Inspiração, plágio ou coincidência?

Inspiração, plágio ou coincidência?

Jogos com elementos parecidos com outras obras.
#Artigos Publicado por Rabisco Virtual, em

No campo do entretenimento, não são raros os casos de obras com alguma semelhança, seja por influência direta na inspiração de sua origem, por clichês de determinado gênero, ou por mero acaso. Certa vez o apresentador Chacrinha disse "Na TV na se cria, tudo se copia"; provavelmente, ele também deve ter copiado isso de algum lugar.

Alguns jogos eletrônicos possuem algumas semelhanças curiosas com determinadas obras de outras mídias. Coincidência, plágio ou homenagem, ai vão elas:

DEAD SPACE

IMAGEaHR0cHM6Ly8xLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8td0gxSnlRVEUwdzQvWHNLYmItOUdEVkkvQUFBQUFBQUFBWlUvdGNaRndPUVhzTVFLOGtDX184M0p1bXFDZ3Rva0dzZHBnQ0xjQkdBc1lIUS9zMTYwMC9nMS5qcGc=

Um clássico contemporâneo do survival horror desenvolvido pela falecida Visceral Games em 2008, tem muito em comum com o filme O Enigma do Horizonte (1997). O jogo e o longa tem como plot a investigação de uma nave espacial abandonada, que serve de palco para cenas de horror e mistério.

No entanto, o aspecto mais curioso em relação Dead Space está relacionado com o filme Jason X (2001). No longa, o ator Peter Mensah interpreta o sargento Brodski, e também empresta sua feição para dar forma ao personagem Zach Hammond em Dead Space.

Ainda envolvendo Mensah, vale observar o que no longa slasher de 2001, os oficiais militares possuem uma espécie de display reluzente logo a baixo do pescoço, anexado ao traje de combate. O mesmo conceito peculiar é observado nas armaduras do protagonista de Dead Space.

ALAN WAKE

IMAGEaHR0cHM6Ly8xLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tYW9seWoxekVUY2MvWHNLYmIwb0lvd0kvQUFBQUFBQUFBWmMvMXJZS3lYdE51a0l3WDNPVDZiVUIya0UwNm04TF9wWE93Q0xjQkdBc1lIUS9zMTYwMC9nMi5qcGc=

O game de 2010 desenvolvido pela Remedy Entertainment narra a jornada de um escritor que tem seus textos usados como ferramentas maléficas por forças sobrenaturais. O mesmo enredo é compartilhado por A Beira da Loucura (1995).

No filme dirigido por John Carpenter, além dos contos de terror que se tornam realidade, é possível observar também outros elementos semelhantes ao jogo da Remedy. A concepção do cenário de cidadezinha interiorana norte-americana, as pinceladas lovecraftianas ou a simbologia da figura do maníaco com o machado.

Um plot semelhante pode ser visto na animação Os Novos Caça-Fantasmas (1997), no quinto episódio batizado de Deadliners, os caçadores enfrentam acontecimentos macabros, frutos da ficção de um escritor, que se tornam reais através do poder de entidades malignas.

FINAL FANTASY VII

IMAGEaHR0cHM6Ly8xLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tRnlfY3cyMThCSU0vWHNUTWhGVmlKMUkvQUFBQUFBQUFBWjgveTE3NVc1N2ZPbFEwY0dZd3ppdFhRdkQ2LTEwRzR4dnVBQ0xjQkdBc1lIUS9zMTYwMC9nNi5qcGc=

Vincent Valentine deu as caras pela primeira vez no titulo de 1997 da Square Enix, e em 2006 protagonizou Dirge Of Cerberus: Final Fantasy VII. Seu visual é marcado por um longo e aterrador sobretudo vermelho, vestido por cima de uma roupa preta repleta de fivelas e outros adereços combinando com um "treizoitão turbinado".

De certo, essa era a moda para o figurino dos pistoleiros no final dos anos 90, ja que o personagem Vash do mangá Trigun (1995), e animação homônima (1998) tem um visual bastante parecido com o de Vincente. De carona, mas forma tardia, já no final da tendência, temos Dante, o protagonista de Devil May Cry (2001) adotando características parecidas.

THE WITCHER

IMAGEaHR0cHM6Ly8xLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tR0VjbEhBTlotdDAvWHNUTWdKNkk4ZUkvQUFBQUFBQUFBWncvYWQ2WGlLaG8wclllT0lBZUxWWElidGZMNERNa1BMTkhBQ0xjQkdBc1lIUS9zMTYwMC9nMy5qcGc=

A criação de Andrzej Sapkowski teve sua primeira publicação em 1986, e depois disso, rodou o mundo através de diversas mídias. O que pouca gente sabe é que antes do sucesso do game da CD Projekt, os contos do autor polonês influenciaram outra desenvolvedora, conhecida como Metropolis, em meados da década de 90. Apesar do jogo não ter sido concluído, a empresa ostenta o mérito da adaptação do termo original polonês, fazendo o quase intraduzível Wiedzmin, se tornar o popularesco "Witcher".

Em dezembro de 1989 estreava nas telonas americanas o filme Warlock. O longa que mistura terror, ação e fantasia, conta a história de um feiticeiro em busca de um artefato místico, enquanto foge de um caçador de bruxas.

Até aqui, não há nenhuma semelhança com a obra polonesa. Porém, a parte interessante vem a seguir.

O feiticeiro do filme tem os cabelos longos e claros, lança fogo pelas mãos, é conhecedor de maldições e prepara poções com ingredientes exóticos que aumentam suas habilidades e conferem novos poderes e em dado momento outro personagem se refere a ele como um "Witcher". É dificil olhar para o personagem de Warlock e não fazer alguma ligação ao personagem Geralt de Rivia.

Outra característica curiosa presente em Warlock está relacionada ao personagem Giles Redferne. Um caçador de bruxas estiloso, trajando um sobretudo felpudo de pele animal e cheio de paranauês habilidosos com um chicote nos melhores moldes da família Belmont de Castlevania (1986).

MORTAL KOMBAT

IMAGEaHR0cHM6Ly8xLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8td1o0em5mNTBJeE0vWHNUTWdkTGJfNkkvQUFBQUFBQUFBWjAvUnhQYzJLcXFQSVlMMklheHh4ekxQX0RuZC12M1oyUWhBQ0xjQkdBc1lIUS9zMTYwMC9nNS5qcGc=

Ed Boon e John Tobias certamente tiveram uma boa dose de inspiração do filme Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986) antes de conceber o visual dos primeiros personagens de Mortal Kombat (1992). No jogo, os personagens Raiden e Shang Tsung tem um visual bastante semelhante a caracterizações vistas no longa de John Carpenter.

IMAGEaHR0cHM6Ly8xLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tRTllb2ZmdkVlTmMvWHNUTWdUYjh2MUkvQUFBQUFBQUFBWjQvQUplWGw5SjFuN1U3RHRVb0M5ckhoU3FhYmNwdDVLSERnQ0xjQkdBc1lIUS9zMTYwMC9nNC5qcGc=

Existe uma clara semelhança física entre o personagem Johnny Cage e o personagem de Van Damme no filme O Grande Dragão Branco (1988). Além da caracterização do lutador, foi extraído do filme um dos golpes mais inusitados; espacate com soco nos testículos do adversário. Reza a lenda que o ator belga havia sido cotado para protagonizar o primeiro jogo da franquia, mas sua participação não foi concretizada.

E você, caro leitor? Lembra de mais alguma semelhança curiosa? Compartilhe nos comentários.

Fonte: Gamevicio
Rabisco Virtual
Rabisco Virtual #Faustus99
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,