AMD Ryzen 4000 pode apresentar aumento de até 15-20% no IPC

AMD Ryzen 4000 pode apresentar aumento de até 15-20% no IPC

Zen3 atinge nível ''alarmante''
#Tecnologia Publicado por Char, em

A AMD planeja lançar sua próxima geração Ryzen 4000 de CPUs "Zen3" para os principais mercados de desktop e HEDT no final deste ano. Espera-se que o Zen3 ofereça aos ''gamers'' e aos usuários finais uma grande melhoria no desempenho geral e na eficiência.

Agora, de acordo com um vazamento publicado pelo RetiredEngineer@chiakokhua, vindo do Ice Universe, parece que as CPUs Zen 3 nos darão uma quantidade significativa de melhoria no IPC.

Os rumores internos que circulam entre os engenheiros de dois OEMs conhecidos indicam que o desempenho das atuais amostras de engenharia do Zen3 subiu para um nível "alarmante". Observe que essas são amostras iniciais de "engenharia", para que os produtos finais de varejo possam facilmente apresentar números de desempenho ainda mais altos.

Também foi relatado que esses OEMs compararam o desempenho do Ryzen 4000 com os produtos de próxima geração da Intel e, com base nesses resultados, o Ryzen 4000 da AMD superará totalmente a Intel nos números de "desempenho" e "eficiência de energia". Provavelmente eles estão comparando-os com os processadores de última geração "Rocket Lake S" da Intel.

De acordo com o mesmo leaker, é relatado que a AMD alega uma melhoria de IPC para o Zen3 em torno de 15 a 17%, mas testes internos feitos por esses dois OEMs revelam que o IPC é ainda muito melhor do que as alegações da AMD.

Os chips AMD Ryzen 4000, que são baseados na arquitetura avançada "7nm+", podem apresentar um aumento de 15% no IPC, até 20%, com os novos núcleos "Zen3". Essa seria uma grande elevação do IPC para as CPUs Ryzen 4000 Zen3, assumindo que esses resultados sejam precisos.

Com o Zen3, podemos esperar ganhos significativos de IPC, clocks mais rápidos e maior eficiência. A AMD confirmou recentemente que os processadores de desktop Ryzen Zen3 de quarta geração só serão suportados pelos chipsets da série 500.

No entanto, ainda existe a chance de a AMD permitir o lançamento de revisões do BIOS para compatibilidade com o Ryzen 4000, ou pelo menos nos chipsets da série 400, como "X470" e "B450". Isso ainda precisa ser visto.

A família Ryzen 4000 seria a última geração de uso para o soquete AM4 porque, com a série Ryzen 5000, será usada a arquitetura ''Zen4'' que exige um novo soquete e um novo chipset.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZHNvZ2FtaW5nLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wNS9mc2FmYXNkZnNhZGFzLnBuZw==

Fonte: Dsogaming
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site