Top 10 jogos marcantes do Super Nintendo

Top 10 jogos marcantes do Super Nintendo

Os clássicos que marcaram o console de 16 bits da Nintendo
#Artigos Publicado por Renatito, em

Lançado em 1990, o Super Nintendo foi um dos maiores consoles da indústria de videogames, um colosso que teve 784 jogos lançados. Hoje me atrevo a selecionar 10 jogos marcantes da plataforma, tarefa difícil. São tantos jogos de qualidade que fica complicado escolher apenas 10 jogos desse console que fez a alegria dos noventistas. Adianto que este top 10 será baseado no meu gosto pessoal, provavelmente você irá discordar (e tens todo o direito disso), não sendo necessariamente jogos exclusivos, mas jogos que estão disponíveis na plataforma. Também não tive coragem de selecionar do melhor para o "menos melhor", ou vice-versa, coloquei os jogos dispostos em ordem alfabética, pelo menos esse peso eu tiro do meu ombro. Sem mais blá blá blá, vamos a lista de 10 jogos marcantes do SNES.

1 - CHRONO TRIGGER

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvY2hyb25vL2ltYWdlcy8yLzI0L0Nocm9ub19UcmlnZ2VyX2NvdmVyLmpwZy9yZXZpc2lvbi9sYXRlc3Q/Y2I9MjAwODA3MDUxOTE0MzY=

Todos sabem do meu apreço por Chrono Trigger, um clássico dos RPGs. História magnífica, personagens carismáticos, trilha sonora marcante, capacidade de viajar no tempo... Se Chrono, personagem principal do jogo, viajasse para 2020, veria que o jogo que ele fez parte continua atemporal. Só mesmo um dream team composto por Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da série Dragon Quest), Akira Toriyama (criador de Dragon Ball) e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy) poderia criar uma obra dessa. É o tipo de jogo que se melhorar, estraga.

2 - DONKEY KONG COUNTRY 2

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvbmludGVuZG8vaW1hZ2VzLzgvODcvSm9nb19ES0MyLnBuZy9yZXZpc2lvbi9sYXRlc3Q/Y2I9MjAxMzA4MjMxNjM1MzQmcGF0aC1wcmVmaXg9cHQtYnI=

A série Donkey Kong Country teve 3 ótimos jogos no SNES, mas escolhi o 2 para representar a franquia por ter a melhor trilha sonora. Impossível alguém que jogou no Super Nintendo não se lembrar de Donkey Kong Country 2 e de suas músicas, como a Stickerbush Symphony e a Swamp Theme. Fiz os 102% do jogo e completar o Lost World foi gratificante pra mim. Um jogo de plataforma completo com vários segredos. Talvez o melhor de toda a franquia?

3 - INTERNATIONAL SUPERSTAR SOCCER DELUXE

IMAGEaHR0cHM6Ly9lLnNubWMuaW8vbGsvbHYveC84NGYyMWM3NDBmMmE1MGFmZmY0ZDU3MzZhNjM5ZjJlNC81Mjg2MjE4

Todo BR gastou horas e horas nesse jogo. O melhor jogo de futebol que tínhamos na época caiu na graça do país do futebol. As versões alternativas também fizeram muito sucesso aqui, como a Ronaldinho Soccer 97. Talvez seja o jogo que mais joguei nos SNES e me lembro com carinho das várias vezes em que passei a tarde jogando partidas contra os meus amigos com todos reunidos na sala. Bons tempos.

4 - MEGAMAN X

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubW9ieWdhbWVzLmNvbS9pbWFnZXMvY292ZXJzL2wvMzU1NjYtbWVnYS1tYW4teC1zbmVzLWZyb250LWNvdmVyLmpwZw==

Pra mim, a série Megaman X é superior à série original. Aparecendo pela primeira vez no Super Nintendo, a série X trazia uma jogabilidade mais aprimorada, com maiores possibilidade de exploração do cenário e combate (e não era tão roubado quanto a série original). Consegui pegar todas as peças da armadura no jogo sem precisar de detonado, o que considero um trunfo. Fica meio repetitivo elogiar a trilha sonora, mas tenho que falar pois ela é digna de nota. Parece que trilha sonora boa era algo comum nos jogos da época.

5 - SUPER STREET FIGHTER II: THE NEW CHALLENGERS

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvbmludGVuZG8vaW1hZ2VzLzYvNjQvU3VwZXJfU3RyZWV0X0ZpZ2h0ZXJfSUlfJTI4TkElMjkuanBnL3JldmlzaW9uL2xhdGVzdD9jYj0yMDE0MDMyNjAxMTUwOCZwYXRoLXByZWZpeD1lbg==

Clássico dos arcades, Street Fighter 2 também fez muito sucesso no Super Nintendo e a versão Super Street Fighter II: The New Challengers era a mais completa para a plataforma, com mais personagens, mais cenários e mais músicas. Talvez seja a versão mais sólida do Street Fighter 2. Mais um jogo em que muitos passaram o dia disputando contras com os amigos.

6 - SUPER BOMBERMAN 3

IMAGEaHR0cHM6Ly9pMi53cC5jb20vZ2FsYXhpYW5lcmQuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzAzL21heHJlc2RlZmF1bHQuanBnP2ZpdD0xMDI0JTJDNTc2JnNzbD0x

Jogo mais divertido e organizado da franquia, na minha opinião. Possui 5 fases bem distintas, cada uma com um tema diferente e com um boss lhe esperando no final de cada mundo. A campanha podia ser jogada em modo cooperativo e o game também possuía um modo mata-mata onde você poderia sair tacando bombas contra os seus amigos. O melhor jogo do Bomberman merece estar nessa lista.

7 - SUPER MARIO KART

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubW9ieWdhbWVzLmNvbS9pbWFnZXMvY292ZXJzL2wvMjQxNTUtc3VwZXItbWFyaW8ta2FydC1zbmVzLWZyb250LWNvdmVyLmpwZw==

A Nintendo mostrou que era possível fazer um jogo de karts, com power-ups e fases malucas utilizando personagens já consagrados. Super Mario Kart marcou todos pela diversão proporcionada, ainda mais porque era possível jogar em tela dividida, proporcionando algazarras nas salas de estar no mundo todo. Jogo extremamente divertido que ainda está vivo e fazendo sucesso até hoje.

8 - SUPER MARIO WORLD

IMAGEaHR0cHM6Ly9waXhlbHNwZXJob3VyLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxNi8xMi9zdXBlci1tYXJpby13b3JsZC5qcGc/dz0xMDAw

O jogo que é cara do SNES, o jogo que vinha com o console, Super Mario World divertiu muitas pessoas com sua jogabilidade plataforma e fases desafiadoras. Ele não envelheceu nada, e continua bonito e com um ótimo gameplay até os dias atuais. Passar aquelas fases difíceis, descobrir os segredos, evitar o Game Over, fazer 100% do jogo, sacrificar o Yoshi: todas essas experiências marcaram quem tinha o console da Nintendo nos anos 90. Como eu não tinha muitos jogos naquele tempo (acredito que a maioria de vocês também), ficava zerando Super Mario World praticamente todos os dias, com isso, posso afirmar tranquilamente que foi o jogo que mais zerei na vida. Saudades de zerar de novo, inclusive.

9 - SUNSET RIDERS

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnBpbmltZy5jb20vb3JpZ2luYWxzLzFjL2E5LzI5LzFjYTkyOTIzN2NmNDhiZDJhZTY3YWFiNjNhNGJhMTUwLmpwZw==

Aquele jogo de faroeste que todo mundo lembra com carinho. Sunset Riders é um shoot 'em up situado no Oeste Americano, onde nosso objetivo é andar e matar bandidos. Talvez o mais marcante sejam os chefes, cada um era diferente do outro e exigiam uma certa habilidade do jogador. Como todo Shoot 'em up, as balas comiam soltas na tela e você tinha que se virar pra não ser atingido. Já que Streets of Rage foi revivido recentemente, Sunset Riders também merecia ver a luz do dia novamente.

10 - TOP GEAR

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubW9ieWdhbWVzLmNvbS9pbWFnZXMvY292ZXJzL2wvNTY3NTItdG9wLWdlYXItc25lcy1mcm9udC1jb3Zlci5qcGc=

Clássico dos jogos de corrida (pelo menos é considerado um clássico aqui no Brasil), Top Gear divertia pela sua jogabilidade que era uma das mais realistas para um jogo de corrida da época. O jogador participava de torneios internacionais, onde cada pista possuía suas particularidades de acordo com o país, e tínhamos que escolher entre 4 carros diferentes, cada um com seus pros e contras. Acredito que só de ler estas linhas vocês já se lembraram desta música simplesmente nostálgica! Em 2018 o jogo recebeu um sucessor espiritual, o Horizon Chase Turbo, feito por um estúdio brasileiro. Top Gear realmente era amado pelos jogadores tupiniquins.

Chegamos ao fim de mais um artigo. Sei que deixei clássicos de fora como Star Fox, Super Metroid, F-Zero, The Legend of Zelda: A Link to the Past e tantos outros, mas não é porque eles não estão na lista que eles são ruins ou menos importantes; ressalto que a lista reflete o meu gosto pessoal. Agora quero saber de vocês: deixem nos comentários seus Top 10 jogos marcantes do Super Nintendo. Contem suas experiências, vamos relembrar os jogos marcantes desse console!

Renatito
Renatito #renatito91

Historiador e fã de Xbox

Sabe Muito, Recife
Publicações em Destaque