Ex-engenheiro de software da Frostbite explica a unidade de compressão Kraken do PS5

Ex-engenheiro de software da Frostbite explica a unidade de compressão Kraken do PS5

Yan Chernikov fala sobre os benefícios da compressão/descompressão de hardware do PS5.
#Tecnologia Publicado por ☠ Ayrton Senna, em

A descompressão de hardware não é algo que atrai as manchetes - certamente não tanto quanto SSDs e áudio 3D e o que você tem - mas é um aspecto dos hardwares next-gen que merecem atenção. Em poucas palavras, com uma unidade dedicada inteiramente à descompressão, o PS5 e o Xbox Series X, em teoria, terão processadores que serão liberados para se concentrar em outras coisas que podem realmente levar a mudanças interessantes e positivas nos jogos e seu desenvolvimento.

Recentemente, Yan Chernikov - um desenvolvedor de engines de jogos que trabalhou anteriormente como engenheiro de software no mecanismo Frostbite da DICE - falou sobre o mesmo - mais especificamente, a unidade de compressão Kraken do PS5 - em seu canal no YouTube, e ele tinha algumas coisas bastante positivas a dizer.

"Esse é o tipo de avanço que eu acho que os consoles podem ter que os PCs geralmente não conseguem, porque o que estamos falando aqui, até onde eu entendi, é um hardware personalizado", disse Chernikov. “Ele está literalmente descompactando em hardware, não está fazendo na CPU ou na GPU. Existe literalmente uma unidade responsável pela descompressão deste formato Kraken, que é como zlib, mas um pouco melhor.

"Isso é basicamente o equivalente a comprar como uma placa Red Rocket ou algo semelhante para o seu computador, para que você possa editar como filmagens de câmeras vermelhas muito mais rápido, porque você literalmente tem uma placa PCIe que está descompactando ou qualquer outra filmagem vermelha. É muito parecido com isso, é como uma peça de hardware dedicada que faz a descompressão, que será mais rápida do que provavelmente uma CPU e GPU fazendo isso. Além disso, para que a CPU e a CPU possam fazer outras coisas, o que é muito legal e novamente parte do motivo pelo qual seria possível se eles jogassem suas cartas corretamente para fazer certas coisas em um PlayStation 5 que seria mais lento de se fazer em um computador. Não estou dizendo que 'Ah, sim, todo mundo deveria comprar o PS5 porque é melhor que o PC'. São peças diferentes de hardware e eu aprecio as duas."

Você pode ver o vídeo completo abaixo.

djFTUkhyQ2E0WFE=

Confirma-se que o PS5 e o Xbox Series X apresentam descompactação de hardware. Pelo menos no papel, é fácil ver como isso beneficiará os desenvolvedores com jogos e certamente é emocionante pensar sobre o que isso pode levar, com o que as CPUs e GPUs são liberadas para se concentrar mais em outras coisas.

Na apresentação "Road to PS5", Mark Cerny confirmou que o desempenho do hardware personalizado de descompressão usando Kraken equivale ao processamento de 9 núcleos Zen 2.

Já do lado do Xbox Series X, foi confirmado que o hardware dedicado para descompressão é parte da Velocity Architeture, usando Bcpack para texturas e zlib para os demais tipos de dados. E que o sistema de i/o Direct Storage pode reduzir a sobrecarga da CPU para essas operações de E/S de vários núcleos, levando apenas uma pequena fração de um único núcleo; liberando assim considerável poder da CPU para o jogo gastar em áreas como melhor física ou mais NPCs em uma cena.

O quão efetivamente Kraken e o BCPack/Zlib do Xbox Series X fazem isso ainda está por ser visto, mas se os dois consoles chegarem perto dos resultados que Chernikov está descrevendo aqui, definitivamente vale a pena ficar de olho no que isso pode permitir aos desenvolvedores fazer .

Recentemente, Chernikov também falou sobre outros aspectos do hardware de última geração, como o SSD do PS5 https://gamingbolt.com/former-frostbite-software-engineer-explains-how-ps5s-ssd-will-work, e se as especificações dos dois consoles são ou não apropriadamente representativas do que serão capazes https://gamingbolt.com/former-frostbite-dev-on-ps5-specs-disconnect-between-numbers-and-what-its-capable-of. Leia mais sobre ambos através dos links.

Fonte: Gamingbolt
☠ Ayrton Senna
☠ Ayrton Senna #carloseduardocd

River Raid, Enduro, Super Mario World, Top Gear e Street Fighter 2. O restante foi consequência.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque