Com suporte ao DirectX 12, 4K, UltraWide e controle de Xbox
Publicado por Char Aznable, em .
Mario 64 tem sido um game plataforma popular para modders há anos, pois os romhacks adicionaram mecanismos de Mario Odyssey, adicionaram um level editor e até o transformaram em um jogo totalmente novo. Mas isso é algo completamente diferente. Alguém lançou silenciosamente uma nova versão de Mario 64 que roda nativamente no PC via DirectX, sem necessidade de emulador. É executado na resolução nativa do seu monitor e até suporta controles Xbox sem problemas. É surreal estar jogando um Mario 64 de alta resolução e alta taxa de quadros no PC.

Ao contrário de muitos projetos de mods para PC e jogos de fãs, que são documentados em blogs de desenvolvimento ou tópicos de fórum há anos, esse lançamento aparentemente surgiu do nada. O arquivo se espalhou pelo Reddit, Youtube e mídias sociais e é fácil de rastrear, apesar de nenhuma fonte singular óbvia. Este port para PC é possivelmente o resultado de Mario 64 ser descompilado em 2019, dando aos programadores um melhor acesso ao funcionamento interno do jogo.

Os arquivos descompilados estão disponíveis ao público no Github e, em um antigo tópico do Reddit no r/n64, alguém sugere casualmente "o que aconteceria se você compilasse o código-fonte como um aplicativo do Windows e se isso fosse interrompido de que maneiras nós poderíamos usar esse código para emular ainda mais o N64 e criar um port para pc?". Bem, agora nós sabemos.

O Videogameschronicle tomou conhecimento do port, que roda no DirectX 12 (o que significa que você precisará estar no Windows 10) e roda bem em resoluções como 4K widescreen. O jogo original rodava em 240p do N64, a 30 fps ou menos. O port de PC parece ter um problema de execução em altas taxas de quadros - nos 144Hz do meu monitor, ela foi visivelmente acelerada, mas limitar a taxa de atualização para 60Hz resolveu o problema. É possível que ele possa ser executado a mais de 60 fps, mas limitar a 60 foi uma solução fácil e rápida.

As texturas de Mario 64 obviamente são um problema em alta resolução, mas os modelos de personagem do Mario e a maioria dos inimigos usam cores no lugar das texturas, então elas se adaptam muito bem e ficam nítidas e brilhantes em alta resolução.

Vídeo do YoutubeRGZLLTFDX1pRSW8=
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