CloudXR da Nvidia poderia fazer pelo VR o que Geforce Now está fazendo para PC

CloudXR da Nvidia poderia fazer pelo VR o que Geforce Now está fazendo para PC

CloudXR transfere processamento de VR e AR para um hardware poderoso na nuvem
#Tecnologia Publicado por Char, em

O maior desafio com o GeForce Now acabou não ter nada a ver com latência, mas com os principais editores retirando seus jogos do serviço. Ainda assim, ele e outros serviços de jogos em nuvem têm o potencial de mudar o jogo. Da mesma maneira, o mesmo acontece com o novo kit de desenvolvimento de software CloudXR da Nvidia, que traz um conceito semelhante ao streaming de realidade virtual, realidade aumentada e experiências de realidade mista para fones de ouvido de baixa potência.

VR, AR e MR são coletivamente referidos como XR, por isso é chamado CloudXR. O SDK permite que os desenvolvedores transmitam conteúdo XR graficamente exigente para praticamente qualquer display, seja um headset sofisticado como o Vive Pro ou algo consideravelmente menos poderoso, como o Oculus Go ou mesmo um dispositivo Android (GearVR, por exemplo).

Com a plataforma Nvidia CloudXR, qualquer dispositivo final - incluindo headsets e dispositivos Windows e Android conectados - pode se tornar um monitor XR de alta fidelidade capaz de exibir gráficos de qualidade profissional, explica a Nvidia.

Como no GeForce Now, o hardware receptor se torna muito menos importante, porque servidores poderosos fazem o trabalho pesado. Nesse caso, os servidores RTX da Nvidia, equipados com as GPUs Quadro RTX 8000 e 6000 profissionais, realizam o trabalho mais importante.

Por enquanto, esse não é o equivalente em VR do GeForce Now. Ele é voltado principalmente para clientes corporativos e, com o CloudXR SDK, eles podem transmitir conteúdo de seus próprios servidores RTX para fones de ouvido por Wi-Fi, celular 5G ou Ethernet.

O CloudXR Server fornece um driver HMD virtual, permitindo que o aplicativo veja o HMD (head mounted display) como conectado localmente, não necessitando de alterações no nível do aplicativo. O driver do servidor CloudXR recebe quadros do aplicativo OpenVR e, posteriormente, codifica e transporta os quadros para o aplicativo cliente CloudXR, diz a Nvidia.
No cliente, o Cloud XR Client Application recebe e decodifica os quadros e o áudio e os apresenta para o tempo de execução do dispositivo final. Esse aplicativo também retransmite dados e entradas de controle do controlador e do HMD de volta ao servidor, continua a Nvidia.

Embora os clientes corporativos sejam o principal alvo, a Nvidia também menciona que criou o SDK para "plataformas de consumidores" também. Portanto, mesmo que a Nvidia nunca tenha feito um equivalente do GeForce Now com isso, há uma chance de que terceiros possam.

Fonte 1: Pcgamer
Fonte 2: Nvidia
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Publicações em Destaque