Modders estão criando modos acessíveis para jogos difíceis

Modders estão criando modos acessíveis para jogos difíceis

Mais acessibilidade para quem precisa ser feliz jogando
#Artigos Publicado por Char, em

Se jogos famosos ou difíceis devem ou não ter um modo fácil opcional, tem sido um assunto de desentendimentos. Mas muitos já o fazem, ainda que não oficialmente, graças aos modders que fazem as coisas com suas próprias mãos.

Veja o “n00bplatformer”, por exemplo. Recentemente, ele criou um "Modo de Assistência" para o jogo Cuphead. Ele faz ajustes simples em alguns dos sistemas do jogo, como conceder aos jogadores seis pontos de vida em vez dos três habituais, e aumentar o dano da arma em 50% a mais, para que as batalhas contra os chefes não se arrastem por tanto tempo.

N00bplatformer diz que comprou o Cuphead em seu lançamento, mas inicialmente parou depois de atingir uma alta dificuldade. Mais tarde, ele teve uma experiência semelhante no também complicado jogo de plataformas Celeste. Mas, ao contrário de Cuphead, Celeste havia feito opções para ajudá-lo.

"Percebi que havia um "Modo de Assistência" embutido no jogo que garantia invencibilidade", explica ele. Mas a invencibilidade fez mais do que apenas permitir que ele pulasse a sequência que achava difícil. “Algo estalou na minha cabeça. Eu pude ver totalmente o que estava fazendo de errado... e imediatamente voltei e repeti o capítulo e terminei o nível sem nenhuma assistência. O recurso do God Mode me fez olhar para o jogo com uma perspectiva totalmente nova e indiretamente me ensinou a mecânica do jogo melhor em comparação com falhas repetidas.”

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHMucm9ja3BhcGVyc2hvdGd1bi5jb20vaW1hZ2VzLzIwMTkvMDgvY2VsZXN0ZS5wbmc=

Não é que ele não goste de um desafio. Ele me explica que é um grande fã da dificuldade nos jogos da FromSoftware e até platinou todas as conquistas em alguns deles. Mas ele também diz que sua experiência em Celeste o lembrou de se divertir em sua juventude jogando jogos com cheats do God Mode ativados. E quando ele aprendeu mais sobre como o modo poderia promover a acessibilidade por meio de um vídeo de Mark Brown, ele se perguntou se havia algum mod capaz de fornecer uma experiência semelhante em Cuphead.

"Acabei usando um mecanismo de trapaça para me conceder saúde adicional para terminar os níveis", diz ele, mas queria cortar a configuração adicional necessária. Através de uma pesquisa na Internet e seu conhecimento como engenheiro de software, ele conseguiu encontrar o código desmontado do jogo e fazer as "pequenas" alterações necessárias para o seu mod.

Outros modders decidiram criar modos fáceis, não por causa de suas próprias experiências, mas pelas experiências de outros. "Jindra1403" notou que muitos jogadores estavam "assustados" no início de Kingdom Come: Deliverance "pelo jogo aparecendo... como se fosse muito mais difícil ou mais impressionante do que realmente é".

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHMucm9ja3BhcGVyc2hvdGd1bi5jb20vaW1hZ2VzLzIwMjAvMDIva2luZ2RvbS1jb21lLWRlbGl2ZXJhbmNlLmpwZw==

Ele percebeu que esses jogadores costumavam parar completamente, ou usavam mods para apagar toda a mecânica do jogo, como o notório sistema que só permite aos jogadores salvar seu progresso bebendo um determinado item ou dormindo na cama. "Concluí que um mod que tentaria mitigar graciosamente esse tipo de barreira sem remover nenhuma funcionalidade original [e] permitiria que mais pessoas jogassem e aproveitassem o jogo em sua totalidade, como foi originalmente pensado".

Então, em vez de cortar a mecânica, o mod de Jindra reduz a dificuldade de, como ele diz, "todo sistema ou recurso que eu consegui colocar em minhas mãos". Mas ele também diz que prestou atenção especial aos obstáculos que podem inicialmente afastar os jogadores, dando-lhes uma curva de aprendizado mais fácil. "Mais tarde, esses recursos podem se tornar quase tão difíceis quanto no jogo vanilla, mas tudo bem, porque nesse momento o jogador os conhece bem o suficiente e não se sente sobrecarregado", explica ele.

Por exemplo, o mod realmente não edita o sistema de save, mas o jogador começa com 10 drinks em vez de cinco. Jindra também identificou o lockpicking como um minigame especialmente frustrante, para que os jogadores recebam mais lockpicks, além de bônus para a progressão do status. A mecânica permanece a mesmo, mas o jogador deve ser ter uma experiência mais facilitada.

Jindra diz que também era importante para ele que o mod "não menosprezasse o jogador". Ele o compara aos jogos de Wolfenstein, que castigam os jogadores chamando seu modo mais fácil de "posso jogar, papai?" Essa questão de amparar certos jogadores também estimulou outro criador de mods, Kos, que usa o nome "Noptasis". Kos criou um mod duplo para Sekiro: Shadows Die Twice, que incorpora um modo fácil e um modo de acessibilidade.

Os dois são muito diferentes, ele enfatiza. Quando Sekiro foi lançado, Kos diz que viu muitas discussões online ("muitas discussões sobre visão artística e acessibilidade e blá blá blá") e refletiu com uma declaração que apontava que o apoio a jogadores com deficiência é muito mais complicado do que apenas adicionar um modo fácil.

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHMucm9ja3BhcGVyc2hvdGd1bi5jb20vaW1hZ2VzLzIwMTkvMDgvY2hhcnRzX3Nla2lybzcuanBn

Essa percepção se intensificou quando ele estava trabalhando em um mod diferente para o jogo. Parte de seu processo de teste incluiu a reprodução em modo monocromático, quando ele percebeu que Sekiro "deve ser um inferno para pessoas daltônicas". Muitos indicadores visuais no jogo dependem do jogador poder ver em cores, algo que aproximadamente cinco por cento das pessoas não conseguem fazer. "Não é uma questão de dificuldade", diz ele. "Eles [fisicamente] não conseguem interagir adequadamente com o jogo se não conseguem perceber vermelho e verde".

Como ele já sabia muito “de desvendar os arquivos do jogo para outros mods”, ele decidiu editar muitos dos problemas em potencial e estendeu o modo para aqueles que têm dificuldade de ouvir. Ele acrescentou um grande Kanji branco a certos indicadores, como oportunidades de pular ou dar backstab, por exemplo, além de um som de perigo mais alto. "O jogo é tão difícil como sempre, os chefes ainda são brutais e injustos, mas não é um castigo extra para quem não pode ver ou ouvir bem", diz ele.

“Acho que muitas vezes os jogadores com deficiência querem ser tratados da mesma forma que todos os outros, então tentei traduzir a experiência em vez de mudar drasticamente. Consultei alguns amigos daltônicos sobre o assunto e tentei mudar as coisas que eles apontaram como mais frustrantes para eles.” Ele diz que recebeu feedback positivo de jogadores daltônicos desde então.

"Na época, ainda havia alguma conversa sobre se o jogo precisava de um modo fácil, então eu coloquei mais um como uma reflexão tardia", explica ele. O modo aumenta a saúde básica do jogador e praticamente dobra seu dano. "Você não pode executar o piloto automático durante o jogo, mas é mais tolerante e muito mais rápido", diz sua descrição no Nexus Mods. No entanto, essa parte do mod não está funcionando desde a atualização 1.4 de Sekiro e Kos não tem planos de corrigi-lo. "Eu dei meu ponto de vista", diz ele.

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHMucm9ja3BhcGVyc2hvdGd1bi5jb20vaW1hZ2VzLzIwMTkvMDUvY2hhcnRzX3Nla2lybzUuanBn

Seu argumento é sobre a diferença entre algo acessível e simplesmente fácil. "Apresento isso como minha tese sobre o tema [da acessibilidade]", diz Kos. “É assim que é o modo fácil - e é assim que é o modo de deficiência. Eu queria mostrar o quão diferentes eles poderiam ser.”

Ele diz que não inveja quem quer um modo fácil em jogos como Sekiro, mas que "tentar racionalizá-lo para ajudar os deficientes parece um pouco paternal". É um bom lembrete de que um modo fácil não é uma solução única para o complicado problema de acessibilidade.

Por outro lado, nem a deficiência visual ou auditiva é o único tipo de deficiência. Mais, o n00bplatformer me enviou um vídeo do jogador cego Steve Saylor jogando Cuphead com seu mod. Depois de fazer alguns progressos no jogo, Saylor comemora. "Estou tão feliz que isso funcionou, não posso dizer o quanto estou animado por isso", diz ele. “Eu queria jogar Cuphead, e esse mod me permitiu. Eu queria mostrar o quão incrível pode ser uma experiência de videogame quando há opções de acessibilidade disponíveis.”

N00bplatformer diz que não tem planos imediatos para futuros mods similares, embora queira atualizar Cuphead quando a DLC for lançada ainda este ano. "Espero que mais desenvolvedores de jogos façam jogos com o modo de assistência no futuro, para que não tenhamos que desenvolver mods especificamente para isso", diz ele.

Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque