Nvidia Hopper, AMD RDNA3, Zen4 chegando entre 2021-2022

Nvidia Hopper, AMD RDNA3, Zen4 chegando entre 2021-2022

E possivelmente uma GPU Intel Xe
#Tecnologia Publicado por Char, em

Os próximos produtos da TSMC em 5nm já foram confirmados em um vazamento da ChinaTimes e, embora já tivéssemos produtos que já esperávamos: CPUs AMD Zen 4, GPUs AMD Radeon RDNA 3 e GPU NVIDIA Hoppper, também tiveram uma inesperada: a GPU Intel Xe. Houve muitos rumores que a Intel mudou para 5nm. Embora o pouco sobre as CPUs e GPUs da AMD e a NVIDIA Hopper seja confirmado, eu consideraria a parte do Intel Xe com um pouco de cautela porque, de acordo com as informações - nada está definido no momento.

AMD Zen 4, RDNA3 e NVIDIA Hopper são confirmadas no processo de 5nm da TSMC; a Intel Xe também está se juntando ao grupo?

Depois do que parecem alguns anos de estagnação, as coisas estão começando a esquentar. Anteriormente, cobrimos que a NVIDIA planeja se tornar muito agressiva com as transições de node e pode gastar menos de um ano em 7nm em um esforço para recuperar a participação de mercado da AMD e superá-la nos 5nm. Embora este relatório da ChinaTimes confirme os vazamentos anteriores sobre a NVIDIA ter pré-agendado a GPU Hopper no node de 5nm da TSMC, isso também sugere que a Intel também pode estar aproveitando o processo de 5nm da TSMC. Embora isso possa parecer contra-intuitivo no começo, pode haver alguma sabedoria: as fábricas da Intel já estão funcionando com capacidade total e o processo da TSMC é perfeitamente adequado para a criação de grandes GPUs - sem mencionar que a equipe de projeto envolvida provavelmente teria uma tonelada de experiência com o processo de design da TSMC também.

Uma tradução da imagem, cortesia de @chiakokhua:

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzA1L0VYdXlaVmhWY0FBaGRDSi5qcGc=

  1. Plano de investimento rápido do processo SMC 5nm: TSMC 5nm N5 e N5 + aprimorado.
  2. Escala total de produção: 2022 capacidade/wafer para o ano inteiro, atingindo 1 milhão de wafers.
  3. 2020 Produção em massa:
  4. Apple: A14/A14X
  5. Huawei HiSilicon: Kirin 1000 e processador de rede
  6. 2021 ~ 2022 Produção em massa:
  7. AMD: CPUs com arquitetura Zen4 e GPUs com arquitetura RDNA3
  8. Broadcom: Processador de rede de alta velocidade
  9. Qualcomm: Snapdragon 875 e X60 e outro modem 5G
  10. Nvidia: GPUs com arquitetura Hopper
  11. Mediatek: Dimensity 2000 series G chips
  12. Intel: GPUs de arquitetura Xe ou FPGA
  13. Apple: processador A15
  14. Huawei HiSilicon: Kirin 1100, IA e processadores de servidor

A utilização dA TSMC pela Intel pode ser uma jogada que pode surpreender muitas pessoas, mas faz todo o sentido para nós. Se a equipe de gráficos da Intel, que consiste em ex-líderes da Radeon que trabalhou em estreita colaboração com a TSMC, puder se concentrar apenas no processo de design e não se atolar com as preocupações da fabricação, isso garantirá uma diversificação de risco muito bem-sucedida para os investidores.

Por outro lado, parece que a NVIDIA lançará suas GPUs Hopper (provavelmente baseadas em MCM) no próximo ano no processo de 5 nm da TSMC. As coisas estão começando a parecer muito empolgantes para os entusiastas da tecnologia. Aqui está uma tradução do restante do artigo, cortesia de @chiakojhua:

O processo de 5nm da TSMC entrará na fase de produção em massa no terceiro trimestre. Embora os pedidos no segundo semestre sejam principalmente da Apple e HiSilicon, outros grandes clientes, como Qualcomm, Mediatek, Xilinx, Broadcom, AMD e Nvidia, já começaram o design de chips de 5nm, que devem entrar em produção em massa nos próximos 2 anos. Além disso, há rumores de que a Intel pode terceirizar alguns de seus chips de 5nm para a TSMC. Os analistas esperam que a TSMC atinja sua meta de participação de receita de 10% para 5nm este ano e estabeleça um novo recorde de 25 a 30% para todo o próximo ano.

Recentemente, houve muitos boatos de que a TSMC perdeu alguns pedidos para os concorrentes, incluindo o HiSilicon transferindo alguns pedidos para nodes de processos avançados para o SMIC e a Samsung Foundry anunciando que iniciará a produção em massa para seu processo de 5nm e já garantiu pedidos da Qualcomm e Nvidia. No entanto, os observadores da indústria geralmente acreditam que a capacidade e o rendimento de 5nm da Samsung não conseguem alcançar a TSMC no segundo semestre. A TSMC também está confiante de que será a única fábrica que poderá produzir e fornecer em massa 5nm este ano.

Devido à pandemia, a visibilidade para o segundo semestre é baixa. Embora a TSMC comece a produzir em massa o processador de aplicativos A14 da Apple e os chips mobile 5G Kirin 1000 da HiSilicon no segundo semestre, tendências de 15 a 18% ou mais de aumento na receita do ano inteiro divulgada na recente conferência de investidores sugerem que a receita consolidada da segunda metade será quase a mesma da primeira metade. No entanto, a TSMC está avançando a toda velocidade com 5nm no segundo semestre, além de manter as despesas de capital durante todo o ano de US $ 15 a 16 bilhões, porque vê cada vez mais clientes projetando chips em 5nm, para produção em massa nos próximos 2 anos.

Segundo fontes da indústria de equipamentos, os pedidos de 5nm da TSMC 'explodem' no próximo ano. Além dos processadores de aplicativos A14X e A15 da Apple, que usarão 5nm, os chips mobiles Kirin 1100 da próxima geração da HiSilicon, os processadores de IA e server também usarão 5nm. Além disso, o novo chip mobile Snapdragon 875 5G da Qualcomm e o chip modem X60, as futuras GPUs de arquitetura Hopper da Nvidia, as CPUs de arquitetura Zen4 da AMD e as GPUs de arquitetura RDNA3 também serão produzidas em massa no processo de 5nm da TSMC. Rumores recentes da indústria também sugerem que a Intel se tornará um dos principais clientes dos 5nm da TSMC.

Na recente conferência de investidores, o CEO da TSMC, C.C. Wei destacou que o número de fitas adesivas para chips projetados no processo de 5nm da TSMC será maior que o mesmo período durante o estágio inicial de produção em massa de 7nm. Após 7nm, 5nm será outro node do ciclo de vida útil, que deverá representar 10% da receita este ano. - China Times

Esse vazamento também confirma relatórios anteriores da DigiTimes de que a TSMC está no caminho de produzir em massa produtos de 5nm até o terceiro trimestre de 2021. Considerando que a empresa está mudando para a EUV para seus avançados processos de 7nm, isso não é exatamente surpreendente, porque a mudança permitirá que a fabricação "reset" a dificuldade mudando para uma fonte de luz que teoricamente pode permitir processos muito mais restritos com o padrão múltiplo (EUV significa que o padrão múltiplo não será necessário para 7nm ou mesmo para o processo de 5nm).

Fonte: Wccftech
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Publicações em Destaque