Samsung e AMD poderiam fazer parceria para um novo Nintendo Switch

Samsung e AMD poderiam fazer parceria para um novo Nintendo Switch

Seria melhor do que a Nvidia pode oferecer?
#Artigos Publicado por Char, em

Samsung e AMD surpreenderam o setor no ano passado, quando anunciaram uma parceria estratégica em tecnologias gráficas de ultra baixo consumo de energia e alto desempenho. O que isso significava simplesmente era que os futuros processadores Samsung Exynos apresentariam gráficos AMD Radeon personalizados.

A arquitetura gráfica RDNA da AMD foi mencionada especificamente no comunicado de imprensa, sugerindo que essa parceria envolveria o licenciamento de IP arquitetural, o que permitiria à Samsung integrá-la em seus próprios projetos. As chances são de que essa parceria possa acabar conquistando uma grande conquista na indústria de jogos quando a Nintendo decidir lançar um sucessor para o Switch.

Samsung poderia ganhar muito no mercado de console

O Nintendo Switch usa o SoC Tegra X1 da NVIDIA, baseado em Maxwell, o mesmo componente encontrado na série Shield TV, que não recebeu nenhuma melhoria no departamento de chips. A NVIDIA não estava realmente se concentrando em produtos ARM de nível consumidor, então há uma possibilidade real de que ela não tenha um novo SoC para o próximo Switch da Nintendo. A NVIDIA possui SoCs ARM baseados nas arquiteturas Pascal e Volta, mas eles não são soluções voltadas para o consumidor, eles se destinam a veículos autônomos.

No caso de a NVIDIA não possuir um SoC pronto para uso, a Nintendo seria forçada a procurar em outro lugar, e é aqui que a Samsung e a AMD entrariam. A AMD tem experiência na fabricação de processadores ARM, para poder investir na própria IP ou procurar um parceiro com experiência significativa na fabricação de chipsets ARM. A Samsung seria o parceiro ideal, pois possui experiência e escala para isso, já é um dos principais produtores mundiais de processadores ARM.

Embora a Samsung tenha usado anteriormente núcleos personalizados para seus chipsets premium, a empresa desistiu disso, o que significa que seu próximo SoC superior poderá apresentar uma ARM pronta para uso, eliminando quaisquer preocupações de desempenho causadas por seus núcleos personalizados. Isso, juntamente com o robusto hardware gráfico RDNA da ARM, poderia apresentar a solução perfeita para o próximo console híbrido da Nintendo.

A Sony já optou pela arquitetura RDNA da AMD para seu próximo PlayStation e, assumindo que o hardware gráfico transita bem para uma solução híbrida, a Samsung pode acabar conquistando um grande êxito no mercado de console em virtude de sua parceria com a AMD.

Ainda não se sabe se isso acaba acontecendo, mas certamente está dentro do campo da possibilidade. A Nintendo não disse quando pretende lançar um novo console do Switch, então há também a possibilidade de a NVIDIA ter uma solução pronta para isso no momento em que decidir fazer isso.

Fonte: Sammobile
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,