Japão supera os EUA com supercomputador mais rápido do mundo

Japão supera os EUA com supercomputador mais rápido do mundo

'Fugaku' é quase três vezes mais veloz que o norte-americano 'Summit'
#Tecnologia Publicado por Maurício Wesley, em

O supercomputador japonês "Fugaku", desenvolvido pelo instituto público de pesquisas Riken em associação com o grupo de informática Fujitsu, foi considerado o mais rápido do mundo, segundo ranking divulgado pelo Top500.

Com isso, o "Fugaku" ultrapassou o até então líder "Summit", supercomputador projetado nos Estados Unidos pela IBM e instalado no Laboratório Nacional de Física Nuclear, em Oak Ridge, no Tennessee. O Summit ocupou a primeira posição nas últimas quatro edições do Top500 - os rankings são divulgados duas vezes por ano.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jYWNoZS5vbGhhcmRpZ2l0YWwuY29tLmJyL3VwbG9hZHMvYWNlcnZvX2ltYWdlbnMvMjAyMC8wNi8yMDIwMDYyMjE1MTgwMi5qcGc=

Supercomputador japonês Fugaku. Imagem: Kyodo

Sobre o "Fugaku"

O supercomputador foi batizado em homenagem ao monte Fuji, também chamado de Fugaku, em japonês. Sua velocidade é aproximadamente 2,8 vezes maior do que a do norte-americano "Summit". Em comparação, são 415,53 petaflops do "Fugaku" contra 148,6 petaflops do "Summit". Lembrando que um pentaflop corresponde a um trilhão de operações por segundo.

Por enquanto, o supercomputador japonês ainda não atingiu toda sua capacidade. Espera-se que, até 2021, "Fugaku" atinja 100% de rendimento. Apesar disso, a máquina já está em uso no país, auxiliando em pesquisas sobre o novo coronavírus.

Maurício Wesley
Maurício Wesley #MauricioCreed
Usuário do Site, Brasilia-DF
Publicações em Destaque