbox 360 ou se eles ainda acabam caindo na sombra desses grandes jogos. O jeito é esperar e ver o que o futuro nos aguarda, mas ele parece bastante promissor.

Fonte: Gamerant
Renatito
Renatito #renatito91

Historiador e fã de Xbox

Sabe Muito, Recife
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque