Chegou a hora de aceitar que a maioria dos jogos programados para 2020 podem ser adiados

#Notícia Publicado por ertuzio.scn, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdG9yYWdlLmdvb2dsZWFwaXMuY29tL2xpdmVhdGJyLzIwMTkvMDcvdGhlLWxhc3Qtb2YtdXMtMi1yZWxlYXNlLWRhdGUuanBn

The Last of Us Part 2 é provavelmente um dos primeiros de muitos.

A Sony anunciou no início desta semana que o tão esperado The Last of Us: Part II será adiado mais uma vez, e desta vez, por um período "indeterminado". No entanto, esse atraso é diferente dos tipos de atrasos que geralmente afetam quase todos os grandes lançamentos da Sony (e especialmente os da Naughty Dog), longe de serem indicativos de desenvolvimento do jogo, a Sony está optando por adiar o lançamento do jogo por outros motivos inteiramente.

Essas razões são, obviamente, a atual pandemia do COVID-19 que está devastando o mundo. Falamos sobre os efeitos de longo alcance que a pandemia pode ter no cenário dos jogos anteriormente, quando falamos sobre adiamentos em potencial para os próximos consoles da geração por causa da menor capacidade de fabricação na China, bem como restrições ao movimento global de mercadorias. No entanto, não são apenas os consoles que estão sujeitos a esse tipo de atrasos, mas também os jogos, como as notícias de alguns dias atrás.

Por todas as contas, o desenvolvimento de The Last of Us: Part II está quase completo. A Sony está optando por participar do jogo neste momento por razões logísticas e financeiras. No momento em que as pessoas são instruídas a permanecer no local e quase todas as lojas de varejo são fechadas, é provavelmente muito difícil coordenar o lançamento global de um jogo AAA, com um esforço de marketing entre mídias. Isso é algo que vimos nos lançamentos recentes de Final Fantasy 7 Remake e Resident Evil 3, os quais viram confusões em massa em todo o mundo, à medida que alguns varejistas começam o jogo mais cedo, alguns estão atrasando as remessas para priorizar as vendas de bens essenciais, e até mesmo o lançamento digital está em um estado de fluxo, com a Square Enix movendo completamente a pré-venda e data de lançamento do jogo em uma semana.

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wNC9UaGUtTGFzdC1vZi1Vcy1QYXJ0LTJfMDYuanBn

The Last of Us: Part II estaria sujeito aos mesmos tipos de problemas. E a falta de vendas físicas e de varejo provavelmente prejudicaria a Sony aqui. Quando eles fizeram The Last of Us: Part II, eles provavelmente tinham certas projeções internas de como eles querem que o jogo seja. Com o varejo ainda provavelmente respondendo por metade de toda a receita e vendas de software no PlayStation, eles estariam potencialmente limitando-se a apenas metade desse número se fossem apenas digitais - sem mencionar a possibilidade de eles também irritarem seus parceiros de varejo, o que é algo eles não podem se dar ao luxo de lançar um próximo console de próxima geração.

Para todos esses pontos, um contra-argumento que ouvimos com frequência é sobre o Animal Crossing New Horizons. A mais nova edição da franquia de simuladores de vida da Nintendo foi lançada no final do mês passado e bateu recordes em todo o mundo, no varejo e digitalmente. O sucesso de Animal Crossing parece indicar que as vendas de jogos se beneficiariam enormemente de pessoas que agora estão presas em ambientes fechados sem nada melhor para fazer, e que as lutas que os varejistas estão enfrentando também não tiveram impacto tangível nas vendas de jogos.

No entanto, existem várias razões pelas quais essa comparação não está totalmente correta:

O mais importante deles é que Animal Crossing, que fornece um tipo único de escapismo, é precisamente o tipo de jogo que as pessoas procurariam em um momento como este. Mesmo aqueles que normalmente nunca se interessariam por videogame estão pegando Animal Crossing, porque sua natureza social e alegre o torna o antídoto perfeito para a realidade implacável e deprimente com a qual somos confrontados diariamente. O sucesso da Animal Crossing pode não ser indicativo de outra coisa senão a sua própria capacidade de atrair muitas pessoas. Um videogame com uma premissa mais sombria pode não estar sujeito aos mesmos tipos de ganhos, como prova, veja DOOM Eternal, que sabemos ter um desempenho inferior no varejo no Reino Unido em relação à DOOM 2016.

DOOM ainda é um tipo de fantasia escapista, lembre-se um jogo sobre matar demônios de maneira gratuita. Um jogo como The Last of Us, que se passa em um mundo em ruínas devastado por uma pandemia global, provavelmente não encontrará tantos compradores agora quanto poderia encontrar em circunstâncias comuns.

Mas não é apenas The Last of Us que sofrerá adiamentos. No futuro, provavelmente podemos esperar que a maioria dos grandes jogos programados para este ano registrem adiamentos de algum tipo. Ghost of Tsushima parece ser quase uma certeza, já que a Sony adiou seus outros jogos pela primeira vez. Cyberpunk 2077 está pronto para um adiamento, especialmente porque a CD Projekt RED está sediada na Europa, que foi o epicentro do surto global. Halo Infinite também pode sofrer com adiamentos, principalmente se o lançamento dos Series X for adiado. Mesmo jogos sem datas confirmadas de lançamento para 2020, como Elden Ring ou Breath of the Wild 2, provavelmente poderão ser adiados. O mundo parou agora, e o desenvolvimento de jogos também não é exceção.

Algumas pessoas podem ficar tentadas apontar que a Nintendo, por exemplo, acabou de ter uma apresentação direta recentemente, onde confirmou muitos jogos futuros do Switch com datas concretas de lançamento para 2020. E eles estariam certos, mas apenas parcialmente, porque o Direct foi precedido pelo aviso de que todas as datas de lançamento podem estar sujeitas a alterações devido às imprevisibilidades que o COVID-19 trouxe para a equação.

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOS8wOC9jeWJlcnB1bmstMjA3Ny1pbWFnZS02LTEuanBn

Houve uma corrente de negação a muita retórica e discussão em torno de videogames após o surto de COVID-19. As pessoas em geral têm sido incapazes de aceitar a possibilidade muito provável de que os produtos pelos quais aguardam possam ser adiados, como se videogames e consoles fossem magicamente imunes às forças que afetam a economia global e os canais de suprimento.

Mas, cada vez mais, as coisas vêm à tona,e agora talvez, seja hora de enfrentar os fatos: por mais que você queira jogar Cyberpunk e obter seu novo e brilhante PS5 este ano, as chances são enormes de que você não será capaz para tal aquisição por agora. A pandemia atual ainda está em seu estágio de crescimento exponencial e, mesmo que atinja o topo da curva no futuro, levará meses e meses depois para que se afunde.

É deprimente e lamentamos que as coisas estejam acontecendo dessa maneira, mas a negação não é uma maneira de lidar com os fatos. Como as coisas estão agora, enfrentamos a possibilidade muito real de que qualquer jogo ou hardware que você esteja ansioso seja adiado, provavelmente por tempo indeterminado. Se nada mais, pelo menos isso lhe dá a chance de recuperar o atraso da sua lista de pendências. Vale ressaltar que alguns eventos, como a própria E3 2020, já foram cancelados devido a pandemia.

MrCalazans
MrCalazans #ertuzio.scn
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.