Youtuber brasileiro detalha o sistema de memória assimétrico do Xbox Series X

#Notícia Publicado por carloseduardocd, em .

Em vídeo recente, o canal Casual Gamers detalhou o sistema de memória assimétrico presente no Xbox Series X.

VXRNYlgzZzhINDA=

Conforme divulgado pela Microsoft, o Xbox Series X possui 16GB de RAM, entretanto com duas largudas de banda diferentes, sendo que 10GB funcionam a 560 GB/s enquanto que 6GB funcionam a 336 GB/s. Desta forma, 10GB são acessados por um barramento de 320 bits, enquanto que os demais 6GB são acessados por um barramento de 192 bits.

Essa especificação do Xbox Series X a princípio se mostra vantajosa em relação aos 16GB de RAM simétricos do Playstation 5, que funciona a 448 GB/s. No caso, a maior parte da memória RAM destinada aos jogos será executada em uma taxa de transferência maior no Series X, no caso 560 GB/s contra 448 GB/s do Playstation 5. Lembrando que, parte dos 16GB de RAM é destinado ao Sistema Operacional, e isso vale para ambos os consoles.

Para entender melhor esta escolha de arquitetura da Microsoft, o canal primeiramente fez uma análise sobre a Placa de Vídeo AMD RAdeon RX 5700 XT, que possui largura de banda (448 GB/s) e barramento (256 bits) semelhantes às especificações divulgadas pelo Playstation 5. A diferença é que como o Playstation 5 possui 16GB de RAM e esta placa de vídeo possui 8GB, tudo indica que o Playstation 5 usa 8 chips de memória de 2GB cada, ao invés de 1GB desta placa. O canal também mostrou que os 8 chips de memória estão conectados em 4 controladores de memória de 64 bits cada, totalizando 256 bits de barramento.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jYXJsb3NlZHVhcmRveHAuZmlsZXMud29yZHByZXNzLmNvbS8yMDIwLzAzL2ltZy5qcGc=

Em seguida, o canal fez uma análise detalhada sobre a Placa Mãe do Xbox Series X, usando como referência as imagens divulgadas pela Digital Foundry. Como a imagem mostra, ao invés de 8 chips de 2GB cada, a Microsoft preferiu usar 10 chips, sendo 4 com 1GB cada, e 6 com 2GB cada, totalizando 16GB de RAM. Cada um destes 10 chips estão conectados à CPU/GPU em um barramento de 32 bits. Neste caso, cada um dos 10 chips está usando 1GB para se conectar À GPU, logo se os 10 chips estão conectados, 32 X 10 = 320 bits de barramento. Como sobraram 1GB para cada um dos 6 chips com 2GB de memória, os 6 chips se conectam na CPU com 32 X 6 = 192 bits.

O canal também mostrou a complexidade desta decisão de design, já que se o Xbox Series X usasse um barramento de 384 bits assim como é usado hoje no Xbox One X, provavelmente precisaria sacrificar a frequência das memórias, e consequentemente não obtendo uma taxa de transferência semelhante. Como a frequência no Xbox OneX é de 6800mhz, (6800 X 384 / 8) = 326,4 GB/s, bem longe dos 560 GB/s que a GPU do Series X consegue atingir. Para provar tal afirmação, o canal explicou inclusive a questão da otimização das trilhas entre o chip de memória e o controlador de memória, dizendo que quanto maior for o barramento, maior será a demanda por otimização desta trilha.

Eaí, você acredita que essa diferença na taxa de transferência fará diferença nos jogos para o Xbox Series X?

Opine.

☠ Ayrton Senna
☠ Ayrton Senna #carloseduardocd

River Raid, Enduro, Super Mario World, Top Gear e Street Fighter 2. O restante foi consequência.

Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque